Estudo do Banco do Brasil (#BBAS3) de 1808 a 2021.
A história:
Fundado em 1808, o Banco do Brasil S.A. foi a primeira instituição bancária a operar no país e, em mais de 200 anos de existência, participando vivamente da história e da cultura nacional.
A marca "Banco do Brasil" é uma das mais conhecidas e valorizadas pelos brasileiros. Por meio de atuação bastante competitiva nos mercados em que atua, o Banco do Brasil é uma companhia lucrativa alinhada a valores sociais.
A vocação do BB para políticas públicas tem foco no desenvolvimento e no interesse comunitário, sendo um importante diferencial da Empresa.
Para assegurar suas posições de liderança em um país continental, o Banco do Brasil atua em todos os setores do mercado financeiro – desde o bancário, passando por cartões, administração de recursos de terceiros, seguros,
previdência e capitalização, até o de mercado de capitais, com um amplo portfólio de produtos e serviços, procurando alinhá-los cada vez mais aos preceitos de responsabilidade socioambiental.
Com abrangência nacional e presente em 3.692 municípios brasileiros por meio de sua rede própria de atendimento, o BB possui a maior rede de agências do Brasil.
Sediado em Brasília (DF), o Banco do Brasil possui presença em 23 países e, por meio de uma rede de 1.039 bancos correspondentes, alcança 140 países, sendo o banco brasileiro que conta com a maior rede própria de atendimento no exterior.
O BB adota tecnologias e processos que o mantém na vanguarda do mercado financeiro. Para tanto, investe permanentemente na capacitação de seus 97 mil funcionários.
Risco político:
O controlador do Banco do Brasil é o Governo Federal, o que gera o principal risco dessa ação, o político uma vez que o controlador troca de quatro em quatro anos.
No atual momento o Brasil inicia o período pré-eleição, os dois favoritos são o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.
Apesar de muito populares são duas figuras controversas com 50% de apoio e 50% rejeição da população, o mercado não confia muito em nenhum dos dois.
Uma empresa rentável:
Por esse motivo apesar de ser uma ação rentável, com ROE médio 15,77%, as ações do BB negociam a 71% do valor patrimonial muito abaixo dos três concorrentes privados que negociam por volta de 1,5 vezes o patrimônio ou um desconto médio de 100%.
Apesar do grande desconto versus os pares privados, o BB é o menos ameaçado pelas Fintechs uma vez que o Banco tem uma atuação muito forte junto ao crédito para o setor agro, que é o Brasil que dá certo.
Também tem nos funcionários públicos uma grande força, o Banco é o líder no setor de investimentos no país, sim maior que Itaú, XP e BTG o BB.
Indicadores:
P/L: 6,76
P/VPA: 0,71
ROE: 10,6%
Valor de mercado: 91 bilhões de Reais.
Lucro líquido últimos 12 meses: 13,5 bilhões de Reais.
Payout: 40%
Isto não é recomendação de compra ou venda de ativos.
Se este post atingir 20 RTs iremos postar sobre Taesa.
Composição acionária:
50% do governo federal, 21,5% Capital estrangeiro e 28,1% Capital no país.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Pessoal segue estudo da #SIMH3 abaixo se atingirmos 20 RTs irei disponibilizar o estudo que fiz sobre #SULA11
Breve histórico:
Fundada em 1956 pelo imigrante português Julio Simões fundou a Transportadora Julio Simões Ltda. (atualmente JSL) ao adquirir seu primeiro caminhão e começar a transportar produtos hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes para São Paulo e Rio de Janeiro.
No mesmo ano, ele passou a prestar serviço de transporte para a indústria de papel e celulose. Em 1970, a companhia fez sua primeira aquisição, a Transcofer, uma empresa que era três vezes maior, e em 1972 a JSL já possuía uma frota de 42 caminhões.
Breve histórico:
Em 1994 fundado em Belo Horizonte, MG, com o título de Intermedium Financeira e pertencentes ao grupo econômico da MRV Engenharia S.A.
Começa as operações de Crédito Empresas em 1999 e em 2001 as operações de Crédito Consignado.
No ano de 2015 lançamento da Conta Digital.
IPO na B3 no ano de 2018.
2019 Parceria com a Wiz para atuação do ramo de seguros.
Estudo de JBS (#JBSS3) a segunda maior produtora de alimentos do mundo.
Se esse post chegar em 20 RTs eu posto o estudo que fiz de #PETZ3.
Visão Geral:
Com seis décadas de história, a JBS é atualmente o maior produtor de proteínas do mundo e a segunda maior empresa de alimentos do mundo.
A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e conveniência e valor agregado.
Atualmente, a JBS possui mais de 400 unidades no mundo, sendo mais de 230 diretamente relacionadas à produção de carnes e produtos de maior valor agregado e conveniência.
A Companhia conta com mais de 240 mil colaboradores.
Estudo da Movida (#MOVI3) – Crescimento via Mobilidade.
Visão Geral:
A Movida é uma locadora de carros fundada em 2006 que tem como foco o crescimento de suas receitas e clientes uma vez que atua em um segmento de crescimento forte no Brasil.
A empresa tem uma forte negociação com seus fornecedores de veículos
uma vez que a sua controladora é a maior compradora de veículos pesados do Brasil e a segunda maior na aquisição de veículos leves.
A Simpar (antigo Grupo Julio Simões) é a empresa controladora com 55% do negócio, as demais ações estão em circulação no mercado.
Vou dividir com vocês o racional de investimentos que estou tendo esses tempos:
Segue o fio, se gostar e puder dar um Retweet agradeço pois ajuda a divulgar o meu trabalho.
Dada a impressão de dinheiro que tivemos nos últimos doze meses e crescente e busca por aumento de impostos
dos governos brasileiros e norte americanos vejo isso como uma possível grande volta ao passado.
No final da década de 70 o ex-presidente americano Jimmy Carter teve em seu governo uma grande inflação, puxado principalmente pelo alta do preço do petróleo.
Altas nos preços são causadas por falta de produtos ou excesso de demanda.
E me parece que dadas as situações que os governos vêm colocando podemos ver uma situação de retirada ou não aumento de capacidade produtiva junto com uma inundação de dinheiro na economia.