Parece que em breve teremos a divulgação de um estudo conduzido no Chile sobre a CoronaVac, também considerando variantes como a #Delta! Temos noticiado alguns dados que comentarei abaixo

Pega um 🍵,☕️ ou 🧉 e vamos conversar um pouco sobre isso 🧶👇

O estudo está sendo conduzido pela Universidad Catolica do Chile 🇨🇱, e parece que em breve será divulgado amplamente.

Segundo a notícia, o estudo iniciou há 6 meses, com a vacinação de 2.300 voluntários que participam do estudo clínico da vacina CoronaVac no país
A pesquisa mostrou que apenas 2% dos voluntários totalmente vacinados desenvolveram COVID-19 e que apenas 0,088% necessitaram de hospitalização. Para essa tamanho amostral, não foram registradas mortes no grupo vacinado
Os dados foram apresentados às autoridades do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência, demonstrando uma proteção contra casos graves e morte por esta doença.
Sobre a resposta celular: 2-4 semanas após a 2ª dose, junto dos anticorpos, linfócitos T foram detectados e não apenas contra a Spike (o que era algo esperado, dado que a natureza da vacina - vírus inteiro inativado - fornece diferentes "peças" do vírus para reconhecimento
Segundo a notícia, os autores divulgarão alguns dados da CoronaVac x Variantes do SARS-CoV-2: a neutralização é superior a 80% para a proteína S das variantes #Alfa e #Gama, enquanto uma menor porcentagem de neutralização é observada para a variante #Beta e #Delta
Ainda, os autores observaram que há uma redução dos títulos de anticorpos circulantes e células com o tempo, levantando a questão sobre uma 3ª dose/reforço, pelos pesquisadores.

Bem, isso também não é algo surpreendente, nem exclusivo da CoronaVac.
Está sendo discutido em locais onde a cobertura vacinal está próxima de ser alcançada. Reforços anuais para manter os níveis altos de AC circulantes pode ser uma estratégia, mas a resposta contra a doença grave pode durar por muito mais tempo
nature.com/articles/d4158…
De igual maneira, alguns locais estão estudando a possibilidade/necessidade de 3ª dose para reforçar as defesas contra a variante #Delta, que está assumindo dominância global. cnbc.com/2021/07/08/pfi…
Os autores do estudo levantam a questão na notícia, indo ao encontro da discussão em vários lugares no 🌍. Isso preocupou muita gente que recebeu a CoronaVac aqui.

Precisamos ter algo muito claro: a CoronaVac é capaz de proteger contra a doença grave
E algo importante de se considerar: nas 45 pessoas do estudo que foram vacinadas e acabaram se infectando, segundo a notícia, "os níveis de AC subiram rapidamente e ficaram acima do máximo que já havia sido apresentado na 2ª ou 4ª semana após a segunda dose."
Isso mostra que, mesmo que os níveis caiam após 6 meses, uma nova onda de AC foi induzida nessas pessoas, protegendo-as de uma infecção mais séria. Isso se traduz nas porcentagens obtidas: apenas 0,088% dos vacinados e infectados necessitaram de hospitalização.
Os autores na notícia comentam que é algo nesse sentido que se espera da 3ª dose: manter esses níveis altos por mais tempo, especialmente na emergência da #Delta no país.

Mas como está a vacinação do Chile?
O Chile tem ~70% da sua população alvo vacinada parcialmente (1 dose) e ~60% vacinada completamente (2 doses).

No entanto, as UTI seguem acima de 90% de ocupação, mas 85% dos internados em UTI são não vacinados e também são mais jovens www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Para o Chile, considerando todo o seu cenário, e diante da dificuldade de reduzir os números de contágios, mortes e internações, a discussão está sendo considerada. Ainda não se sabe se seria uma 3ª dose homóloga (mesma vacina) ou heteróloga
Em relação ao 🇧🇷, antes de falarmos em uma 3ªdose, temos que ter em mente alguns dados:
- Para qual(is) população(ões) ou faixa(s) etária(s)?
- Como está as taxas (principalmente de mortalidade) nessas populações?
- Como está o andamento da cobertura vacinal no país?
Um estudo conduzido pela @fiocruz observou uma proteção importante das principais vacinas aplicadas na população 60+, especialmente considerando o regime completo
Sabemos por exemplo que existem populações mais vulneráveis, como a população mais velha, que tem uma queda natural da imunidade com o tempo (senescência). Uma terceira dose, no futuro, pode ser importante para uma manutenção dessas defesas, por exemplo.
Mas não é algo que temos que trazer para a realidade ANTES de atingirmos a cobertura vacinal por aqui. E temos um caminho até lá, se olharmos nossos números atualmente.

Explico sobre cobertura vacinal e sua relevância aqui:
A @anvisa_oficial recentemente aprovou um estudo clínico para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade de uma terceira dose da vacina da AstraZeneca. Mas como brilhantemente ressaltou Natália Pasternak, é uma info relevante para o futuro cnnbrasil.com.br/saude/2021/07/…
Para saber um pouco mais sobre esse estudo a ser conduzido: diariodepernambuco.com.br/noticia/saude/…
Por enquanto, não temos uma indicação para pensar numa 3ª dose aqui, nesse momento, considerando nosso cenário, os dados que temos em relação a #Gama (variante ainda predominante aqui) e o impacto da vacinação principalmente em hospitalizações/óbitos.
PORÉM, temos que ter essa discussão sim. Da mesma forma que não podemos afirmar que hoje a 3ª dose é necessária, também não podemos afirmar que ela nunca seria necessária. Mas estratégias pra manutenção de uma boa resposta são importantes de discutir

g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
Da mesma forma que a discussão quanto a combinações heterólogas (com diferentes vacinas) também é importante. E pra isso, mais dados são necessários, como o do estudo que foi aprovado pela @anvisa_oficial estudos como de Botucatu, Serrana entre outros
Aliás, tô sem aguentar de tanta ansiedade pra finalmente ver os dados completos de Serrana. @butantanoficial meu aniversário é no próximo mês, olha que presente lindo 🥺🥺🥺
Nossa melhor defesa contra a #Delta e qualquer outra variante é a vacinação, NECESSARIAMENTE ACOMPANHADA de:
🔺Uso de máscaras (PFF2 por ex)
🔺Distanciamento físico (pelo menos 2m)
🔺Preferência por ambientes abertos e bem ventilados. E com máscara nesses ambientes também!
Portanto, faça sua parte! A #Delta já tá em transmissão comunitária em muitos locais do país, mas podemos controlar sua transmissão, e depende de cada um de nós. Conscientize as pessoas ao teu redor, lute pela nossa saúde, que estamos lutando daqui pela tua também 🌻
Um adendo que o @schrarstzhaupt comentou comigo: tem bastante gente que precisa receber, ainda, a 1ª dose aqui no país

créditos da imagem ao incrível vacinômetro do @msoares - lagomdata.com.br/vacinas/
E mais um adendo EXTREMAMENTE importante: o tempo. Precisamos de tempos maiores de estudo para realmente observar a performance da imunidade gerada. O monstrão da imuno @mab_sp125 comenta nesse quote que fiz no meu fio!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

17 Jul
1,18 mi de internações por COVID-19 entre Fev/20 (1ª onda) - Mai/21 (2ª onda):
🔺Aumento de internações em 59%
🔺>40% das entradas hospitalares (2021) morreram. (33% em 2020)
🔺Quase 20% dos jovens (20-39 anos) que internaram em 2021 morreram.
bbc.com/portuguese/bra…
🔺A mortalidade entre quem precisou de intubação passou de 78,8% na 1ª onda para 84% do final de Dez/20-25/Mai/21

A média mundial é de cerca de 50%.
Impacto sincronizado pela variante Gama em quase todo o país em 2021. Preço alto demais por subestimar o potencial de uma VOC.

Pagaremos para ver novamente com a Delta? Ou aprenderemos com o que está acontecendo em outros países?
Read 6 tweets
16 Jul
Dados do relatório analisando a transmissão local da Delta na 🇨🇳 mostraram:
🔺Carga viral do 1º teste de PCR positivo foi ~1000x maior pra Delta comparado com cepas circulantes em 2020
🔺Potencial mais rápido de replicação e de transmissão precoce

Vem entender 👇🧶
Do primeiro caso identificado em 21/05/21na 🇨🇳 até o último caso relatado em 18/06/21, um total de 167 infecções locais foram identificadas

Dados dos indivíduos em quarentena neste surto foram comparados com dados da epidemia anterior de 2020 (pelas cepas em circulação na época)
Uma vez isolados, uma série de PCR diárias foram feitas ao longo do tempo. Os dados mostram que, desde o dia da exposição até o dia da 1ª PCR positiva foi menor para a Delta (4 dias) do que para cepas referência (6 dias).
Read 22 tweets
14 Jul
Muitas infecções virais apresentam uma predileção pelo Sistema Nervoso (SN) e seu acometimento pode levar a problemas muito sérios e agravamentos da condição.

A COVID-19 apresenta muitas manifestações neurológicas, e estamos começando a entender o porquê

Acompanha 🧶👇
Sabemos que a COVID-19 pode levar a manifestações neurológicas importantes, algumas mais frequentes que outras, como a perda do olfato e do paladar.

Em um estudo com mais de 8 mil pessoas, cerca de 41% delas relataram perda do olfato, por exemplo nature.com/articles/d4158…
Isso são só alguns exemplos de manifestações frequentes. Outro estudo sugere que, mesmo em indivíduos assintomáticos, um aumento persistente do risco de AVC isquêmico agudo é visto, meses assintomáticos após o diagnóstico sorológico da infecção jamanetwork.com/journals/jaman…
Read 34 tweets
13 Jul
Publicado na @ScienceMagazine , alguns dados sobre as variantes B.1.427/B.1.429 (Épsilon)*, trazem a questão do escape imunológico observado por essa variante.

Mas o que sabemos sobre ela? 🧶👇

* Também conhecidas anteriormente como CAL.20C e, atualmente, como Épsilon
Em março de 2021, eu fiz um fio comentando sobre essa variante e também outras variantes que estavam circulando nos 🇺🇸, especificamente em Nova York. Ainda em Dez/20, tivemos a identificação da CAL.20C, hoje conhecida como Épsilon, na Califórnia
A Épsilon apresenta um conjunto de mutações ao redor da Spike, como a descrita abaixo. Naquele momento, pela posição da mutação, estando dentro RBD, levantou-se a possibilidade de possível escape imunológico (anticorpos).

Read 25 tweets
13 Jul
É um completo absurdo. Somado a isso, temos o pedido da volta das torcidas para os estádios. Vocês já viram a curva da Holanda? Do pontencial da Delta? Imagina numa população como a nossa, em que temos ainda muita gente não vacinada?

Tenham bom senso, não é nossa primeira vez
Por fim, não se justifica um absurdo com outro absurdo. Jovens estarem sem aulas desde 2020 é um absurdo e precisa ser corrigido, o estado precisa encontrar meios de promover a educação adequada ao momento da pandemia que estamos vivendo.
Read 4 tweets
12 Jul
Publicado em Junho na @Nature estudos demonstram a proteção pela vacinação, não somente das pessoas vacinadas, mas também de pessoas (ainda) não vacinadas na comunidade! Um exemplo são as crianças se beneficiando de proteção com uma alta % de adultos vacinados 🧶👇
📊O estudo analisou os registros de vacinação e resultados de testes coletados durante o início rápido da vacinação (💉Pfizer) em uma grande população de 177 comunidades geograficamente definidas em Israel 🇮🇱, que já tem uma alta % de vacinação na população
Os autores tiveram o cuidado de controlar alguns viéses, como recuperados de COVID-19 (que poderiam ter uma proteção pela recuperação e somar-se ao efeito da vacinação), intervalos parecidos fixadoss em todas as comunidades analisadas, para evitar confusões espaçotemporais, etc
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(