#OIBR3 MINHAS EXPECTATIVAS SOBRE O LEILÃO DA INFRACO

O leilão da InfraCo está próximo (07/07) e a grande pergunta é: Haverá competição? O post é longo, vou tentar discorrer sobre o assunto. Andei lendo as minutas do edital. Disclaimer: posso estar equivocado em algo.

Segue...
=== RESUMO
Evidentemente não tenho como dizer se haverá competição, mas eu concluí que os fatos mais recentes na Anatel, o arranjo final da InfraCo e as condições dos acordos do edital, somados ao valuation atrativo da InfraCo, trazem um "pacote" bem mais atrativo neste momento!
=== OTIMISMO NO PASSADO
Pra entender porque agora eu enxergo melhoras no processo competitivo, é importante recapitular alguns fatos. No segundo semestre de 2020, quando as negociações com potenciais interessados na InfraCo se iniciaram, eu andava bastante otimista com o processo
Posso assegurar que meu otimismo não era "coisa de torcedor": em inúmeras ocasiões já discutimos o quanto o setor de infraestrutura para serviços de internet está disputado, haja vista a chegada do 5G, as conexões residenciais demandando "ultra banda larga" e o movimento...
...de consolidação de empresas que observamos. Os registros de transações recentes envolvendo essas empresas são animadores e consistentes, abaixo o print de dois estudos evidenciando uma média de valuation de 15x EBITDA para o EV das operações transacionadas.
Considerando que a InfraCo tem uma rede de dimensões continentais, muito acima dos pares nacionais, uma enorme capilaridade e sabendo-se que o Brasil é "sub penetrado" em acessos de banda larga comparado a um benchmark de outros países, era fácil pra eu supor que...
...o EV da InfraCo não sairia por menos de 30 bilhões (15x EBITDA de ~2bi estimado para 2022), ou de repente até valores superiores a isso, tendo em vista que a InfraCo está em plena expansão de sua rede de acesso, EBITDA vai crescer bem mais enquanto capex estabilizar adiante.
=== REALIDADE DIFERENTE DO OTIMISMO
O que ocorreu até aqui, nos mostrou uma realidade bem mais desafiadora: processo começou com mais de 10 interessados e terminou com apenas dois fazendo proposta vinculante e, consequentemente, perto do valor mínimo.
O número de variáveis é muito grande, os valores envolvidos são muito altos, por mais que eu acompanhe de perto eu não estou na operação, não tenho como identificar exatamente o que justifica esse desfecho até aqui. Minhas duas melhores hipóteses:
1) Faltou bolso: entre compra de participação e compromisso de investimentos nos próximos anos (plano de expansão da rede) tem quase 30 bilhões na mesa. Isso é muito maior do que qualquer coisa que você vai ver acontecendo no Brasil nas expansões/consolidações desse setor.
2) Fora do Brasil, onde sabemos que tem empresas com bolsos cheios, pesou todo o emaranhado de regras regulatórias e incertezas jurídicas (concessão STFC, bens reversíveis, etc). Como fazer um bom cálculo de risco/retorno com tanta indefinição?
=== LUZ NO FIM DO TÚNEL?
Bom, já temos um proponente firme, já temos um acordo firmado e, ainda que na minha opinião não tenha sido tão vantajoso pra Oi, temos algo na mesa que é fundamental para a tese, como já bem expliquei.
Mas será que pode melhorar?
3 motivos para um SIM:
1) ANATEL CLAREOU A SITUAÇÃO: Em março, Anatel aprovou o "novo regulamento de continuidade da prestação do STFC". Considero o regulamento um "game changer" pois eliminou incertezas sobre bens reversíveis e consolidou o entendimento sobre grupo econômico:
teletime.com.br/25/03/2021/ana…
Resumindo: formalizaram que a reversibilidade de bens é apenas de posse e não de propriedade. Além disso, a InfraCo inevitavelmente terá responsabilidades pera a concessão, pois tem a Oi como acionista relevante. Isso nos leva ao ponto 2:
2) ARRANJO FINAL DA INFRACO BEM MELHOR: No início do processo, justamente por conta da concessão e dos bens reversíveis, a intenção da Oi era manter vários ativos de fibra optica (bens compartilhados) debaixo dela. Como isso a InfraCo não seria efetivamente a dona de tais ativos,
ela teria um contrato IRU (Contrato de Cessão de Direito de Uso Irrevogável) de longo prazo para com a Oi. Isso pra mim sempre foi um motivo para tirar a atratividade da InfraCo perante o comprador.
Pois bem, eu entendi que as coisas agora mudaram: a InfraCo terá todos os ativos
de fibra debaixo dela e o tal do "contrato IRU" inverteu o papel, será agora para a Oi poder compartilhar determinada capacidade dos ativos da InfraCo para atender a concessão. Um cenário pra mim muito mais seguro, com menos incertezas.
3) CONTRATOS DO EDITAL PREVÊEM MECANISMOS DE COMPENSAÇÃO
Antes de mais nada, só o fato de termos todos os contratos já redigidos e aprovados por um dos proponentes (o "stalking horse" BTG) já é uma enorme mão na roda pra atrair outras empresas, afinal já tem conta feita na mesa,
conta detalhada onde o BTG por óbvio enxergou retorno atrativo ao investimento e se dispôs a pagar pelo negócio.
Mas os acordos vão além, eles trazem mecanismos compensatórios que criam uma situação mais segura para o proponente. Vou citar algumas só pra dar uma ideia:
3.1) Ajuste de participação: se a InfraCo não atingir algumas metas de receita (metas que considero bem factíveis), o novo controlador poderá exercer bônus de subscrição para aumentar sua participação. Resumindo: "vou expandir a rede mas preciso de garantias mínimas de receita"
3.2) Indenização na hipótese de perda dos bens em uma situação "catastrófica" em que a Anatel tome para si os bens de uso compartilhado da concessão. Isso é algo que a própria Anatel já formalizou que não vai fazer, mas ainda assim temos essa segurança no contrato.
3.3) Compromissos de Capex atrelados a garantias de contratação mínima de capacidade. Novamente, o objetivo é: "pra eu ser mais agressivo no capex, você tem que assegurar um mínimo de uso e consequente repasse de receitas".
Enfim, pegando tudo isso que expus e considerando que a InfraCo neste momento é avaliada a menos de 10xEBITDA 2022, será que dessa vez não vão aparecer novos proponentes no derradeiro leilão? Somente os próximos dias é que dirão, mas concluo que a atratividade é grande.
No pior dos casos: Não aparece mais ninguém. Chega no dia 07/07, teremos somente o BTG, ele é declarado vencedor e vida que segue, com os números que já sabemos.
Cenário "mediano": Aparece mais alguém, por exemplo a Digital Colony, mas ainda assim com uma proposta não tão agressiva, BTG vai lá e cobre. Fim de jogo, teríamos um upside adicional de valor, já faria uma boa diferença.
E o melhor cenário evidentemente é o "resto do mundo" enxergar que as coisas clarearam e termos uma competição mais agressiva.

"Denis, mas com tudo que você falou, difícil achar que não haveria competição não?"
Pois é, eu também concordo, mas o momento agora é de ter pés no chão

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with DicasInvest

DicasInvest Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DicasInvest

26 May
#OIBR3
Link: api.mziq.com/mzfilemanager/…

Oi conclui a emissão de debêntures pela InfraCo (2,5bi), com isso fortalece o caixa e assegura o bom ritmo de investimentos em 2021, até a conclusão das vendas de ativos! Um passo importante para a operação! Image
Essas debêntures também representam, na minha visão, um avanço na confiança dos investidores para com o projeto da InfraCo, pois é uma quantia considerável e em moeda local, um passo a mais na direção de uma captação de recursos mais barata e sustentável para financiar expansão.
Agora eu fico na expectativa de algum movimento da empresa no sentido de refinanciar o empréstimo ponte (aquele feito em fim de 2019/início de 2020 e denominado em dólar). Essa ponte vence em 2022 e seu refinanciamento seria importante para mitigar eventuais atrasos no closing...
Read 6 tweets
23 Apr
#OIBR3 OI E BTG - PARTE 2

As pessoas tem me perguntado se o acordo com o BTG foi bom ou não, afinal tem gente que diz que foi bom e outros dizem que não, se foi bom porque as ações estão caindo e etc etc....

Vou tentar ajudá-los com a minha opinião.
Segue... (1/n)
Pra começar: Não posso olhar esse acordo com um único ponto de vista, seria um grande erro.
Resumo: O acordo foi FUNDAMENTAL pra sustentabilidade da empresa, mas do ponto de vista de valuation, foi fraco. E a Oi vendeu um grande percentual do ativo que tem o maior potencial.
O que isso tem a ver com a queda das ações? NADA, ao menos do ponto de vista dos fundamentos. Com a consolidação da venda de ativos, a Oi vale em 2021 uns 3,00 por ação, vejo isso como consenso entre casas de research, gestores e eu me incluo nesse racional.
Read 24 tweets
17 Apr
#FIIs RECAPITULANDO OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
Conforme os meses vão passando e o meu aprendizado (teórico e prático) evolui, começo a desenvolver meu próprio método de investimento, algo mais alinhado à minha rotina e expectativas. É chegada a hora de compartilhar. Segue (1/n):
=== OBJETIVOS
1) Renda passiva: ter um patrimônio trabalhando pra mim, gerando renda e me exigindo relativamente pouco esforço na administração. Renda para ter independência, usufruir a vida, ter segurança, estabilidade, previsibilidade e uma futura aposentadoria.
2) FIIs é a resposta que encontrei para: previsibilidade, recorrência, baixa volatilidade e rendimentos atrativos para a finalidade de renda passiva. São os elementos que na minha opinião destacam os FIIs sobre outras opções como por exemplo empresas que pagam bons dividendos.
Read 14 tweets
16 Apr
#FIIs Tenho só 1 ano estudando FIIs e trago uma pergunta sincera e curiosa a vocês:
Como observo os FOFs e fundos de CRI gerando rendimentos acima da média, eu poderia ter uma carteira somente deles (ex: 5 FOFs e 5 FIIs de CRI). Quais seriam os riscos/desvantagens? Continuo (1/n)
1) O argumento da "dupla taxa" de adm e performance não me parece um problema, dado que os rendimentos até então mostrados são líquidos desses fatores.
2) Com 10 ou + FIIs eu teria uma diversificação razoável de gestores, mitigando o risco de emissões mal sucedidas/abaixo do VP.
3) Os FOFs investem grande parte do patrimônio em FIIs de tijolo, então essa carteira teria uma exposição razoável a ativos sólidos mais associados a valorização patrimonial (terrenos, localização, qualidade construtiva)
Read 9 tweets
14 Apr
#OIBR3 OI E BTG
Ainda estou digerindo os dados da negociação divulgados e buscando respostas com o RI, fora que o projeto detalhado da InfraCo (investimentos, contratos com a ClientCo) ainda não é público. Mas gostaria de ressaltar alguns pontos.

Segue (1/n):
1) Posso não ter gostado de alguns itens da negociação, enquanto outros me geram dúvidas, mas isso não pode se confundir com a minha visão da tese de investimento. Veja bem, sou acionista desde 2019 e trabalho na área de Telecom, já vi muita coisa nesse período, altos e baixos.
2) Após um longo período de reestruturação, agora que a Oi tem na mesa um negócio firme, vinculante, amplamente negociado e acordado com o BTG, os últimos muros que a empresa tem pra vencer são duas grandes aprovações regulatórias (CADE e Anatel, da Móvel e da InfraCo).
Read 20 tweets
12 Apr
Em agradecimento e respeito a meu grande amigo de jornada na Oi, trago uma réplica aos seus pontos, acreditando ser útil para o bom debate. Ressalto que ainda estou confiante de que a Oi trará uma apresentação mais completa ressaltando toda a potencial geração de valor. Segue 1/n
1 - 20bi é ~10x EBITDA anual projetado da InfraCo em 2022. Muito baixo, metade do que vimos em transações recentes com negócios de potencial até menor. Pra mim, é como se a Oi "postergasse" o valuation para o leilão, assumindo que novos players vão olhar para o edital e, assim...
...como estou observando aqui, irão identificar que o valuation está baixo. O acordo com o BTG, mais do que valuation, foi muito importante para traçar o gigantesco projeto de vários anos e o BTG se estrurou melhor pra isso. Nada melhor que um leilão competitivo agora, espero.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(