Oi conclui a emissão de debêntures pela InfraCo (2,5bi), com isso fortalece o caixa e assegura o bom ritmo de investimentos em 2021, até a conclusão das vendas de ativos! Um passo importante para a operação!
Essas debêntures também representam, na minha visão, um avanço na confiança dos investidores para com o projeto da InfraCo, pois é uma quantia considerável e em moeda local, um passo a mais na direção de uma captação de recursos mais barata e sustentável para financiar expansão.
Agora eu fico na expectativa de algum movimento da empresa no sentido de refinanciar o empréstimo ponte (aquele feito em fim de 2019/início de 2020 e denominado em dólar). Essa ponte vence em 2022 e seu refinanciamento seria importante para mitigar eventuais atrasos no closing...
...das vendas de ativos (aprovações no CADE/Anatel da Móvel e da InfraCo).
Devo ressaltar que, especialmente quando falamos de infraestrutura, dívidas fazem parte do negócio, são recursos de terceiros para financiamento de projetos com retorno atrativo. Dito isso, considero...
..bastante apropriado que a empresa consiga captar recursos para financiar sua expansão, especialmente neste momento em que há um "gap" de caixa aguardando o closing das vendas. Isso é muito diferente das dívidas que a empresa carrega da RJ, que só oneram, não geram contrapartida
Sigo o jogo, aumentando participação e acompanhando cada detalhe da empresa, rumo à consolidação da reestruturação, como eu entendo que um acionista deve ser, seja com a empresa que for.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#OIBR3 MINHAS EXPECTATIVAS SOBRE O LEILÃO DA INFRACO
O leilão da InfraCo está próximo (07/07) e a grande pergunta é: Haverá competição? O post é longo, vou tentar discorrer sobre o assunto. Andei lendo as minutas do edital. Disclaimer: posso estar equivocado em algo.
Segue...
=== RESUMO
Evidentemente não tenho como dizer se haverá competição, mas eu concluí que os fatos mais recentes na Anatel, o arranjo final da InfraCo e as condições dos acordos do edital, somados ao valuation atrativo da InfraCo, trazem um "pacote" bem mais atrativo neste momento!
=== OTIMISMO NO PASSADO
Pra entender porque agora eu enxergo melhoras no processo competitivo, é importante recapitular alguns fatos. No segundo semestre de 2020, quando as negociações com potenciais interessados na InfraCo se iniciaram, eu andava bastante otimista com o processo
As pessoas tem me perguntado se o acordo com o BTG foi bom ou não, afinal tem gente que diz que foi bom e outros dizem que não, se foi bom porque as ações estão caindo e etc etc....
Vou tentar ajudá-los com a minha opinião.
Segue... (1/n)
Pra começar: Não posso olhar esse acordo com um único ponto de vista, seria um grande erro.
Resumo: O acordo foi FUNDAMENTAL pra sustentabilidade da empresa, mas do ponto de vista de valuation, foi fraco. E a Oi vendeu um grande percentual do ativo que tem o maior potencial.
O que isso tem a ver com a queda das ações? NADA, ao menos do ponto de vista dos fundamentos. Com a consolidação da venda de ativos, a Oi vale em 2021 uns 3,00 por ação, vejo isso como consenso entre casas de research, gestores e eu me incluo nesse racional.
#FIIs RECAPITULANDO OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
Conforme os meses vão passando e o meu aprendizado (teórico e prático) evolui, começo a desenvolver meu próprio método de investimento, algo mais alinhado à minha rotina e expectativas. É chegada a hora de compartilhar. Segue (1/n):
=== OBJETIVOS 1) Renda passiva: ter um patrimônio trabalhando pra mim, gerando renda e me exigindo relativamente pouco esforço na administração. Renda para ter independência, usufruir a vida, ter segurança, estabilidade, previsibilidade e uma futura aposentadoria.
2) FIIs é a resposta que encontrei para: previsibilidade, recorrência, baixa volatilidade e rendimentos atrativos para a finalidade de renda passiva. São os elementos que na minha opinião destacam os FIIs sobre outras opções como por exemplo empresas que pagam bons dividendos.
#FIIs Tenho só 1 ano estudando FIIs e trago uma pergunta sincera e curiosa a vocês:
Como observo os FOFs e fundos de CRI gerando rendimentos acima da média, eu poderia ter uma carteira somente deles (ex: 5 FOFs e 5 FIIs de CRI). Quais seriam os riscos/desvantagens? Continuo (1/n)
1) O argumento da "dupla taxa" de adm e performance não me parece um problema, dado que os rendimentos até então mostrados são líquidos desses fatores. 2) Com 10 ou + FIIs eu teria uma diversificação razoável de gestores, mitigando o risco de emissões mal sucedidas/abaixo do VP.
3) Os FOFs investem grande parte do patrimônio em FIIs de tijolo, então essa carteira teria uma exposição razoável a ativos sólidos mais associados a valorização patrimonial (terrenos, localização, qualidade construtiva)
#OIBR3 OI E BTG
Ainda estou digerindo os dados da negociação divulgados e buscando respostas com o RI, fora que o projeto detalhado da InfraCo (investimentos, contratos com a ClientCo) ainda não é público. Mas gostaria de ressaltar alguns pontos.
Segue (1/n):
1) Posso não ter gostado de alguns itens da negociação, enquanto outros me geram dúvidas, mas isso não pode se confundir com a minha visão da tese de investimento. Veja bem, sou acionista desde 2019 e trabalho na área de Telecom, já vi muita coisa nesse período, altos e baixos.
2) Após um longo período de reestruturação, agora que a Oi tem na mesa um negócio firme, vinculante, amplamente negociado e acordado com o BTG, os últimos muros que a empresa tem pra vencer são duas grandes aprovações regulatórias (CADE e Anatel, da Móvel e da InfraCo).
Em agradecimento e respeito a meu grande amigo de jornada na Oi, trago uma réplica aos seus pontos, acreditando ser útil para o bom debate. Ressalto que ainda estou confiante de que a Oi trará uma apresentação mais completa ressaltando toda a potencial geração de valor. Segue 1/n
1 - 20bi é ~10x EBITDA anual projetado da InfraCo em 2022. Muito baixo, metade do que vimos em transações recentes com negócios de potencial até menor. Pra mim, é como se a Oi "postergasse" o valuation para o leilão, assumindo que novos players vão olhar para o edital e, assim...
...como estou observando aqui, irão identificar que o valuation está baixo. O acordo com o BTG, mais do que valuation, foi muito importante para traçar o gigantesco projeto de vários anos e o BTG se estrurou melhor pra isso. Nada melhor que um leilão competitivo agora, espero.