Bora falar então dos três porquinhos do Tradicionalismo: Bannon, Dugin e Olavo de Carvalho.

Vamos ver da onde surgiu as ideias desse guru do Bolsonaro e seus colegas
Bannon, ex-estrategista de campanha de Donald Trump, concedeu entrevistas a Teitelbaum. Nelas, ao abordar o Tradicionalismo, Bannon contou como descobriu o Tradicionalismo numa viagem para o Oriente e demonstrou bastante conhecimento sobre pensamentos de Guénon e Evola.
Apesar de não podermos chamar Bannon de tradicionalista, pelas ideias conflitantes entre Tradicionalismo e políticas populistas de extrema direita, é notório que essas ideias influenciaram o estrategista Foto de Trump abraçando Ban...
Principalmente quando ele entende seu nacionalismo estadunidense não como um nacionalismo definido a partir de limites do Estado Nação, mas como uma defesa da identidade espiritual estadunidense.
Dugin tem uma interessante trajetória política descrita no livro, a quem Teitelbaum teve acesso por já ter pesquisado extrema direita do leste europeu. O primeiro contato com ideias Tradicionalistas teria sido a leitura de Julius Evola no círculo ocultista russo Yuzhinsky em 1980
O círculo que Dugin fazia parte também possuía algum fascínio com iconografia nazista, frequentemente utilizando fardas do exército nazista e outros símbolos. Dugin discursando em cima d...
A defesa do fascismo feita por Dugin e pelo círculo talvez não tivesse tanta relação com o fascismo em si, mas sim com a ideia dele ser contra o governo soviético. Na mesma década, Dugin foi preso pela KGB por atividades contrárias ao governo soviético da antiga URSS.
Após a queda da URSS, Dugin passa a adotar um discurso contrário aos Estados Unidos, entendendo que a Rússia representa uma força de Tradição no mundo, enquanto os EUA representariam uma força da Modernidade, a qual Dugin (e o Tradicionalismo) se opõe.
Esse conflito também tem um importante aspecto espiritual para Dugin, entendendo essa guerra também como espiritual.
Com isso, em 1993 ele funda o Partido Nacional Bolchevique na Rússia, uma junção dos nomes do Partido Nacional Socialista (nazista) com Bolcheviques, revolucionários russos socialistas.
A oposição diametral das duas ideologias não incomodou Dugin, ele defendia que seria necessário a junção dessas duas ideologias para se contrapor a potência estadunidense. Uma bandeira que é um misto...
Já em 2002, Dugin abandona o Partido Nacional Bolchevique e funda o Partido Eurasiano, defendendo a ideia de que a Rússia deveria dominar a Eurásia (fronteiras mais ou menos parecidas com a antiga URSS).
O símbolo escolhido é o símbolo do caos em alguns grupos ocultistas, as 8 setas apontadas para diferentes direções, que revela que o pensamento ainda era bastante influenciado por questões místicas. é o símbolo que vimos antes...
A mais nova ideologia defendida por Dugin, porém, é a da Quarta Teoria Política, uma teoria crítica anti-liberal e anti-moderna do fascismo e do comunismo, que será abordada em outro tema
Teitelbaum explora bastante a relação entre Banon e Dugin, já que Dugin é conselheiro de Putin, Banon de Trump e ambos são influenciados por ideias Tradicionalistas. O autor narra encontros e conversas dos dois, onde se discute bastante as ideias Tradicionalistas.
A terceira figura é o astrólogo brasileiro Olavo de Carvalho. A relação entre Banon e Olavo de Carvalho já é bem estabelecida e documentada, mas Teitelbaum explora também a relação entre Olavo de Carvalho e Dugin, através do Tradicionalismo, que os dois já debateram foto de Olavo e Bannon abra...
Olavo de Carvalho teve seu primeiro contato com o Tradicionalismo através do sufismo islâmico nos Estados Unidos, quando teve contato com Frithjof Schuon, um dos pensadores do Tradicionalismo mais importante do século XX.
Olavo se interessou pelo Tradicionalismo e começou a trazer esse pensamento para o Brasil. Apesar de ter se afastado do islã, Olavo ainda apresenta autores do Tradicionalismo para seus seguidores.

disparada.com.br/olavo-de-carva…
De Carvalho não é um autor ortodoxo, não se filia a apenas uma escola de pensamento, mas é possível ver influências do Tradicionalismo nos seus escritos, em especial a crítica à ciência moderna, o anti-progressismo e anti-globalismo.
Não podemos afirmar que os três são Tradicionalistas, mas que suas ideias são bastantes influenciadas por essa escola de pensamento anti-moderno e que essa influência contribuiu para um diálogo entre os três.
Ou, como coloca Teitelbaum, o Tradicionalismo pelo menos oferece um local para que os três desfilem seu ego.
Referência:

Teitelbaum, B - Guerra Pela Eternidade: o Retorno do Tradicionalismo e a Ascensão da Direita Populista
amazon.com.br/Guerra-Pela-Et…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mapa do Ódio

Mapa do Ódio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MapaDoOdio

6 Aug
Vale a Pena Ler De Novo dos Tradicionalistas!
Começamos a ver o que era Tradicionalismo

Falamos das principais figuras contemporâneas dessa corrente de pensamento
Read 7 tweets
3 Aug
Bora falar então dos seguidores de Evola contemporâneos e acabar com essa bad trip que é o Tradicionalismo
Os evolitas brasileiros contemporâneos pesquisados geralmente se aproximaram do pensamento do autor a partir de interesses no que chamam de “ocultismo”, com interesses que variam entre budismo, hinduísmo, maçonaria e outros “conhecimento milenares”, como chamam.
Eles compartilham da ideia do autor de que a “nossa era é uma era de decadência” e os pontos positivos de Evola, para eles, seria a retomada positiva de uma ortodoxia do budismo.
Read 13 tweets
29 Jul
Então vamos continuar falando sobre o Evola e seu pensamento. Vamos explorar a questão dos yugas e das castas do pensamento antiliberal, anticomunista e fascista do autor italiano foto de Evola preto e branc...
Evola advoga pela existência de um "mundo metafísico superior", isso junto com uma grande valorização de hierarquias e cultura hindu, levou Evola a apoiar sistemas de castas. Inclusive uma concepção do tempo como dividida em castas, ou Yugas
O primeiro Yuga é a Era de Ouro, Satya Yuga, governada pela "casta superior" de sacerdotes. A partir da “degenerações”, como chama Evola, a Era de Ouro dá lugar a outras Yugas.
Read 23 tweets
27 Jul
Então hoje vamos falar de um dos principais autores que a galera próxima do tradicionalismo gosta de ler: Julius Evola Foto em preto e branco de E...
Evola já apareceu aqui outras vezes, ele é bastante lido por diversos grupos de extrema direita, de integralistas a neonazistas revisionistas.
Julius Evola foi um autor e filósofo esotérico italiano do século XX, grande admirador de Mussolini e, ao mesmo tempo, crítico do regime fascista por este “não ser de direita o suficiente” Foto em preto e branco onde...
Read 9 tweets
13 Jul
Bora continuar o papo sobre o motoclube que utiliza símbolos nazistas que roda aqui pelo RJ, o MC Satan's.

Hoje vamos falar sobre os patchs que eles usam em suas jaquetas de coura, sua importância e o que utilizar patchs nazistas pode querer dizer.
Já vimos que eles utilizam tatuagens nazistas e o que isso significa

Então vamos pular já para as vestimentas.
Os coletes de couro são muito importantes para a subcultura dos Motoclubes 1%, é como uma segunda pele para quem veste, e não são transferíveis, eles devem ser "merecido", não comprado ou ganhado.
Read 16 tweets
8 Jul
Vamos continuar o papo sobre Motoclubes 1% e sua ligação com a extrema direita

Hoje vamos falar de algo muito importante para manter a identidade coletiva esses grupos: seus ritos
Os rituais são de grande importância para motoclubes, sejam eles outlaw (1%) ou não. Os rituais de aceitação de um novo membro, chamado “batismo”, existem em quase todos os motoclubes, o que os diferencia são os atos praticados nesses rituais
Antes do batismo, porém, o ingressante passa por diversas etapas: checagem de histórico, apadrinhamento de algum membro antigo, período probatório e por fim é aceito.
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(