1/17
Qual a relação entre anticorpos e risco de #COVID19 sintomática ou assintomática? Essa pergunta está cada vez mais perto de ser respondida e hoje vou fazer mais um fio🧵 sobre um preprint que apenas hoje li e ajuda nessa resposta
doi.org/10.1101/2021.0…
2/17
É natural pensar que, mais anticorpos = mais proteção. Mas como essa relação se da? Só anticorpos bastam? É isso que os estudos de correlatos de proteção buscam.
3/17
Vale lembrar aqui, que o sistema imunológico é muito mais que apenas anticorpos flutuando pelo sangue e os mecanismos que nos protegem da doença sintomática são diferentes dos que nos protegem da doença severa.
4/17
E ainda lembrar que o principal papel das vacinas nesse momento é prevenir a doença severa, onde os correlatos de proteção são bem mais complexos e diversos que na prevenção de sintomas ou infecção em si.
5/17
Sendo assim, vamos olhar o que o preprint nos traz. Ele incluiu um subgrupo (correlates cohort) dos participantes da fase 2/3 da vacina da Oxford-AstraZeneca.
6/17
A ideia foi utilizar os dados de resposta imune dos participantes que não haviam sido infectados previamente 28 dias após a 2ª dose e comparar a magnitude dessa resposta com o risco de desenvolver COVID sintomática ou assintomática.
7/17
Os participantes foram acompanhados por 85 a 88 dias, contando 7 dias após a visita do dia 28 após a 2ª dose, ou seja, o acompanhamento foi até 123 dias após a 2ª dose.
8/17
171 participantes tiveram infecção positiva e possuíam dados de imunogenicidade, e 1404 não foram infectados e também possuíam dados de imunogenicidade. As infecções ocorreram em pessoas mais jovens e mais frequentemente em profissionais da saúde.
9/17
O risco de COVID sintomática diminuía com o aumento de anticorpos IgG anti-S e anti-RBD. Juntamente com isso, maior capacidade de neutralização de pseudovírus e vírus vivo em laboratório implicou em um menor risco de desenvolvimento de COVID sintomática.
10/17
Já para COVID assintomática, não houve relação clara entre os níveis de anticorpos ou capacidade de neutralização com o risco de ser infectado e testar positivo sem sintomas.
11/17
Analisando os casos de COVID sintomática com a ocorrência de dificuldade respiratória, ainda havia uma diminuição do risco, conforme as métricas imunogênicas aumentavam.
12/17
Buscaram ainda quais níveis de anticorpos estão associados à uma eficácia protetora da vacina de 80%. Os níveis associados à 80% de eficácia foram de 40923 (95% CI: 16748 - 125017) AU/ml para IgG anti-s, ou equivalentemente, 264 BAU/mL (95% CI 108 - 806).
13/17
Para IgG anti-RBD 80% de eficácia era atingida com uma mediana de 63383 (95% CI: 16903 - não computado (NC)) AU/ml.
14/17
Para todas as análises, quando restringiam para COVID sintomática com dificuldade respiratória, os limiares de 80% de eficácia eram menores. O que reforça uma maior proteção das vacinas contra o agravamento da doença.
15/17
Esses resultados nos aproximam ainda mais de estabelecer a relação exata entre níveis de anticorpos e proteção contra a COVID sintomática. Agora um resultado muito interessante do grupo foi o de que os níveis de anticorpos não estavam correlacionados com COVID assintomática
16/17
Isso nos da indícios que não adianta estar vacinado, e nem fazer teste de anticorpo, e achar que não se infecta e não transmite a doença. Isso tá em acordo com o resultado de fase 3 dessa vacina, onde a eficácia contra a COVID assintomática foi de 27.3% (95%CI -17.2 - 54.9)
17/17
Alem disso, esse estudo contribui bem para a possibilidade de aprovação de vacinas futuras baseados nos dados de imunogenicidade. Uma vez que é cada vez mais difícil realizar testes de fase 3 durante a pandemia com a vacinação avançando no mundo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Cintra

Pedro Cintra Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pedrocintra52

27 Aug
1/19
Vi algumas pessoas preocupadas com as vacinas porque em locais que já tem muitos vacinados, os vacinados tem uma maior fração nos óbitos e hospitalizações. Vou elaborar um fio aqui explicando porque isso é normal e ainda mostra que as vacinas funcionam 🧵
2/19
Eu comentei sobre isso alguns meses atrás, mas vou pegar um exemplo aqui para deixar isso mais claro e tentar explicar melhor
3/19
Vamos lá, imaginem um cenário lindo onde 100% da população está vacinada com uma vacina 99.99% eficaz em prevenir óbitos. É claro que, já que a vacina não é 100% eficaz, e todo mundo ta vacinado, todos os óbitos vistos serão em vacinados, apesar de serem MUITO menores
Read 20 tweets
10 Aug
Ontem foi publicado mais um estudo envolvendo a vacina CoVLP da @medicagoinc. E como sou um dos participantes da fase 3 vou fazer um fio sobre ele. Aqui, avaliaram a resposta imune 6 meses após a vacinação e resposta contra variantes! Segue o 🧵 medrxiv.org/content/10.110…
Antes de tudo, eu já fiz um fio sobre os resultados da fase 1 e 2, então aqui está caso queiram ler antes
Nesse estudo, os 20 pacientes da fase 1 que tomaram a formulação escolhida da vacina refizeram seus testes de anticorpos neutralizantes 6 meses após a vacinação (o dia chamado dia 201).
Read 22 tweets
31 Jul
1/32
As vacinas serão capazes de segurar a #COVID19 sozinhas? Provavelmente não sozinhas. Tem circulado por ai que com o R0 alto da variante #Delta, é necessário até uns 90% da população vacinada para extinguir a COVID. Há problemas nessa estimativa, mas não é o fim. Segue o 🧵
2/32
Essa estimativa vem de modelos epidemiológicos compartimentais, que dividem a população em compartimentos. Por exemplo, um modelo SIRD divide a população nos grupos susceptíveis (S), infectados (I), recuperados (R) e mortos (D).
3/32
A dinâmica da epidemia é governada por taxas de transferência entre estes compartimentos.
Read 35 tweets
29 Jul
Faz um bom tempo que não faço essa atualização aqui. Estimativa mais realista do numero total de mortos por #COVID19 no #Brasil 🇧🇷 até a 30º semana de 2021: 648373 [634257 - 665328]. Image
Eu uso os dados do nowcasting, apresentado pelo @leosbastos para corrigir pelo atraso de notificação, e os boletins de SRAG de 2016 até 2019 para gerar o "background" que é subtraído da estimativa de nowcasting
Já expliquei a lógica por trás dessa estimativa aqui
Read 4 tweets
22 Jul
Decidi traduzir para português o fio da @celinegounder envolvendo sistema imunológico e as vacinas, para facilitar o alcance para quem não sabe inglês.
I decided to translate @celinegounder's thread to portuguese to help those who can't understand english
A partir daqui tudo foi traduzido direto do fio, exceto um único comentário meu a respeito da tradução de "breakthrough infection". Foi uma tradução livre minha, peço perdão se algum termo não tiver tido a tradução correta. Espero que gostem :)
1/ Aqui vai uma revisão compreensível dos dados a respeito da NECESSIDADE DE DOSE DE REFORÇO.

O DETALHE MAIS IMPORTANTE:
SE VOCÊ NÃO SE VACINOU CONTRA A COVID, AGORA É A HORA!

Eu vou por um Threadreader no final para quem acha mais conveniente para ler/compartilhar.
Read 155 tweets
19 Jul
Ainda acompanhando os casos e óbitos por #COVID19 na 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿Escócia. Notem como agora neste 3º surto os casos estão bem mais concentrados nos mais jovens, ainda não vacinados Image
Notem também como os óbitos não aumentaram seguindo o aumento de casos, atestando mais uma vez a segurança das vacinas contra a severidade da doença. A vacinação agora começa a cobrir a galera de 40-49 com a 2ª dose por la Image
Se você não ta acostumado com esses gráficos de mapa de calor ai em cima, eu expliquei como se lê eles rapidinho nessa thread curta
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(