Olá, pessoal! @schrarstzhaupt aqui!
Vocês já ouviram falar sobre o "storytelling com dados"? Hoje iremos falar mais sobre esse processo que utilizamos em nossos fios e vem sendo cada vez mais importante no nosso dia-a-dia Sigam o fio: 🧶
Para entendermos o que é o storytelling com dados, primeiro precisamos entender qual o seu propósito! Muitos de nós já devemos ter passado por aquele momento onde uma decisão precisava ser tomada, seja por nós, ou mesmo por uma liderança, e esse processo era cheio de incertezas;
E, muitas vezes, essas incertezas ocorrem mesmo tendo dados que supostamente nos ajudariam a tomar a tal decisão! Isso acontece pois há um "buraco" entre os dados/gráficos e a tomada de decisão, e é para suprir esse "buraco" que existe o storytelling com dados.
E como funciona, afinal? Temos de sempre lembrar que toda tomada de decisão se origina de uma pergunta, e essa pergunta é respondida através da "história" que, por sua vez, conta com a estrutura básica do storytelling:
Nessa estrutura, temos:
- A exposição das "personagens";
- O conflito que gerou a pergunta;
- O clímax, que mostra as possíveis hipóteses;
- A queda, que mostra os fatores contrários;
- E, por fim, a resposta para a pergunta inicial.
Para montar essa história, uma dica é utilizar ferramentas como o Data Storytelling Canvas, que pode ajudar muito na organização da ideia:
É sempre importante lembrar que não estamos criando nada, apenas dispondo os dados de forma a que a pessoa que será a responsável por tomar a decisão (ou as decisões) tenha entendido exatamente quais são os fatos até o momento.
Quando temos a oportunidade, também podemos contar a história em apenas uma imagem (gráfico do @capyvara):
Um exemplo recente foi este fio que fiz em 17/12/2020, quando tentei, através de um storytelling com dados, responder a pergunta que, na época, estava muito em voga: 2021 será pior que 2020?
Esta técnica, como várias outras, tem o potencial de ser usada de forma incorreta. Por isso é muito importante que, juntamente com o entendimento de storytelling/geração de gráficos também tenhamos responsabilidade ética.
Além de tudo, a visualização é uma ferramenta muito poderosa. Neste TED Talks, o David McCandless (@infobeautiful) mostra o poder e a beleza das visualizações de dados:
Importante: os softwares utilizados não são tão importantes quanto a montagem do storytelling em si! Eu mesmo não entrarei em detalhes de ferramentas pois um bom storytelling pode ser feito com papel e caneta!
Aqui o @mauriciofeo mostra pra nós como funciona o crescimento exponencial, um conhecimento que hoje, mesmo com 16 meses de pandemia, ainda não é bem entendido, e no início, então, era menos ainda:
Espero ter gerado curiosidade em vocês com esse tema e com como podemos melhorar a entrega de informações para melhorar a tomada de decisão! Para finalizar, deixo mais um fio onde falo sobre isso:
Storytelling with data - Let's Practice! - Cole Nussbaumer Knaflic
Storytelling with Data - A Data Visualization Guide for Business Professionals - Cole Nussbaumer Knaflic
Covid pega pela roupa?
Uma preocupação que todos temos hoje é o potencial de contaminação da covid-19 (ou outras doenças causadas por agentes transmissíveis) com relação às roupas e vestimentas. Quando lavar? Basta ventilar? Vem conosco que te ajudamos! 🧶
Fio da @melmarkoski
Esse estudo, de pesquisadores da Finlândia, trouxe algumas elucidações importantes... Primeiro, para planejar e executar as medidas preventivas adequadas contra a COVID-19, precisamos entender como o SARS-CoV-2 é transmitido. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33927762/
Até agora, o vírus tem se mostrado infeccioso em superfícies, variando de horas a dias, dependendo do tipo de superfície e de fatores ambientais.
Alguns posicionamentos importantes sobre a recomendação da vacinação para maiores de 12 anos 👇👇👇 Fio feito pelas integrantes da Rede Larissa Brussa @laribrussa e Mellanie Fontes-Dutra @mellziland#VacinaNoGrau#TodosPelasVacinas
ATENÇÃO GALERA! Temos um recado importante! Vídeo feito com muito carinho pelos integrantes maravilhosos da nossa Rede <3 Se vacine!!! #TodosPelasVacinas#vacinanograu
Há quem diga que medo de injeção é frescura, covardia, bobagem. Para os homens então é bem difícil esta situação, pois são educados a ter “coragem” o tempo todo, mas medo de injeção não tem nada a ver com covardia.
A fobia de agulha existe e pode ser um fator preocupante para a saúde, pois, a depender da intensidade, impede a pessoa de tomar injeções em caso de doença ou tomar as vacinas administradas por esta via, necessárias para a saúde individual e coletiva.
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt aqui! Nossos painéis de dados foram atualizados, com dados dos países até 10/09/2021 e dados dos estados e municípios do Brasil atualizados até 11/09/2021.
Vamos ver rapidinho como está a nossa situação?
Sigam o fio🧶
A primeira coisa que é sempre bom lembrar é a associação de uma determinada variante (no caso, é a Delta) com um aumento de casos.
É uma correlação, e não uma relação causal direta (não temos como afirmar com essa certeza). Dito isso, houve a correlação no caso da variante Gama.
Ao analisar os dados na plataforma da Fiocruz (genomahcov.fiocruz.br/dashboard/) podemos ver que o início da detecção da variante Delta está muito similar ao início da detecção da variante Gama.
Percebam os três primeiros meses da Gama em comparação com os três primeiros meses da Delta:
Olá, pessoal! Como estamos cada vez mais avançando na vacinação, achamos válido trazer aqui uma informação importante na hora de interpretarmos os dados de cobertura vacinal que vão ser cada vez mais divulgados! Sigam o fio! 🧶
Ao acessarmos o "vacinômetro" do @minsaude, há um mapa do Brasil que nos leva aos contadores de doses aplicadas e das coberturas vacinais dos mais diversos estados:
Percebemos que há duas maneiras de contar a cobertura vacinal:
- Na primeira conta-se toda a população que tomou a primeira dose, e também é contada toda a população que tomou a segunda dose (duas somas, separadas).