Até agora os resultados confirmam que a meia dose da #AstraZeneca é imunogênica e capaz de induzir anticorpos neutralizantes (IgG-S) em 99,8% dos participantes após esquema de duas doses com intervalo de 8 semanas.
Em pessoas que tiveram infecção natural por SARS-Cov2, uma meia dose foi semelhante a dose padrão, e suficiente para induzir altos títulos de anticorpos de proteção.
Ainda é precoce firmar análises de efetividade, mas até o presente momento não foram registrados óbitos na população vacinada após janela de proteção da D1. Nenhum evento adverso grave registrado. Diversas variantes já foram identificadas em Viana/ES, incluindo a Delta.
O estudo mobilizou um amplo arranjo institucional: as três esferas do #SUS com a @OPASOMSBrasil, além de pesquisadores de entidades de ensino e pesquisa como o @ICEPi_SUS, o HUCAM/UFES, a @fiocruz e a @EmescamES.
Nosso ecossistema de inovação é potente.
Vamos juntos. #SomoSUS
Temos reiterado a recomendação ao Ministério da Saúde que adote proatividade no desenvolvimento de estudos para subsidiar o uso de vacinas em idades pediátricas.
Não podemos ser expectantes, adotando postura passiva, esperando o "fabricante apresentar documentos".
É praticamente um consenso na comunidade científica que plataformas de vírus inativado sejam seguras e que podem ter preferência para idades pediátricas. A #coronavac de produção 🇧🇷, vacina segura e eficaz, já é utilizada em crianças em diversos países.
Custo/Dose: #coronavac 🇧🇷: 10,30 USD.
Novo contrato da #pfizer 🇺🇸: 15 USD.
A passividade só serve para alimentar narrativa política no contexto da polarização.
A proatividade serve a política pública de saúde, protege o #SUS, a ciência e salvará nossas crianças do #SARSCoV2.
Sobre a Nota Informativa (NI) do MS sobre vacinação de adolescentes:
1) A NI é vaga e não é explicita: não suspende, nem contra-indica a vacinação de adolescentes.
2) A @anvisa_oficial é a agência reguladora com a competência de definir a autorização do uso de imunobiológicos.
3) Estados e Municípios receberam quantitativos assimétricos de vacinas ao longo do ano, o que permitiu que alguns pudessem avançar nos grupos já definidos no PNI/MS, entre eles os adolescentes.
4) As vacinas da #Pfizer estão autorizadas para uso em adolescentes de 12-17 anos.
Hoje, ao lado do amigo Reblin, tive a honra de receber o título de cidadão vitoriense aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Vitória/ES por indicação da querida companheira Vereadora @karlascoser. Orgulhoso de ter lutado com gov Renato Casagrande pela vida e pelo #SUS.
No ES criamos uma estratégia para mitigar a insana estrategia nacional de imunidade de rebanho, que negava a ciência, que não apostou nas vacinas, que ofereceu tratamento sem eficácia e que contaminou o país de ódio alimentado por fake news.
Aqui apostamos nas recomendações da ciência, das sociedades técnico-científicas e da OPAS/OMS. Sempre soubemos que as vacinas seriam a principal estratégia de enfrentamento a uma doença infectocontagiosa. Hoje o ES tem destaque no enfrentamento a pandemia, nunca a subestimamos.
Hoje no Grupo de Trabalho Tripartite o @ConassOficial apresentou pedido de adequação da estratégia do PNO às evidências disponíveis e à nova programação de doses apresentada pelo Min. Saúde @minsaude.
Basicamente são três pontos a serem atualizados. t.me/drnesio/311
1) Imediata inclusão de todos os idosos com 60+ anos na dose de reforço, com redução para 5 meses do prazo da D2. A estratégia precisa continuar focada em fornecer melhor estímulo imunidade dos idosos, população onde persistem a maior proporção de internados e óbitos.
No entanto, havendo disponibilidade de doses, o prazo de cinco meses pode inclusive ser reduzido para menor período.