A desculpa agora dos psolistas pela defesa que fizeram da lava a jato na PEC 05 é risível. Segundo eles, como a proposta não criava uma "ampla e popular forma de controle" sobre o MP ela "não resolvia nada e só piorava a coisa, porque permitia intervenção".
Piada ou má fé? (+)
Qualquer aluno de primeiro ano de sociologia ou ciência política sabe que não há caso conhecido de reforma institucional em que o impulso transformador tenha vindo de dentro da instituição. Instituições criam cultura própria, valores e percepções que buscam se auto-proteger.
Pensar em uma forma de "controle efetivo e popular" sobre o MP é fazer a famosa política de DCE em que toda a reunião termina com uma moção contra o "capitalismo financeiro mundial".
Só se vai modificar o autoritarismo e a hermeticidade das instituições brasileiras aos poucos.
Qualquer estudante de história do direito sabe que após períodos de agressão de um poder sobre o outro, sobrevém, logo depois, a ação de limitação do poder atacado sobre o atacante. Foi assim na reorganização da justiça alemã depois do nazismo, foi assim nos EUA, na França e etc.
No Brasil, a PEC 05 é uma tentativa tímida de iniciar este processo, junto com a lei do abuso de autoridade. Certamente a ideia era começar com o MP e depois tocar onde mais precisa: no judiciário. Daí a grita sãs instituições para se "conservarem" intactas no seu autoritarismo
Somente vota contra a PEC 05, quem não reconhece a tirania do judiciário e do MP desde o mensalão em 2004, e que ganhou força entre 2016 e 2018. Essa tirania é responsável DIRETA pela pobreza, fome e mortes do governo fascista de hoje.
Não há NADA que permitisse o "controle" do MP na PEC 05. A redação tímida da PEC mantinha o CNMP com 14 membros que hoje são maioria absoluta advinda dos quadros do MP. 10 deles são inclusive com formas de escolha interna. Instituições NUNCA se reformam de dentro para fora.
A única mudança que não era cosmética era que a câmara e o Senado que hoje já indicam 2 membros cada poderiam escolher pessoas de FORA do MP para constituir o Conselho.
É o estranho caso do partido de esquerda que tem medo de aumentar o controle político sobre o arbítrio.
Existiam duas ideias por trás da PEC. Uma era diminuir a força do corporativismo conservador e de autoproteção pelo arejamento minoritário do órgão de controle. A outra, a reafirmação de que a força motriz transformadora de uma sociedade é o legislativo e não o judiciário.
Qual das duas o psol é contra?
Contra a luta que se faz para diminuir o corporativismo que redunda em abuso de poder e tirania do MP e do judiciário sobre os outros poderes?
Ou o aumento do controle político institucional, feito pelo parlamento eleito, sobre um poder não eleito?
Qualquer um sabe que em outros países há controle político. Nos EUA, por exemplo, todo cargo que tem poder de estado é não é eleito está sujeito ao impeachment.
Sim lá ocorrem impeachment de juízes e procuradores, através de ações dos legislativos. É já aconteceram vários.
Qual é o "medo" de um partido de esquerda em aumentar o controle institucional democrático sobre uma instância não eleita, imperial, elitista e que nos últimos anos se tornou venal?
Não há explicação, senão a concordância com o que foi a lava a jato. Serjumoro retweeta o psol.
Para terminar, lamentável episódio demonstra o que defendo há alguns anos:
Antipetismo existe só na esquerda. O que acontece na direita é luta de classe.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

22 Oct
Sabe aquele sentimento de ter uma (boa dúvida) sobre o que fazer com aquele dinheirinho que sobra no final do mês? Você ainda se lembra como era chegar ao final do mês com 300 pilas sobrando?
Segue o fio para entender o "nervosismo do mercado" com o "furo do teto".
Primeiro, a gente tem que diferenciar "dinheiro" de "capital". A imensa maioria das pessoas confunde isso. Dinheiro é o que você tem (tinha) no bolso ou no banco. Serve tão somente para consumir e saldar dívidas.
Capital é um ente econômico abstrato que, quando combinado com trabalho, se reproduz.
Capital pode vir em diversas formas como maquinário, energia e etc. Ele se transforma durante os ciclos econômicos, mas conserva sua essência de reprodução.
Dinheiro NÃO se reproduz.
Read 25 tweets
19 Oct
Vou tentar me fazer entender melhor.
Robert Paxton, em seu já clássico, Anatomia do fascismo, afirma que "vai estudar os fascistas para entender o fascismo". Isso pode parecer bobo, mas é uma enorme mudança na historiografia sobre o fascismo. (fio)
Até então, se estudava o fascismo para entender os fascistas, claramente em acordo com o estruturalismo vigente no século XX. Isso dava espaço a uma série de interpretações equivocadas do fenômeno. Porque tomava o sujeito como epifenômeno da ideologia.
Surgiram as explicações circunscritas à luta de classe, surgiram as teorias econômicas sobre o rebaixamento do valor da mão de obra e a acumulação do capital ao largo do setor financeiro ... enfim, a ideia era que o fascismo criava os fascistas.
Read 6 tweets
19 Oct
Já escrevi isso em muitos lugares, já falei nos cursos que dei, tem aula gravada ... enfim. Vamos de novo por causa das bobagens que a @uneoficial vem fazendo, especialmente sua presidenta @brunabrelaz
(segue o fio)
Há muita bibliografia já assentada sobre o fascismo e eu pensei que aquilo seria apenas tópico de história contemporânea até bolsonaro. O fascismo é um fenômeno complexo, o que significa dizer que suas explicações andam por várias áreas do conhecimento.
Da História para a psicologia, passando por sociologia, economia, antropologia e etc. Há causas para o fascismo assentada em todas elas e raramente elas são excludentes. Ocorre uma junção de fatores, mas há alguns consensos já bem estabelecidos.
Read 17 tweets
16 Oct
Bafão dos vizinhos conservadores.
O pai grita a plenos pulmões que não "cuidou da filha a vida toda" para ela casar com mulher. Supostamente, ele ficava em cima dos homens que se aproximavam e a guria apresentou uma namorada hoje.
Bafão!!!
E a gritaria pegando ...
O pai (militar aposentado) gritando com a namorada da filha e mandando ela ir "chupar outra b%^$&a".
Ao que a namorada responde:
"Não era isso o que tu me dizia quando tentava me comer, mesmo eu sendo amiga da sua filha"
Bafão!!
A mulher do cara chora.
Enfim, o submundo da família "conservadora brasileira". Não preciso dizer que tem uma bandeira do brasil estendida na frente e o cara fazia campanha aberta para Bolsonaro ...
Read 4 tweets
16 Oct
Esse é um caso interessante de comentar. Parece haver uma correlação positiva entre grau de escolaridade e voto em bolsonaro. Quanto mais estudo, mais voto no fascista. O que parece ilógico. (+)
Supostamente, com maior grau de instrução seria mais fácil perceber e reconhecer a vilania e incompetência de Bolsonaro. Mas a relação é diferente. Bolsonaro mostra o quanto nossa educação está calcada no viés de classe, e o quanto Bolsonaro opera em favor das classes altas.
Por um lado, quanto maior o grau de instrução, maior a origem elitizada do indivíduo (a revolução iniciada por Lula e Haddad não teve tempo de se completar). Assim, o voto em bolsonaro É o grau de escolarização São DEPENDENTES da classe que o indivíduo é oriundo.
Read 6 tweets
6 Oct
O bolsonarismo (que é a forma brasileira do fascismo) é um ethos. Não apenas um comportamento político, mas um conjunto de valores e práticas para a vida.
(segue o fio para entender o que é isso e pq a gente reconhece bolsonarista na rua ...)
O fascismo, entre inúmeras outras características, acredita que a sociedade é o local das disputas pelo poder e não um local de convivência. É o espaço social onde "os mais fortes sobrevivem" e os mais fracos "perecem".
Este tipo entendimento acarreta 3 consequências diretas. Por um lado a glorificação da violência e, in extremis, a guerra. Ela é vista como uma forma de "purificação" da sociedade. Por meio da violência, é possível "depurar" a sociedade de seus membros fracos que pouco contribuem
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(