Super válido questionar a branquitude do giro decolonial. Agora, em pleno 2021, achar que o debate "decolonial" só gira em torno de figuras como Mignolo e Grosfóguel é desconsiderar toda uma produção que já vem tensionando essas questões há uns dez anos e propondo novos rumos.
Há muito dentro do "decolonial" que, também em razão da geopolítica do conhecimento, não ganha visibilidade. Aqui, estão incluídas tendências e movimentos que, arquitetados por indígenas, mulheres negras e acadêmicos do Sul, não chegam no que chamo de "mainstream do decolonial".
E aí, vejo que se cria um impasse que pode ser melhor pensado se assumirmos, também, os limites epistemológicos que todo campo do conhecimento produz: ele seleciona, ele dita que vai ser lido e quem vai ser entendido como "desobediente epistemicamente".
Entendo que existe uma dinâmica de tecer uma crítica ao "espantalho" do "decolonial" e não do decolonial em si. Claro, precisamos mesmo falar sobre as problemáticas de quem se diz "dono" de uma proposta de descolonização. Mas misturar o específico com o genérico é mirar em nada.
Daí que bizarrices retóricas como "decolonial é coisa de branco" não só desconsideram o debate sobre os múltiplos racismos e dimensões de identidades, como também exclui e silencia quem, usando do decolonial, fala/pensa a partir do corpo negro, da resistência indígena e tals...
Proposta: fazer igual os marxistas e criar as dimensões de um "decolonial ortodoxo" e de um "decolonial heterodoxo"
🗣️🗣️🗣️🗣️
Vou indicar algumas produções e movimentos que interagem com o decolonial, fazendo as críticas a partir do debate e utilizando o referencial teórico de forma crítica.

1) Karine de Souza Silva (UFSC) e Fernanda da Silva Lima (Unesc)
geledes.org.br/teorias-critic…
2) O podcast DescolonizaPod (@DescolonizaPod) e o projeto de curadoria artística Descolonizarte (@descolonizarte)
descolonizarte.com/about-me/
@DescolonizaPod @descolonizarte 3) Alvaro de Azevedo Gonzaga (PUC-PR, indígena de ancestralidade Guarani Kaiowá)
loja.matrioskaeditora.com.br/produtos/decol…
@DescolonizaPod @descolonizarte 4) A prática da equipe jurídica da APIB, em especial a produção teórica do @luizeloyterena
piseagrama.org/pokeexa-uti/
@o_ribs 10) Todo o debate sobre Islã decolonial que tá rolando contendingmodernities.nd.edu/decoloniality/…
@o_ribs 11) E, para fechar, deixo aqui o link de um fio que organizei com outras referências sobre decolonialidades e descolonização:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gabriel Mantelli

Gabriel Mantelli Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @gabrielmantelli

20 Oct
O QUE SIGNIFICA >>DESCOLONIZAR<<?
Um pequeno fio. 👇🏾
A ideia é reconfigurar o verbo “descolonizar” no sentido de enquadrá-lo não só à tecnologia jurídico-institucional de independência, mas, também, à emancipação dos imaginários, das subjetividades e, como arquiteta a virada decolonial, a ruptura com as múltiplas colonialidades.
A ideia de descolonizar as “coisas” – leia-se descolonizar tudo que nos rodeia – baseada no fato de que o regime moderno/colonial modificou o mundo e persiste em modificá-lo com seus legados acaba assumindo, assim, conotações diferentes no debate contemporâneo.
Read 8 tweets
8 Oct
Mas o que significa, afinal, o Conselho de Direitos Humanos da ONU (@UN_HRC) "criar" o direito humano ao meio ambiente? Algumas notas rápidas nesse fiozinho. 🧶
#sextousocioambiental
Hoje foi um dia importante para a agenda dos direitos humanos: numa votação considerada como histórica, o Conselho dos Direitos Humanos da ONU aprovou nesta sexta-feira a criação do direito a um meio ambiente saudável. noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
🧐 Ainda não saiu o texto da resolução que aprovou a criação desse direito em português, mas se quiser ver em inglês, tá na mão:
Read 10 tweets
21 Sep 20
🔴 Agora!

A @conectas apresenta, nesse momento, suas contribuições na audiência pública da ADPF 708, ação que questiona o governo federal sobre o (não) funcionamento do #FundoClima.

🧶 No fio, os principais pontos abordados na fala da @julianeiva.

conectas.org/noticias/stf-r…
> A crise climática representa um dos maiores desafios de direitos humanos da presente geração. Relatórios da ONU mostram dados alarmantes envolvendo o mais basilar de todos os direitos: o direito à vida. unenvironment.org/news-and-stori…
> Não é possível falar da crise climática sem relacionar com direitos humanos: estão de fato intrinsecamente relacionados. É preciso reconhecer que os impactos das mudanças climáticas afetam todos. Esses efeitos são sentidos cotidianamente em nossas famílias e comunidades.
Read 26 tweets
3 Sep 20
🌸 Curso online: Direito e Descolonização - Possibilidades Críticas e Jurídicas!

> 10 horas de formação online, em quatros encontros semanais aos sábados, das 13h00 às 15h30
> inscrições até 11/09
> vagas para bolsistas
> chama DM que tenho cupom de desconto Image
12/09 - O que é a teoria pós-colonial?

19/09 - Como direito e descolonização se relacionam?

26/09 - Podemos superar os dilemas jurídicos a partir de um giro decolonial no direito?

03/10 - É possível descolonizar o direito?

> Link para inscrições: shorturl.at/fuAIU
Link correto para inscrições: sympla.com.br/curso-online-d…
Read 4 tweets
14 Aug 20
#ExistePesquisanoBR 🇧🇷
Sou professor de direito na @usjtoficial e coordeno o grupo de pesquisa Direito, Desenvolvimento e Descolonização. Investigamos os encontros e os desencontros entre o fenômeno jurídico, a narrativa do progresso e os espaços/devires da luta anti/decolonial. ImageImageImage
A pesquisa da Ingrid Siqueira (@Guidilandia) almeja compreender o (não-)lugar da luta feminista na historiografia jurídico-institucional da ditadura militar.
A Beatriz Santana (@_Bsantanna) está pesquisando sobre encarceramento de mulheres pretas no estado de São Paulo.
Read 6 tweets
12 Aug 20
Celebrando o dia do(a) advogado(a), a LACLIMA (instagram.com/laclima_/) lança uma série de pequenos vídeos com reflexões sobre o papel da advocacia no combate à crise climática.
Participei dizendo que eu acredito que nós temos o papel de multiplicar a agenda jurídica do clima. +
Precisamos balizar a nossa atuação levando em consideração a relação direta e necessária entre a garantia dos direitos humanos com a proteção do clima. +
Devemos considerar não só o regramento jurídico posto como também as demandas sociais sobre a temática, especialmente de comunidades vulnerabilizadas em termos socioambientais. +
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(