Mais um estudo tipo "prova-de-conceito" mostrando a eficácia superior da máscara PFF2 em relação ao distanciamento sem máscara. Acompanhe o fio "domingueiro" desse artigo do PNAS (fator de impacto: 11,2). 😉
pnas.org/content/118/49…
Para explicar, o estudo tipo "prova de conceito" é o que testa uma teoria em condições laboratoriais ou com modelos matemáticos, agregando metodologia científica para demonstrar se a hipótese é verdadeira. É diferente de uma evidência clínica, mas tem base científica importante.
Sabemos que a forma como o SARS-CoV-2 se projeta, principalmente através dos aerossóis, demanda o uso de barreiras (além da vacina) para a não contaminação: uso de máscara e distanciamento físico. Há muitos estudos demonstrando que as medidas são eficazes. bmj.com/content/375/bm…
Fiz fio dessa revisão sistemática aqui:
Os autores do artigo destacam que ainda que as evidências apontem a proteção, não está claro como exatamente o risco de infecção é afetado pelo uso de máscara durante encontros pessoais próximos ou pelo distanciamento social sem máscara. Então, eles testaram.
Primeiro, eles calcularam os limites de risco considerando as exposições de pessoa-pessoa de acordo com a carga viral, cond. de saúde, condições ambientais (ventilação, p.ex.), física de exalação de ar, poro da máscara, etc. Foram muitos parâmetros, gerando boa robustez de dados.
Achei legal que eles fizeram projeções até considerando o que escapa (ou entra) de partículas através do mau ajuste da máscara e uso de máscaras sobrepostas...
Primeiro resultado importante: para uma carga viral infecciosa do SARS-CoV-2 (10e-8,5 cópias do vírus/mL), o distanciamento físico por si, mesmo com 3,0 m entre dois indivíduos falantes, gera risco de 90% para infecção em poucos minutos. Por isso que atento p/ a situ. "ar livre".
Caso alguém suscetível use máscara, e uma pessoa infectada sem máscara fale, a uma distância de 1,5 m, o limite superior (risco), se for a máscara cirúrgica, chega a 90% após 30 min, e, com uma máscara PFF2, permanece em cerca de 20% mesmo após 1h.
Quando ambos usam uma máscara cirúrgica, enquanto a fonte infecciosa está falando, o limite superior de risco permanece abaixo de 30%, mesmo após 1h; porém, quando ambos usam uma máscara PFF2 bem ajustada, o risco é de 0,4%. A gente já sabia, né? 😄😉
Eles fizeram também análises com combinações de máscaras cirúrgicas e PFF2, mostrando que a sobreposição, embora protetiva, não é melhor do que uma PFF2 bem ajustada sozinha.
Nos cenários testados, se uma pessoa infectada pelo Sars-CoV-2, tiver contato com uma saudável num espaço fechado (mesmo a uma distância pequena e após 20 minutos), e as duas pessoas estiverem usando máscara PFF2, o risco de contágio é de apenas 0,1% (pq não existe risco zero).
O estudo mostra que uso de máscaras apropriadas na comunidade proporciona uma excelente proteção para os outros e para si mesmo, e torna o distanciamento físico menos importante.
Então, já sabem: máscaras em todo lugar, até a pandemia acabar! 😄 #usemascara

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mel Markoski

Mel Markoski Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @melmarkoski

24 Nov
Estava devendo um fio dessa revisão sistemática sobre eficácia das medidas não-farmacológicas contra a COVID-19. Agora vai! :)
bmj.com/content/375/bm…
Bom, o objetivo do estudo foi o de revisar as evidências sobre a eficácia das medidas de saúde pública na redução da incidência de COVID-19, a transmissão SARS-CoV-2 e a mortalidade por COVID-19. A lista das ações analisadas é bem extensa! Vou destacar os achados principais.
Foram incluídos 72 estudos, dos quais 35 avaliaram medidas individuais de saúde pública e 37 avaliaram múltiplas medidas de saúde pública como um "pacote de intervenções". Oito dos 35 estudos foram incluídos na meta-análise.
Read 17 tweets
2 Aug
Assisti a duas reportagens no jornal do almoço local que me deixaram "intrigada". A primeira sobre retorno às aulas e a segunda sobre um evento gastronômico. Na sequencia explico o porquê...
Sobre o retorno às aulas presenciais nas escolas, super entendo a importância. Porém, muitas escolas não seguem os protocolos como deveriam e na reportagem, ouvi que algumas escolas não fornecerão apoio (simultâneo) dos profes aos alunos que optarem pelo ensino remoto.
Dar aula nas duas formas é um desgaste para o professor? Sim, com absoluta certeza. Fazer o aluno frequentar o ensino presencial para ter maior dedicação do professor sem vacina para sua faixa etária deveria ser o preterido? Obviamente que não. A mim, soa até como coação...
Read 10 tweets
22 Jun
Pessoal, o papo agora é sobre a diferença entre uma PFF2/N95 "padrão" e a KN95. MUITA gente acha que é a mesma coisa. Não é não! Vem comigo no fiozinho...
Conforme já expliquei, PFF2 é a classificação relativa à eficiência de filtração de 95%. Ambas N95 e KN95 são confeccionadas para essa eficiência. Mas o que faz a máscara completa? Camadas de tecidos (e poros), ajuste e testagem.
A eficiência de filtração é quantificada em laboratório, em condições controladas e experimentais. Geralmente, as testagens são feitas com cloreto de sódio (o sal de cozinha). Até aqui, podemos dizer que ambas são "eficientes" em filtrar, mas não que protegem igualmente.
Read 21 tweets
2 May
Vacinas para crianças - o que temos? Siga o fio (com base na matéria da revista Nature do dia 21/04).
nature.com/articles/d4158…
O artigo analisa como os ensaios explicarão as diferenças no sistema imunológico das crianças e a suscetibilidade à COVID-19, em comparação com os de adultos, bem como as precauções adicionais de segurança que envolvem a pesquisa médica em crianças.
E vamos lembrar que embora a doença seja menos danosa em crianças, devido ao seu sistema imune mais hábil em responder (artigo do grupo da @CrisBonorino abaixo), elas TRANSMITEM a qualquer suscetível.
medrxiv.org/content/10.110…
Read 20 tweets
30 Apr
A revista Science publicou ontem (29/04) um estudo sobre a escolaridade presencial e o risco de contaminação doméstica com a COVID-19. Acompanhe o fio!

science.sciencemag.org/content/early/…
Primeiro, destaca-se que as formas pelas quais a escolaridade presencial influencia a incidência da COVID-19 na comunidade são complexas. Mas há um consenso de que as escolas criam potenciais conexões de transmissão entre comunidades diferentes.
Isso ocorre pq mesmo que a transmissão em salas de aula seja rara, atividades relacionadas à entrada/saída de alunos, interações com professores e mudanças mais amplas no comportamento, relacionadas a diminuição de cuidados, podem levar a aumento na transmissão da comunidade.
Read 24 tweets
29 Apr
Retorno às aulas e máscaras para crianças: como deixar os pequenos mais seguros já que as PFF2 são feitas (e testadas) para adultos? O segredo está no "meltblown". Siga o fiozinho! (1/11)
"Melt-blowing" é o processo de produção de uma camada de fibras do tipo "não-tecido" que usa polímeros termoestáticos. O principal é o polipropileno. É como uma de "teia de aranha"... (2/11)
A principal vantagem desse processo na máscara é justamente essa que faz o material se assemelhar à teia: a capacidade de reter partículas e permitir a passagem do ar. (3/11)
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(