Hoje é o Dia Mundial da #Tuberculose , um dia de conscientização sobre uma doença que, segundo a @OPASOMSBrasil , "todos os dias no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30 mil adoecem com esta doença evitável e curável"

Vamos falar sobre ela 🧶👇
A tuberculose (TB) é uma doença causada por um agente infeccioso, chamado de Mycobacterium tuberculosis (ou bacilo de Koch, nome dado a partir de Robert Koch, que associou esse bacilo à doença em 1882) paho.org/pt/campanhas/d…
Segundo o link acima, "nas Américas, todos os dias morrem mais de 70 pessoas e cerca de 800 adoecem dessa doença. Estima-se que, em 2020, havia 18,3 mil crianças com TB nas Américas, metade delas com menos de cinco anos de idade."
No Brasil, ainda temos muitos casos de tuberculose, como mostrado pela @EthelMaciel que é presidente da @redetuberculose , uma ONG de pesquisa que trabalha em ações para o controle da tuberculose no país
Segundo o @ISGLOBALorg "1 pessoa com TB ativa e não tratada pode espalhar a doença para 10-15 pessoas em 1 ano". Não podemos deixar de monitorar, investir e criar a mais ações contra essa e outras doenças, que acometem muitas pessoas todos os anos
Os principais sintomas da tuberculose são relacionados aos pulmões, mas em casos mais graves em que o bacilo pode alcançar outros tecidos, podemos ver, por exemplo, meningites causada pelo bacilo da tuberculose cnnbrasil.com.br/saude/dia-mund…
Curiosidade: há um poema chamado Pneumotórax, de Manuel Bandeira, que retrata seu convívio com doença:
"Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse (...)" sbp.com.br/fileadmin/user…
O tratamento da tuberculose também traz desafios enquanto a adesão: esse tratamento pode ser longo (durando seis meses a um ano), com o uso de antibióticos para agir sobre o bacilo. Essa longa duração e os ciclos de melhora podem levar a interrupção do tratamento - o que é ruim
Em um estudo divulgado pela Fiocruz, a baixa adesão também é um reflexo de estigma em relação à doença, além dos efeitos colaterais do uso da medicação. Interromper um tratamento com antibióticos traz riscos de seleção de bactérias multirresistentes
portal.fiocruz.br/noticia/tuberc…
Segundo dados divulgados pelo @minsaude a incidência de tuberculose (por 100 mil habitantes) teve seus valores mais altos em três estados: Amazonas, Acre e Rio de Janeiro, em 2020.

gov.br/saude/pt-br/me…
Em relação a mortalidade por essa doença, em 2019, 13 estados apresentaram coeficiente superiores ao coeficiente do país: Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Roraima, Ceará, Acre, Alagoas, Bahia e Espírito Santo
Ainda, esses mesmos dados mostram um crescimento dos casos de tuberculose em populações mais vulneráveis, no período entre 2015-2020:
Como nos proteger? VACINAÇÃO.

Temos a vacina BCG, que ajuda muito nessa proteção, especialmente se tivermos altas coberturas vacinais, vemos uma prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada). familia.sbim.org.br/vacinas/vacina…
Segundo a @SBIm_Nacional "OMS estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Impacto como este depende de alta cobertura vacinal"
Sempre to recompartilhando por aqui alguns fios alertando para as baixas coberturas vacinais aqui no Brasil. Na Bahia, por exemplo, a BCG teve a maior queda na cobertura infantil, caindo de 102,9% para 55,9%, comparando 2015 com 2021.

g1.globo.com/ba/bahia/notic…
Essas baixas coberturas alertam para o risco da recirculação dessas doenças, afetando principalmente populações vulneráveis e não-vacinadas. São doenças que impactam na qualidade de vida e trazem risco a propria vida - e são evitáveis por vacina. noticias.uol.com.br/colunas/carlos…
O @ConassOficial publicou um texto que discute as razões dessas coberturas mais baixas. Nosso modelo de atenção à saúde prioriza condições agudas, sem um acompanhamento das pessoas, p.ex. Investimentos em Atenção Primária à Saúde (APS) são relevantes

conass.org.br/consensus/qued…
Para saber mais sobre Atenção Primária à Saúde: paho.org/pt/topicos/ate…

Devemos reforçar a conscientização para doenças como a tuberculose, que geram impactos para o indivíduo e para a sociedade.

No dia de hoje, lembre-se que muitas pessoas sofrem com isso, todos os dias.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻

Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Mar 22
Diabetes e COVID longa: Um grande acompanhamento (01/03/20-30/09/21) de mais de 4 milhões de indivíduos revelou que, após a recuperação da infecção pelo vírus da COVID-19, há um aumento significativo de risco para diabetes, mesmo em não-hospitalizados

Fio da tarde 🧶👇 Image
Resumo do fio:
🔹Pessoas recuperadas de COVID-19 apresentam risco aumentado para diabetes e uso de anti-hiperglicêmicos
🔹Mesmo aqueles não hospitalizados também apresentaram riscos significativos
🔹Riscos aumentaram de acordo com a gravidade da COVID-19
A diabetes mellitus (DM) é uma doença do metabolismo, em que o indivíduo pode ter uma produção insuficiente de insulina e/ou a insulina não consegue exercer seus papeis fisiológicos sobre corpo (que seria "resistente" a insulina). bvsms.saude.gov.br/diabetes/#:~:t….
Read 25 tweets
Mar 17
Vacinas seguem protegendo contra a BA.2? Sim!
Dados do Catar🇶🇦 mostram a proteção contra hospitalização pelas vacinas de RNA:
🔹Após a 2ª dose: 70-80%
🔹Após Reforço: >90%
Sem diferença significativa para efetividade contra infecção sintomática entre BA.1 e BA.2!

🧶👇 Image
O preprint pode ser conferido em: medrxiv.org/content/10.110…

Para a efetividade contra infecção sintomática, vemos valores mais baixos (~50%, comparado com a efetividade contra hospitalização) e, para a Omicron, isso não é uma novidade
Temos 2 pontos importantes aqui:
1) é esperado que os níveis de anticorpos circulantes no sangue caiam depois de alguns meses. Mas, em paralelo, eles aumentam sua qualidade.

science.org/doi/10.1126/sc…
Read 29 tweets
Mar 15
@sailorrooscout fez um fio atualizando sobre a variante BA.2 (sub-linhagem da Omicron) e crescimento de casos na Europa.

Vou comentar alguns tópicos sobre isso no mini-fio abaixo, além de trazer também a BA.2.2 que tem sido comentada nesse contexto 🧶👇
Antes de qualquer coisa, ressaltar a pessoa incrível que é @sailorrooscout - além de cientista, um ser humano incrível! Perguntei para ela se ela se importava se eu traduzisse alguns tuítes para trazer para o pt-br e ela foi muito gentil, como sempre!
Para quem quiser dar uma relembrada sobre a BA.2, tenho fio sobre ela aqui:
Read 25 tweets
Mar 14
A pandemia gerou muitas mudanças na rotina (em resposta a esse cenário), e especialistas se questionaram sobre os impactos disso no desenvolvimento infantil.

Infelizmente, muita fake news também tá rolando em paralelo.

Irei comentar um pouco sobre esse assunto nesse fio👇🧶
O fio terá como base e trará algumas traduções, adaptações e complementações de um artigo bem bacana publicado na @Nature que pode ser lido na íntegra no link: nature.com/articles/d4158…
O neurodesenvolvimento é um dos processos mais incríveis de se estudar. A forma como as redes neurais se desenvolvem, migram e criam caminhos, originando o sistema nervoso, é fantástica. Meu foco durante a pós em neurociência foram aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento.
Read 31 tweets
Mar 14
@sailorrooscout trazendo alguns comentários importantes sobre a Europa e o crescimento de novos casos que já vem sendo observado: "fim das medidas mitigatórias, BA.2 superando a BA.1, necessidade de reforço nos mais vulneráveis"
@schrarstzhaupt comenta esse conteúdo da @luizacaires3 que aponta a preocupação sobre essa nova onda de crescimento. Me preocupo principalmente num possível crescimento nos vulneráveis e ainda suscetíveis (não vacinados ou populações de baixa cobertura).
Concordo com o @vitormori que, cada vez mais, precisaremos reforçar a relevância do uso da máscara, especialmente naqueles de maior vulnerabilidade, e considerando também os possíveis riscos que atividades/ambientes podem trazer
Read 5 tweets
Mar 10
Um artigo recente fez com que muitas pessoas de modo equivocado falassem que o RNA mensageiro da vacina da Pfizer poderia se integrar ao nosso material genético.

@mab_sp125 e eu vamos apontar os problemas do artigo e onde estão os erros dessa interpretação 👇🧶
A transcrição é um processo em que se cria uma fita de RNA a partir de uma fita de DNA, ou seja, é como se pegássemos informações específicas do material genético para criar uma receita que pode dar origem, entre várias moléculas, a proteínas.
Já a transcrição reversa é quando um RNA é transformado de volta em um DNA. Esse processo é importante para as células, utilizado por alguns vírus para incorporar seu material no genoma do hospedeiro e também é usado para técnicas de biologia molecular!
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(