Profile picture
Carapanã @carapanarana
, 24 tweets, 7 min read Read on Twitter
A intenção da minha participação no @viracasacas era tentar explicar porque muitos que se intitulam "liberais" ou "libertários" adotam posturas mais próximas do conservadorismo extremo (ou mesmo do etnonacionalismo).
Um exemplo próximo de nós é a declaração do MBL, na figura de Renan Santos. “Com ou sem psdb. A aliança q pode lhe eleger está no pmdb dem evangélicos agro e mbl. Nosso trabalho será o de unir essa turma num projeto comum.” piaui.folha.uol.com.br/o-grupo-da-mao…
Uma estratégia que reúne um lobby forte em prol de plutocratas e pautas morais é típica de think-tanks norte-americanas como a Heritage. Exemplificada aquei para o caso dos embates em torno do direito ao aborto nos EUA.
Meu incômodo com esse tipo de agenda, no entanto, vai além da simples discordância de seu conteúdo. Hoje ela é apropriada por pessoas que identificam como "liberais", libertárias" ou "conservadoras" mas têm outras prioridades.
O sinal de alarme vem com a crescente infusão dos ideais de nativismo, autoritarismo e nacionalismo étnico. Vide a reação de setores influentes direita brasileira aos nacionalistas étnicos poloneses.
Identificações políticas, como a de "liberal clássico", são usadas atualmente para descrever Donald Trump (!?), ou como autoidentificação por Carl Benjamin (o tal Sargon of Akkad), que é um entusiasta da alt-right e um de seus influenciadores mais populares.
Por outro lado muitos que se dizem "libertários" (Molyneaux, Chris Cantwell, Hans Hoppe, e Lew Rockwell - que foi o presidente do Mises Institute) estão cada vez mais pautados por questões de "realismo de raça". Como mostra a gafe recente do Mises BR.
A publicação de um artigo no MisesB BR, falando que "diversidade" e "miscigenação" são problemas não foi somente um "erro editorial". É o sinal de como esse tipo de argumentação se tornou lugar comum em certos circuitos libertários. thedailybeast.com/the-insidious-…
No lado do conservadorismo há exemplos e exemplos desse tipo de pensamento, gente inclusive alçada à condição de estrelato nos EUA: Ann Coulter, Sebastian Gorka, Steve Bannon, Pat Buchanan e outros.
No Brasil, Olavo de Carvalho se tornou o "grande nome" do conservadorismo. No seu discurso estão chavões e mais chavões dessa nova direita (apologismo aos Confederados, patologização dos divergentes) incluindo o aval à figura de Alex Jones.
Nos EUA essas guinada da direita é alvo de análise e crítica por vários nomes à direita, sejam conservadores ou estudiosos da história do conservadorismo (Rick Wilson, Tom Nicholls, Marybeth Glenn, Charles Sykes). esquire.com/news-politics/…
Há também uma disputa dentro do campo do libertarianismo, especialmente depois que Rockwell e Rothbard decidiram produzir uma coligação com a direita nativista e reacionária dos EUA. reason.com/blog/2011/12/2…
"Isso é localizado. Você está vilanizando a direita. Não citou tal a história de tal tradição política." Esse tipo de crítica é normal, esperada e conveniente: não cabe a mim salvar a tradição intelectual de ninguém. Debate honesto exige apontar fontes e corrigir erros.
O interesse por esses tópicos, inclusive, foi potencializado por pessoas das mais diferentes tradições políticas que tiveram a boa vontade de entrar em contato comigo, apontar problemas e discutir o que está acontecendo.
Também não se trata de erguer os espantalhos. Milo Yiannopoulos, cuja correspondência vazada mostrou que mantinha contato regular com neonazistas e nacionalistas étnicos, era o convidado de honra do CPAC (Conservative Political Action Conference).
theguardian.com/us-news/2017/f…
Milo Yiannopoulos durante anos foi saudado como "uma estrela contra o politicamente correto". Chegou a ser convidado para falar no programa de Bill Maher, onde foi comparado a Cristopher Hitchens.
theguardian.com/commentisfree/…
Há um número considerável de celebridades que se intitulam "liberais clássicas", "libertárias" ou "conservadoras" que usam sua enorme audiência para divulgar ideias extremas ou inverídicas (Dave Rubin, Alex Jones, Ann Coulter etc).
É possível ignorar o que está acontecendo agora, onde a educação política das pessoas passa pelo Youtube e por outras redes sociais, em prol dos "princípios" de tradições políticas? Não mesmo.
Falando em erros: errei no @viracasacas ao apontar que Thomas Sowell teria concordado com as teorias racialistas de Charles Murray. Me apontaram que não foi bem assim: j-bradford-delong.net/movable_type/2…
O texto no qual Sowell parecia ter concordado com a hipótese do Murray (sobre a relação entre raça e QI) foi escrito antes de sua resenha do livro. Aqui ele diz que a obra de Murray é "mal compreendida". townhall.com/columnists/tho…
Com o "realismo de raça" sendo defendido a torto e a direito como "ciência de verdade" no Youtube e em várias plataformas da direita, esse é um ponto ao qual vamos voltar várias vezes.
Aqui o episódio do @viracasacas para quem não escutou.
soundcloud.com/user-979446201…
No Brasil, até onde eu vi, o único nome à direita a chamar atenção para essa questão foi Demétrio Magnoli.
www1.folha.uol.com.br/colunas/demetr…
Apesar de alguma lucidez, Demétrio até para falar dos deméritos da direita populista enfia Marx no meio (filho feio não tem pai).
www1.folha.uol.com.br/colunas/demetr…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carapanã
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!