Profile picture
que Tito foi esse? @titolp
, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
Sobre a polêmica da proibição do canudo de plástico:

O pessoal precisa aprender o conceito de 'estatisticamente insignificante'.

Cada canudinho de plástico pesa¹, em média, 0,6g, ou 0,00063kgs. A produção de resídios sólidos urbanos brasileira é de 1,05kgs² per capta por dia.
A produção de resíduos sólidos urbanos brasileira é também metade da produção dos países de desenvolvidos, que é de 2,07kgs³ per capta por ano. Importante frisar que os países desenvolvidos produzem quase metade de todo lixo produzido no mundo⁴.
E, para completar, a produção de resíduos sólidos urbanos representa apenas 2,5% de toda a produção de lixo⁵. Ou seja, os grandes responsáveis pela produção de lixo e desperdício no mundo são os países desenvolvidos, mineradoras, pecuaristas, agroempresários e industriais.
Assumindo que cada habitante do país consuma um canudinho de plástico por dia (chute bem alto, diria que é menos 1% disso), o consumo de canudo de TODOS OS BRASILEIROS significaria apenas 0,000000037% da produção de lixo global, o que é estatisticamente insignificante.
Outros problemas também podem ser verificados. Algumas bebidas, como a água de coco vendida em toda praia brasileira, necessitam de canudinhos já que as alternativas que seriam copos plásticos, produziriam mais lixo.
Há também a questão de acessibilidade, visto que diversas Pessoas com Deficiência precisam do canudo para conseguir beber em estabelecimentos comerciais de forma inclusiva⁶. Mais bem explicado na thread da fonte.
No fim, essa política me parece só cortina de fumaça. Uma tática de marketing usadas por políticos pra angariar simpatia da parcela da população que se preocupa com meio ambiente, com uma política que parece que é em prol do meio ambiente, mas que na prática não altera nada.
Eles fazem isso porque é uma política que não ataca o poder, por isso não tem resistência contrária. Mas se ela não ataca o poder geralmente é porque não tem nenhuma eficácia.
Se queremos realmente uma solução para o desastre ambiental que estamos vivendo, a única alternativa é enfrentar os principais responsáveis pela situação que estamos: o imperialismo, os ruralistas e grandes latifundiários, as mineradoras, petroleiras, complexos industriais etc.
E não querendo cair sempre na mesma resposta, mas me parece que apenas com políticas ferozmente anti-capitalistas que podemos com efetividade melhorar o meio ambiente e salvar o planeta.
¹ - Cálculo a partir do peso de uma embalagem contendo 3000 canudos. fonte: theoto.ind.br/canudo/

²- fonte: brasil.elpais.com/brasil/2016/10…

³- fonte: siteresources.worldbank.org/INTURBANDEVELO…; p. 83

⁴ fonte: ibid.; p. 9
⁵ fonte: imagem
per capta por dia*****
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to que Tito foi esse?
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!