Profile picture
que Tito foi esse? @titolp
, 15 tweets, 3 min read Read on Twitter
thread: O Escola Sem Partido é completamente antiliberal. Liberais do Novo, MBL e Bolsominions defenderem esse projeto deveria ser uma atrocidade, em especial pq existe uma solução pro problema que eles alegam (doutrinação) que não usa o Estado e empodera os indivíduos livremente
Vamos começar pelo começo: o Escola Sem Partido (ESP) é um projeto que busca solucionar uma suposta "doutrinação" de esquerda presente nas salas de aula, por conta de estudantes serem a parte mais frágeis da relação ensino-aprendizado.
Que isso não acontece, na prática, é óbvio. Se acontecesse uma doutrinação nas escolas e universidades, ela seria, no mínimo, ineficiente, já que o Bolsonaro conseguiu a maioria dos votos dos jovens e da parcela que tem Ensino Superior.
Mas vamos supor que tudo isso é verdade. Que existe uma doutrinação de esquerda nas escolas. Por que a única solução apropriada é deixar q o papai Estado resolva com mão de ferro? Onde está a fé liberal no poder do indivíduo e nas suas liberdades de escolha sem controle estatal?
E essa solução existe. Se chama avaliação de curso. Por que não investir em espaços exclusivos para estudantes, mediados por pedagogos, onde aqueles que mais sentem os problemas do dia a dia da sala de aula possam debater entre si, desvendar problemas e propor soluções?
Porque realmente existe uma assimetria de poder na relação aluno-professor. Porque diversos professores realmente possuem problemas pedagógicos, de autoritarismo, proselitismo e avaliação. E precisam existir mecanismos eficientes para resolver estes problemas.
Através de avaliações de cursos institucionais, estudantes poderiam se empoderar e se corresponsabilizar pelo processo de ensino, seu futuro e as próprias escolas e universidade como um todo. Dá autonomia ao indivíduo ao invés de deixar pro Estado malvadão no controle.
E, acreditem, professores que tentassem doutrinar, pra esquerda ou direita, seriam duramente criticados pelos estudantes, assim como qualquer professor que tentar passar versões parciais das aulas, ou que não seguissem o plano de ensino, e teriam que resolver o problema ou vazar
Essa é a solução q os liberais deveriam amar e defender com unhas e dentes, se eles realmente acreditam no poder dos indivíduos em liberdade, se realmente acreditam que o Estado só existe para coagir a ação dos indivíduos e é um empecilho para o desenvolvimento econômico e humano
Romper a hierarquia da sala de aula, horizontalizar processos de ensino e aprendizagem, dar autonomia aos estudantes é, curiosamente, princípios da educação paulo freiriana, que ao contrário dos boatos, não domina nossa educação (mas sim domina a da da Finlândia, Suécia, etc).
Liberais apoiarem ESP e não defenderem Avaliação de Curso Institucional mostra que seus interesses não são o de dar liberdade e proteger estudantes de doutrinação, mas sim controlar por via do Estado o que pode ser dito ou não, impedir estudantes de terem ensino crítico.
De falsear a brutalidade da nossa Ditadura, de manter embranquecida nossa História, de impedir aulas contra preconceito e homofobia, de apagar da nossa memória as atrocidades da nossa colonização e nossa história de subserviência aos países imperialistas. O que já acontece hoje
É transformar o principal ambiente institucional de formação humana em um espaço estéril, asséptico, quadrado e vazio. É fazer das escolas não um ambiente de formação de humanos socialmente ativos, mas de robôs alienados com única função de ser macacos do mercado de trabalho.
É, inversamente, converter os colégios em Escolas com Partido. O partido do mercado, que não quer humanos engajados, mas mão de obra barata, que não critica seu lugar na sociedade e não quer transformá-la. É reduzir as escolas em linha de fábrica de pessoas sem liberdade.
MBL, Novo e Bolsominions defendendo Escola Sem Partido mostra q liberdade pra eles só vale pra tirar direito trabalhista, diminuir salário e defender propriedade de latifundiário. A verdadeira liberdade, a criativa e crítica, eles querem longe da sociedade.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to que Tito foi esse?
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!