Profile picture
Davi Lyra-Leite @davilyra
, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
Hillary não se envolveu numa controvérsia fábricada sobre seu servidor de e-mails. Ela violou a lei e não foi processada porque isso implicaria em ações pelo menos administrativas contra o presidente Obama que sabia do uso ilegal do servidor.
Pintar essa violação da lei como sendo algo partidário é sinônimo de fake news. Pode-se achar que não seria o suficiente para colocar a candidatura em xeque, beleza. Mas não é uma controvérsia fabricada.
Comey errou ao não recomendar que o DoJ proseguisse com a ação criminal. Isso não quer dizer que a candidata democrata era inocente. Apenas que elementos políticos ulteriores pesaram mais do que a letra da lei e as ações da ex-primeira dama e ex-Secretária de Estado.
Americanos votaram no Trump. Mas, principalmente, deixaram de votar em Hillary. Se você não sai da bolha DC-LA-NYC, dificilmente vai enxergar que foi isso que decidiu a eleição. Não foram os votos no cara laranja, mas a perda de votos dos democratas em áreas além da lacrosfera.
Não devemos subestimar o Bolsonaro, assim como os americanos subestimaram o Trump. Mas dificilmente um candidato brasileiro seria estúpido como a HRC de não ir a swing states como Michigan e Wisconsin, e focar a campanha em NYC e CA, lugares amplamente democratas.
Numa versão brasileira, isso seria o Alckmin abrir mão de fazer campanha em Minas para ficar o tempo todo na cidade de São Paulo. Seria burrice.
Hillary perdeu a eleição por 80 mil votos espalhados em 3 estados.
Para se ter uma ideia, em Pennsylvania, Donald Trump ganhou 290 mil votos em relação a Romney. Enquanto Hillary perdeu 64 mil votos em relação a Obama em 2012. Mesmo assim, se ela mantivesse os votos de Obama, ela teria levado o estado.
Em, Wisconsin, HRC teve quase 240 mil votos a menos que Obama. Enquanto Trump teve 2 mil votos a menos que Romney. Como Trump não dilacerou a base eleitoral de Romney, ele levou o Estado.
Detalhe, entre 2008 e 2016, os Democratas perderam 438 mil votos só nesse estado!
No Michigan, Hillary dilacerou quase 300 mil votos que Obama tinha ganhado em 2012. Enquanto Trump ganhou 164 mil votos em relação a Romney. Nesse caso, ela também ganharia o estado caso mantivesse a votação de Obama.
Caso HRC vencesse Michigan e Pennsylvania, ela teria ganhado a eleição. Mas ela escolheu não fazer campanha no Michigan e abriu mão da Pennsylvania para focar em NYC e California, onde fazia profícuos jantares de arrecadação de fundos.
É muito mais fácil colocar a culpa na mída -- que sim foi uma desgraça na cobertura eleitoral --, ou nos eleitores do Trump -- tornando-os os outros no debate --, do que criticar uma candidata deveras ruim e corrupta. Mas quem perdeu a eleição foi Hillary, não a mídia.
Qualquer análise sobre as eleições de 2016 nos EUA que não passe por essa crítica estará sempre incompleta. Sim, é difícil atacar a "líder-sensacional-que-deveria-ser-presidente-mas-foi-roubada-do-cargo", mas ela foi uma escolha ruim do partido e da própria mídia.
Só um último lembrete: a falta de fé na democrata era tão grande que 5 dos delegados que deveriam votar nela abriram mão de fazê-lo. 3, inclusive, votaram em um Republicano (Colin Powell), em vez de votarem em Hillary.

en.wikipedia.org/wiki/United_St…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Davi Lyra-Leite
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!