Profile picture
Rui Pina @camandro
, 20 tweets, 4 min read Read on Twitter
Sobre a reportagem de hoje da Linha da Frente na @rtppt importa referir algumas coisas. Porque realmente há muita coisa para fazer no sector das águas mas há ali muita coisa que não está bem explicada
Começando pelos fontanários! Existindo alternativa com água tratada (leia-se água da rede de abastecimento público) a Ent.Gestora não tem nem deve controlar a qualidade da água dos fontanários (DL 306/2007). Nestes deve ser colocado um aviso “Qualidade da Água não controlada)
Colocar “água imprópria para consumo” é tão errado como colocar “água própria”, porque essa água se não é controlada não se pode afirmar o seu estado!! Apenas se pode dizer como estava há altura da amostragem!
Todas as entidades gestoras devem desencorajar o uso de água não tratada, apesar da generalidade para população achar que a água da fonte é que é boa porque é corrente etc... como no tempo dos avós... esquecem-se que andam há anos a contaminar terrenos com pesticidas, fossas...
As redes de condutas e colectores deve ser renovada... claro que sim, e a uma velocidade MUITO superior à que é feita... mas é com que dinheiro? As pessoas ainda pensam que a água deve ser de borla! A cobertura de gastos é ridícula e obriga a reestruturações urgentes...
Não há avisos (e desconfio que nunca vai haver) de fundos comunitarios para substituição de redes! O pensamento é que a rede deve ser auto-suficiente, ou seja, deve-se cobrar o serviço ao preço necessário a cobrir os gastos!
Nas grandes cidades é fácil! Faz-se uma extensão de rede de 20 metros servem-se 3 prédios e fazem-se 60 contratos de água! Eu faço uma extensão de 5700 metros para fazer 20 contratos de água! Essa obra nunca será paga na vida! Mas a água no local não tinha qualidade.
Depois acusam que no interior do país a qualidade das Infraestruturas é pior... (devem pensar que a água das cidades vem da chuva)... a única vantagem que o “não interior” tem é a maior população servida que faz com que a água renove mais rapidamente nas redes...
O tempo de permanência da água na rede numa zona povoada é muito diferente de uma zona com poucos habitantes, e isso obriga o interior “sem capacidade” de ter de saber mais do que os capacitados do “não interior”
Obriga a planos de controlo operacional, onde constam descargas de rede frequentes, e análises que vão para lá do obrigatório! Também não sou parvo, a minha entidade gestora faz tudo isso mas conheço entidades completamente irresponsáveis nestes aspectos...
Quanto aos incumprimentos ja registei várias vezes de ferro, níquel,..., sabem a que conclusão chegaram as análises? Que o incumprimento vinha da rede predial! Canalizações antigas, acessórios de má qualidade... os incumprimentos? Esses ficam registados na entidade gestora!
Claro que também há incumprimentos por culpa da entidade gestora, há falhas humanas, há falhas mecânicas, etc... se as pessoas não são informadas do incumprimento é porque a autoridade de saúde (a quem comunicamos o incumprimento imediatamente) não considera necessário!
No entanto os editais são públicos e obrigatórios de publicar até dois meses após o fim trimestre (claro que há entidades gestoras que acham que são as maiores e até tentam enganar o pessoal...)
Quanto ao saneamento: Se os pensos higiénicos aparecem no rio vindos da ETAR (para além do problema dos graduados da ETAR) temos de perceber a falta de noção de parte da população que deita tudo para o saneamento! (Nem imaginam...)
Qd a entidade onde trabalho aprovou um regulamento onde toda a gente passou a pagar saneamento, quem n tem serviço fixo tem direito a 3 limpezas de fossa, os pedidos aumentaram 150% agora pensem para onde despejavam as pessoas o saneamento antes de serem “obrigadas” a pagar.
Aquela imagem da água a sair das torneiras castanha vindo da
Senhora do Desterro: Oliveira do Hospital é abastecido em cerca de 85% pela barragem da SD. Nunca, nunca, a água chegou assim a qualquer torneira no concelho!
Os problemas depois dos incêndios foram (e são) mais que muitos, ficamos com o abastecimento cortado (várias vezes!!) devido à turvação e trabalhámos muito para que não faltasse água própria para consumo nas torneiras, com recurso a outras captações do Município
Portanto não generalizem os problemas (que sim existem em muitos sítios), mostrem os problemas mas expliquem-nos como deve ser e não façam uma reportagem que mistura água de fontanários com água da rede por exemplo!
Ah quanto ao que foi dito sobre os incumprimentos de pH nem vou dizer nada porque é só estupido!
E já que estão a ler esta thread ficam a saber que ao contrário do que afirma a @rtppt a legionella não se transmite por ingestão de água! Se não acreditam perguntem ao vosso médico! ;)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rui Pina
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!