Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Quem nunca se acabou numa pista de dança? Por mais q você tenha dançado assim, nunca conheceu alguém que tivesse morrido de dançar, como ocorreu com os moradores da cidade francesa de Estrasburgo em 1518. Morrer, nesse caso, ñ é força de expressão: as pessoas realmente morreram.
Neste mês de julho, completam-se 500 anos de um dos episódios mais bizarros da história humana: a epidemia de dança de 1518. Tudo começou quando a moradora Frau Troffea começou a dançar sozinha e sem música no meio da rua.
Inicialmente, ela foi encorajada por palmas e gritos, mas logo perceberam que havia alguma coisa errada: ela não parava de dançar. A mulher continuou com os movimentos rítmicos durante seis dias. Mas a coisa não parou por aí.
O bizarro comportamento se espalhou: após uma semana, 34 pessoas estavam dançando também. Em um mês, o número chegou a 400 pessoas. Nada fazia com que elas parassem de dançar, nem a exaustão ou ataques cardíacos. Segundo um jornal da época, 15 pessoas morriam ao dia.
Médicos e astrônomos (você leu certo) da época concluíram que a epidemia era uma doença natural, causada por “sangue quente”. Os habitantes saudáveis construíram palcos e levaram músicos ao local, pensando que a crise cessaria se fosse estimulada.
A ideia se mostrou catastrófica: com isso, mais pessoas se ficavam estimuladas a se juntar aos dançarinos, fazendo crescer a epidemia. Depois de quatro meses de dança ininterrupta, a epidemia parou da mesma forma que começou: repentinamente. E as pessoas retomaram a vida normal.
Por séculos, especialistas discutiram se a epidemia da dança foi doença real ou um fenômeno social. Evidências mostram q a epidemia foi uma espécie de contágio cultural, um transe, q atinge populações em extrema dificuldade, fazendo com q elas queiram dançar até perder a cabeça.
Diversos surtos parecidos aconteceram pela Europa. Um deles, ocorrido em 1374, se espalhou por diversas cidades da Bélgica, Luxemburgo e noroeste da França. Outra explicação é de q os afetados ingeriram uma espécie de fungo com ação psicotrópica q infecta cereais como o centeio.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!