, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Eu tenho alguns problemas muito sérios quanto a Marina. Sim, a sua equipe econômica é boa e ela tem alguns bons conselheiros em áreas como educação. Mas quando qualquer coisa bate de frente com os esquerdismos do passado ou ambientalismo tacanho, ela tende a ter posições ruins.
Casos claros são a oposição à reforma trabalhista, a opinião sobre o imposto sindical (no máximo em cima do muro), e propostas como matriz energética puramente à base de fontes "limpas" ou criar empregos via painéis solares.
Ela é tão dirigista top-down em aspectos ambientais que dá medo. Todos os ganhos que uma agenda de simplificação regulatória e tributária do Giannetti poderiam ter, podem ser facilmente evaporados com uma política energética ruim ou red tape para construção e infraestrutura.
Sim, painéis solares parecem bonitinhos e são uma alternativa para geração de energia. Mas só isso: uma alternativa. Eles apresentam zilhões de tradeoffs da mesma forma que hidrelétricas, termonucleares, térmicas, etc.
Um dos principais tradeoffs é o custo. Outro é a questão de intermitência. Um terceiro é o armazenamento ou a distribuição de energia. Um quarto são aspectos ambientais relevados -- tipo uma área desmatada grande para ter os painéis, a cremação de aves que passam por eles, etc.
Será que ela conhece e entende bem algum deles? Ou mesmo que "acredita" que eles existam? Não sei. E isso é bem perigoso porque quando ela quer ser centralizadora e autoritária, ela dá inveja a Bolsonaro -- especialmente por usar a sua fragilidade física para coagir outros.
Na questão dos esquerdismos, eu resumo numa frase: se o Giannetti (ou qualquer economista não de esquerda) e o Randolfe Rodrigues baterem de frente em algum tópico, a tendência é que ela fique com o Randolfe. De novo, tenho muito receio disso.
Ela com certeza é melhor que Ciro, Daciolo, Boulos, Haddad e em vários (muitos) aspectos que o Bolsonaro. Mas isso não é algo muito difícil e diz pouco sobre a candidata. Em um país com debate mais qualificado, dificilmente ela conseguiria se manter viva por 3 ciclos eleitorais..
Marina nos EUA seria uma Jill Stein. 1% dos votos, um séquito de apoiadores apaixonados, mas só. Provavelmente a equipe dela estaria dividida entre outros candidatos mais "consistentes", porque eles apresentariam uma melhor retórica do que as opções brasileiras atuais...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Davi Lyra-Leite
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!