Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Muita gente diz que o segundo colocado é o primeiro perdedor. Uma pesquisa científica feita mostra que isso não é exatamente verdade...
Professor da Universidade da Virgínia, Adam Leive publicou no Journal of Health Economics estudo comparando a evolução pessoal e profissional de atletas q foram 1º ou 2º colocados em Olimpíadas de 1896 e 1948. Em geral, ganhar a medalha d prata resultou em destinos mais prósperos
O recorte histórico é importante, pois aborda o período em q os atletas eram amadores. Ou seja, suas vidas não eram, ou eram influenciadas de modo fraco pelo sucesso esportivo. Hoje, vencer os 100 metros rasos numa Olimpíada garante gde possibilidade d sucesso até o fim da vida.
Naquela época, porém, tanto os vencedores quanto os segundos colocados voltavam para casa precisando procurar um emprego “comum”. E também não era possível manipular a performance com o uso de esteroides ou estimulantes.
Leive observou que 70% dos atletas que ficaram em segundo lugar nas competições conseguiram se tornar trabalhadores profissionais, enquanto apenas 20% dos vencedores no esporte conseguiram tal feito. O restante ficou com empregos semiprofissionais ou se tornaram vendedores.
Os segundo colocados também alcançaram maiores salários e tiveram, em geral, vida um ano mais longa do que a de seus competidores, segundo a pesquisa. Embora os medalhistas de ouro recebessem grande atenção da mídia em função de suas vitórias, a fama era extremamente passageira
Há limitações no estudo: não foi analisado o histórico de alcoolismo e uso de drogas pelos atletas, que pode ter sido potencializado por eventuais sucessos ou fracassos. Mas Leive ressalta que todos eles mesmo porte físico e partiam de uma condição de quase anonimato.
A diferença é que, para os segundos colocados, o sucesso pode não ter vindo na pista de corrida, mas se tornou uma obsessão depois da derrota.
Fonte e mais informações: muitointeressante.com.br/blog/o-segundo…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!