Profile picture
battz @botts___
, 15 tweets, 2 min read Read on Twitter
THREAD sobre moro no ministério da justiça
1-Não há absurdo algum no convite em si – acho uma grande sacada política, inclusive - mas há, no fato dele aceitar, uma vez que tira uma vantagem pessoal, de circunstâncias que, para o bem ou para o mal, ele ajudou – voluntariamente - a criar.
2- há de se analisar o contexto: a operação lava-jato acabou. o que resta agora é só rescaldo. o objetivo primal de prender lula e declará-lo inelegível foi alcançado. o objetivo secundário –eleger álvaro dias– flopou. Mas não de todo, elegendo um presidente radicalmente anti-pt.
3- o núcleo da lava-jato, oriundo da escola de direito da ufpr está longe de ser “ultra-conservador”. ou até mesmo, conservador. muito ao contrário. É alinhado com a centro-esquerda.
4- entretanto as circunstâncias mudam e com ela, os atores. "não tem tu, vai tu mesmo". isso nos leva a aproximação com o bolsonarismo.
5-a grosso modo, moro é só mais um dentre os cerca de 2.000 juízes federais de primeira instância. não precisa pesquisar muito para descobrir que na estrutura do judiciário, ele estaria muito mais perto da base da pirâmide, do que do vértice.
6- dito isso, com o rescaldo da lava-jato, em se permanecendo onde estava, em um ou dois anos, estaria no total ostracismo.
7-no íntimo, moro sabe que não tem currículo para entrar no supremo. deve haver centenas de magistrados mais preparados do que ele, seja no próprio judiciário, seja nos meios acadêmicos. Entretanto ele tem a marca "lava-jato" na testa, que a manada acéfala, ama. e o timing.
8- se entrasse no supremo agora, restaria a moro, fazer para bolsonaro, à direita, o que lewandowski faz para o pt – passar pano. nenhum ministro atual deseja moro lá agora e ele sabe disso, obviamente.
9-a alternativa então, seria a de no ministério da justiça, criar uma “marca” – nem precisa aplicar – e usá-la como pátina para o seu currículo. para então alçar aquilo que realmente importa pra ele: o stf.
10- entretanto há riscos envolvidos: o staff de bolsonaro é baixo clero demais. denúncias de corrupção pipocarão, mais cedo, ou mais tarde. e o presidente fará, inexoravelmente, o que qualquer presidente faria: passar pano. e isso pode respingar nele (moro)
11- a indicação futura de moro para o supremo não é, portanto, uma “barbada” como se apregoa.
12- o ministro ives gandra tem interesse na vaga também. e tem mais currículo, além de ser genuinamente um “ultra-conservador”, o que moro nunca foi, ou será. ives estaria, portanto, mais alinhado ao inverno ultra-conservador que se avizinha.
13- óbvio que há por parte de moro um oportunismo explícito nessa jogada. não creio que ele seja realmente um homem ambicioso, mas a sua esposa é. parece que ela é o moto-diretor por trás disso, não ele.
14- na minha humilde opinião ele se estrepa, nos dois objetivos: criar uma marca anti-corrupção como ministro da justiça e entrar no stf. aguardemos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to battz
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!