Profile picture
Guilherme Casarões @GCasaroes
, 9 tweets, 3 min read Read on Twitter
1) A partir de 2019, o que veremos na política externa brasileira dependerá da correlação de forças entre 4 grupos políticos: os evangélicos, os ruralistas, os militares e os antiglobalistas.

O Itamaraty, antes principal formulador, terá o papel crucial de organizar esse jogo.
2) Grande parte dos debates externos ocorrerá no Congresso, tendo como protagonistas os membros da bancada BBB+B: Bíblia, bala, boi + Bolsonaros.

A formulação também dependerá da ocupação de espaços destes grupos em ministérios-chave, sobretudo nas funções comerciais da Fazenda.
3) As principais pautas dos evangélicos envolvem pregar fé e valores cristãos. São 3 pontos prioritários: defesa de Israel (elemento profético e, em certo sentido, comercial), proselitismo cristão no exterior (facilitação da expansão das igrejas) e agenda conservadora na ONU.
4) Os ruralistas querem a abertura comercial irrestrita à agroindústria. São o grupo econômico + competitivo lá fora. Contarão com a ajuda dos liberais do governo, tanto nos acordos bilaterais quanto na liberalização multilateral (defesa comercial/OMC). Têm ressalvas ao Mercosul.
5) Os militares são pragmáticos. Admiram o universalismo e não querem que decisões ideológicas comprometam o interesse nacional. Reativar a indústria bélica+comércio de armas é ponto importante. Também se preocupam com segurança nas fronteiras e combate ao crime organizado.
6) A bancada Bolsonaro, representada por @BolsonaroSP, @joicehasselmann e outros do PSL, é alinhada ao antiglobalismo de @OdeCarvalho. Tem os ouvidos do chanceler. Defende mudança dos valores da PEB, alinhamento c/Trump e outros conservadores, fim das pautas progressistas na ONU.
7) O grande desafio será entender que equilíbrio prevalecerá. A clivagem deverá ser entre os 2 grupos+ideológicos (Bíblia+Bolso) e os dois grupos+pragmáticos (boi+bala). Mas há temas, como integração regional, que embaralham o jogo. O antipetismo pode ser um ponto de convergência
8) O outro grande desafio será observar em que medida o Itamaraty, talvez alinhado com os militares, será capaz de manter as tradições diplomáticas do Brasil (autonomia, universalismo, multilateralismo) sob pressão de dentro do Executivo e cada vez + do Legislativo. A ver.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!