Profile picture
Guilherme Casarões @GCasaroes
, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
1) Interessante discurso de posse do novo chanceler @ernestofaraujo. Rompe com a liturgia da passagem de cargo tanto na forma quanto no conteúdo.

Do ponto de vista formal, foi um discurso muito pessoal e hermético, intercalando referências eruditas e populares.
2) Ernesto trouxe citações em grego, tupi e latim. Quase todas ligadas à Bíblia e pronunciadas c/o zelo de "1 professor frustrado de latim".

As citações em 🇵🇹foram de Clarice Lispector-Fernando Pessoa a Renato Russo-Raul Seixas. Meio ufanista, meio descolado, meio artificial.
3) Em termos substantivos, o discurso se organizou em 3 dimensões: objetivos, princípios e estratégias.

Ficou claro q o objetivo do MRE, + q promover o(s) interesse(s) nacional(is), é assegurar, no plano externo, a expressão da identidade nacional. Servir - ao mundo e + ao povo.
4) Servir ao povo ñ no plano material, mas no sentimental, na afirmação de uma brasilidade q, segundo ele, a eleição de @jairbolsonaro resgatou.

O reforço do amor à pátria seria o + nobre objetivo da pol. externa do novo governo, garantindo a redescoberta da identidade nacional.
5) Isso necessariamente passa pela redefinição dos valores/princípios da pol.ext. Redescobrir o 🇧🇷é valorizar Deus, nação e família.

Segundo o chanceler, os 2 males do mundo de hj são a oikofobia (fobia do próprio lar) e a teofobia (fobia de Deus). A causa disso é o globalismo.
6) Agora resgatado de décadas de ideologias nefastas e discursos vazios, o novo Itamaraty defenderá valores diametralmente opostos ao globalismo, a começar pelo direito de nascer.

A política externa, mesmo preservando seu pacifismo, travará uma luta contra as pautas globalistas.
7) Isso inclui o abortismo, o climatismo, o esquerdismo e seus articuladores globais -ONU, ONGs e Foro deSP. Faz referência direta a seu mentor intelectual, @OdeCarvalho.

Sobre os males do globalismo, diz: "Os diplomatas têm que ler menos @ForeignAffairs e mais José de Alencar".
8) A luta contra o globalismo tb depende de estratégias específicas para fora, que o chanceler ñ entrou em detalhe.

Disse da admiração do povo brasileiro por 🇮🇱e 🇺🇸, países q ñ tem medo de afirmar sua nação mesmo contra a ordem global. O mesmo vale p/ Polônia, Hungria e Itália.
9) As relações de comércio/investimentos serão negociadas bilateralmente, mostrando q o sucesso nos negócios ñ é incompatível c/um país q toma posições e ñ tem medo de ser ele mesmo, e ñ um escravo da ordem global.

Esse ponto já apareceu, aliás, no novo organograma do MRE de hj.
10) Por fim, reforçou seu compromisso c/agronegócio e c/militares dizendo q a diplomacia estará "como nunca" a serviço do exportador, da tecnologia e do setor produtivo como um todo.

Criticou, de maneira específica e contundente, a passividade da política externa nesses temas.
11) Feito o resumo, meu balanço é o seguinte: o discurso é uma gde ruptura, em linha com a promessa de Bolsonaro (q Ernesto chamou de mito) de mudar tudo isso daí.

Não tem nada de mto diferente do q ele já vinha escrevendo, mas muitos achavam que ele baixaria o tom. Não baixou.
12) Pelo contrário, dobrou a aposta. Falou em Deus e bateu no globalismo quando poderia ter falado de política pública de maneira +específica e detalhada. Citou evang. João em grego p/falar que a verdade é subjetiva e ñ depende dos fatos. Assumiu papel de missionário da Nova Era.
13) Sigo achando a aposta mto arriscada. Mudanças identitárias podem até ser necessárias, mas devem ser graduais e calculadas. Há expectativas de parceiros em jogo e mtos riscos, reputacionais, políticos, comerciais. Ninguém + tem certeza de q🇧🇷 jogará no tabuleiro internacional.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!