Profile picture
Guilherme Casarões @GCasaroes
, 15 tweets, 6 min read Read on Twitter
1)Muita gente está repercutindo a entrevista do @BolsonaroSP à Fox News, alguns chocados c/a afirmação de que a viagem dele aos EUA é para passar uma mensagem clara ao mundo de que "não seremos + um país socialista".
2)De fato, reza o senso comum que o PT implantou o socialismo. Mas tem gente que vai além e diz que o socialismo no BR tem raízes mais profundas. Duas pessoas que sustentam isso são @OdeCarvalho e @lpbragancabr, tanto nos seus escritos quanto em entrevistas, palestras, etc.
3)O caso de O. de Carvalho é mais conhecido e não me dedicarei a ele. Basta dizer que ele escreve sobre isso há muito tempo. Há menções ao marxismo como elemento indissociável da intelectualidade brasileira desde, pelo menos, "A Nova Era e a Revolução Cultural", de 1994.
4)O caso d'O Príncipe é mais curioso. Sua única obra publicada é "Por que o Brasil é um país atrasado?", de 2017. Ele já vinha militando pelo Acorda Brasil desde 2014 e se aproximou do MBL, Vem pra Rua etc. no contexto do impeachment. Antes de ir pro PSL, estava filiado ao NOVO.
5)No livro, Luiz Philippe diz que o Brasil tem traços socialistas desde a Era Vargas: “A esquerda tem dominado nosso comportamento político desde 1934, quando do advento da primeira Constituição socialista do Brasil”, pois criou “deveres intervencionistas” para o Estado.
6)A tese segue dizendo que as Cartas de 46 e 88 “só adicionaram mais legislação a favor do Estado e contra o liberalismo político e econômico, dando legitimidade legal à criação de um Estado totalitário e interventor na economia fechada que temos hoje no Brasil”. TO-TA-LI-TÁ-RIO.
7)Parece estranho, mas é que LP quer redefinir o que é esquerda e direita. No séc. 21, diz, “todos os regimes politicamente totalitários que controlavam os meios de produção da economia” são de esquerda. Logo, até mesmo regimes democráticos de esquerda são totalitários (!?)
8)Sem qualquer citação ou referência específica, ele alega que comunismo, socialismo, fascismo, nazismo, regime militar de 1964, bolivarismos latino-americanos, todos pertencem ao grupo da esquerda totalitária, assim como, óbvio, todos os governos do PT (e da Nova República!)
9)Sobre o PT, aliás, ele diz assim: “O Brasil de 2016 se enquadra perfeitamente na definição de um sistema socialista de economia centralmente planejada, com muito controle sobre os mercados e os meios de produção”. E finalmente nos brinda com uma citação do Steven Brams, da NYU.
10)Aliás, com 2 passagens longas de uma entrevista de 2016 do prof. Brams à Jornada Política em que ele compara 🇧🇷a Cuba, diz que a culpa das reformas socialistas é do @FHC, repete que nazismo é comunista e clama a sociedade brasileira a ser mais patriota: bit.ly/2rftON8
11)Só que a entrevista de Brams, responsável por 2 das 5 notas de rodapé do livro, É FAKE NEWS! O próprio professor confirmou a @lucianopires: “I never gave this interview-it seems to have been faked”. Isso foi em set/16. O uso da referência é de mar/17. Muita irresponsabilidade.
12)O livro, aliás, é muito problemático, do ponto de vista acadêmico. Constrói uma narrativa torta sobre esquerda e direita, louva a monarquia e o liberalismo, mas c/pouco ou nenhum embasamento. Mas sabe quem gostou? O ministro da educação @ricardovelez: bit.ly/2QyzkZm
@threadreaderapp unroll please
@GDimenstein @davidmirandario tento responder à pergunta que vocês fizeram sobre o Brasil ser um país socialista.
Update importante: haverá uma mesa na Cúpula Conservadora das Américas sobre política, na qual falarão @OdeCarvalho, @lpbragancabr mediados por @BolsonaroSP. O ciclo da nova narrativa se fecha cupulaconservadora.com.br
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!