Profile picture
Natasha Costa @AstroNatasha
, 11 tweets, 5 min read Read on Twitter
Faaaala, meus excelentíssimos! Demorei, mas voltei. Na minha última #AstroThreadBr vocês conheceram um pouco mais sobre os meteoritos, sua importância e sua classificação. Mas como identificar um? E se você acha que encontrou, o que fazer? Bora que hoje eu tô no pique!
Eles sofrem processos de intemperismo no solo, então quanto mais rápido você achar, mais fácil vai ser a identificação, taoquei? Dito isso, vamos lá:
FORMATO
Os meteoritos não tem formato certinho e bem definido. Cá entre nós, eles passaram por muito perrengue na atmosfera, né?
Em geral eles vão possuir os chamados REGMAGLITOS, que são esses sulcos aqui. Fiquem ligados também na sua densidade! E eles costumam ser mais densos que rochas comuns. A Meteoritos Brasil tem uma tabelinha que vai ajudar weebly.com/uploads/1/9/0/…
CROSTA
Durante a sua passagem na atmosfera, acaba que materiais vão se fundindo e formam uma Crosta de Fusão™. É a parte mais externa do meteorito e a sua camada é bem fina. Normalmente é preta, mas pode apresentar outras cores escuras.
MAGNETISMO
Lembra sobre a composição deles? Em sua maioria, eles apresentam Ferro e Níquel, logo maior parte deles vai ser atraída por ímãs (principalmente os sideritos, que vão ter uma atração bem forte).
E DENTRO DELE?
Pra saber isso você tem que lixa-los. Sem dó. A parte de dentro vai ser mais clara que a Crosta de Fusão™. E aí se forem sideritos eles vão ter esse interior prateado (como aço). Se forem aerólitos você vai ver alguns pontinhos prateados.
Nas imagens acima a gente tem o Patrimônio (com seus pontinhos prateados) e o Campo Del Cielo (prateado)
Mas Natasha, tenho quase certeza que achei um meteorito! Ótimo! Agora precisamos verificar isso em ~laboratório~. Manda um email pra Elizabeth Zucolotto (que é craque nisso). O importante é enviar FOTOS e apresentar o maior número de características possível.
Depois disso é só enviar que a análise vai ser feita.
Pra finalizar, aqui tem um fluxograma da própria Zucolotto que pode ajudar. Lembrando que o endereço não é mais esse por causa daquela história triste do Museu Nacional.
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Qualquer coisa podem me enviar dm ou mandar reply!
AVISO IMPORTANTE:
o natal ta chegando e tô aceitando meteorito de presente, ok?
FALOU!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Natasha Costa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!