Profile picture
Natasha Costa @AstroNatasha
, 10 tweets, 5 min read Read on Twitter
CHEGUEEEEEI pra fazer minha primeira #AstroThreadBr!
O que acontece quando fragmentos de asteroides ou meteoroides sobrevivem a passagem pela atmosfera e caem no solo? Eles viram meteoritos! Mas e o que que tem de importante (e legal) nisso? Cola comigo que é sucesso!
Os meteoritos podem ser primeiramente classificados como

Aerólitos: material basicamente rochoso
Sideritos: material metálico (~90% de ferro e níquel)
Siderolitos: são mistos. Compostos tanto de fase metálica quanto pétrea (~50% ferro e níquel) *é o famoso insentão do rolê*
Além dessa classificação eles ainda podem ser divididos em classes, depois subdivididos em grupos... Como, por exemplo, pela presença de côndrulos. São os meteoritos Condritos e os Não-condritos. Os côndrulos são basicamente esferas de minerais (principalmente de silicatos)
Eles costumam variar de 1μm (micrometro) a 5cm. E são muito importantes! Pera, que eu vou explicar. Essas belezinhas foram formadas durante ou antes do período de acreção. O que isso significa?
São grânulos que foram se juntando na época do disco proto-planetário, ou seja, antes do próprio Sistema Solar estar formado! Alguns ficaram maiores e se transformaram em planetesimais, como os objetos do Cinturão de Kuiper, por exemplo.
Ou seja, os meteoritos Condritos são como fósseis do SS. Eles nos dão informações preciosas sobre as condições físico-químicas dessa formação. Esse cara aqui é o Murchison, com inclusões refratárias formadas de restos de supernovas. Antes da formação da nuvem que formaria o SS!!
Poréeeem os meteoritos também servem para podermos conhecer um pouco mais sobre nós. Não temos acesso ao núcleo da Terra nem de outros planetas rochosos, mas temos os meteoritos metálicos para estudarmos. A crosta e o manto do nosso planeta? Temos os meteoritos acondritos!
Eles também são muito importantes pois podem ter trazido componentes essenciais para a vida na Terra (panspermia), como ácidos carboxílicos, aminoácidos complexos... Enfim! Espero ter te convencido que essas belezuras vindas do espaço são interessantíssimas!
Tem muito mais para falar sobre o assunto, e qualquer dúvida é só me gritar. Posteriormente eu posso fazer uma thread explicando como reconhecer um meteorito e o que fazer se você acha que encontrou um (se quiserem). Fui!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Natasha Costa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!