Profile picture
Luiz Guilherme Prado @luizguiprado
, 7 tweets, 1 min read Read on Twitter
Essa parceria com Israel para dessalinização precisa ser melhor analisada. O coordenador de engenharia química da UFCG e do Laboratório de Referência em Dessalinização, professor Kepler França, que é quem coordena o projeto, diz que pesquisa o tema há mais de 25 anos.

Thread
Segundo ele, ao longo de 30 anos foram instalados de 3.500 a 4.000 dessalinizadores. “Já desenvolvemos dessalinização por diversos processos: térmicos, energia solar, destilação, compressão de vapor, recentemente de membrana cerâmica, que nós da UFCG que desenvolvemos.”

Segue.
”Precisamos melhorar, óbvio. Mas o que precisamos é de mais investimento do governo federal e órgãos de fomento para incentivar cientistas brasileiros a desenvolver tecnologias e deixar de comprar membranas dos gringos, porque isso deixa o sistema absurdamente mais caro", disse.
Cada dessalinizador produzido aqui custa em média de 16 à 28 mil reais, e consegue atender uma comunidade de até 10 mil pessoas. O projeto piloto de parceria com Israel foi cotado em 75 milhões.
O especialista, engenheiro químico, e coordenador do projeto diz que não há nenhuma novidade tecnológica que Israel tenha em dessalinização que esteja à frente do que já se aplica no Brasil, em parâmetros de viabilidade para a realidade local.
Por que Bolsonaro não considera reduzir custos? Mapear o sistema atual? Investir em manutenção? Em capacitação de cientistas e profissionais brasileiros? Por que não cota com asiáticos, latino-americanos?
É muito bom sim o interesse em levar um item essencial como água à todos brasileiros, mas podemos alcançar esse objetivo com uso inteligente da verba pública. Caso contrário, parece pra nós que o interesse maior é apenas comprar equipamentos caros de Israel como manobra política.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Luiz Guilherme Prado
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!