, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
🇲🇽 | 🇧🇷 O que o Brasil e o México tem em comum? Violência. Armada. Muita. Te contamos em nove tuítes como a experiência dos hermanos pode nos dar algumas pistas sobre o que pode acontecer por aqui. Acompanhe na thread de @lucasberti.👇
1. Brasil e México são os dois países mais populosos da América Latina, com 209 milhões e 129 milhões de habitantes, respectivamente. Nos dois, os números referentes à segurança pública são alarmantes.
2. Enquanto por aqui 38 mil pessoas foram assassinadas de forma violenta até setembro, de 2018 com o Núcleo de Estudos de Violência da USP, no México, o total de homicídios bateu os 31 mil assassinatos no mesmo período, segundo o Sistema Nacional de Segurança Pública.
3. Com 30 mortes a cada 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência, o Brasil leva vantagem sobre o México, que tem 11 mortes para cada 100 mil. Apesar de a disputa para ver quem mais mata ser acirrada, o que sabemos é que ambos matam majoritariamente com armas de fogo.
4. A facilidade para se ter uma arma explica pq tanta gte morre baleada. No México, basta fazer um pedido no site do governo e apresentar uma avaliação psicológica. Desde 2005, famílias podem ter até duas armas em casa no país. No Brasil, cada pessoa poderá ter até quatro armas.
5. Dá para comprar com um clique. Uma reportagem da rede mexicana Televisa encontrou grupos no Facebook que vendem armas a partir de 8.000 pesos (cerca de R$ 1.560). Quatro a cada 5 mortes no país são provocadas por arma de fogo.
6. O México também teve as eleições mais sangrentas de sua história, com 122 políticos mortos nos dez meses de campanha, segundo a consultoria Etellekt. Nos dois casos, armas de fogo foram protagonistas.
7. Assassinatos com armas de fogo tb estão presente nos casos de mortes de jornalistas. O México está na 147ª posição na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa, com 17 profissionais mortos em 2018. O Brasil aparece em 102º, com quatro assassinatos, todos por arma de fogo.
8. Nos 12 anos de governo dos presidentes Calderón e Peña Nieto, 238 mil pessoas foram assassinadas, apesar de o investimento em Segurança Pública ter quadruplicado. A política de armar a população dos últimos governos mexicanos foi um tiro pela culatra.
9. Se com as antigas regras, mais duras para a posse de armas, já temos 60 mil assassinatos por ano no Brasil, com cada pessoa tendo a posse de até quatro liquidificadores em casa, como chegaremos ao fim de 2019?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!