, 17 tweets, 5 min read Read on Twitter
Jornalismo é dar um pé na porta atrás da qual alguém quer esconder algo. É o que sempre falo em palestras e afins quando perguntado.
E no jornalismo esportivo, isso quer dizer necessariamente mostrar as entranhas do negócio futebol.
Negociatas, cartolagem e ter obrigatoriamente o foco nas
categorias de base. É a face mais cruel e suja desse negócio. Portanto,
obrigatório.
Nesses anos de profissão, dediquei boa parte da carreira a isso. Sem maior mérito. Por obrigação. Por isso essa sensação de fracasso agora. Os fracassos de Darcy Ribeiro.
Acho fundamental lembrar algumas dessas histórias e também creio ser obrigatório aqui contar resumidamente episódios sobre como esse jornalismo não interessa, salvo quando as portas são arrombadas. Começo com breve retrospectiva:
Em 2003, em parceria e muitas vezes carregado pelo imenso repórter @FellipeAwi, fizemos no jornal O Globo a série “Nos Porões do Futebol”, premiada no Brasil e no mundo.
"Nos Porões do Futebol" Mostrava pedofilia nas categorias de base, ação ilegal de empresários com meninos, desrespeitos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tráfico internacional de menores via futebol.
Segui fazendo diversas reportagens sobre o tema. Destaco em 2008 o documentário sobre ‘Infância x Futebol”. Está tudo lá. Muito do que falam agora. 3 meses rodando todas as regiões do Brasil vendo as sub-humanas condições de alojamentos de menores em categorias de base.
Em parceria com o gigante do jornalismo @groseguini que também me
carregou muito nessa. Deixo o link, dividido em 4 partes do documentário, que era parte do Sportv Repórter:
Links documentário "Infância x Futebol", Lúcio de Castro e @groseguini (sportv repórter):

1-


2-



3-


4-
Pouco tempo depois, mudou a direção. O novo diretor, que tinha na parede da sala uma foto autografada de Nuzman, falava com orgulho de que o plano dele era um programa com cartolas do esporte pra eles falarem dos seus planos.
Um dia me chamou e disse que não gostava do “jornalismo ideológico” desse mesmo Sportv Repórter que fazia programas como esses da base.
Respondi que desconhecia o que era “jornalismo ideológico” e que sabia o que era bom jornalismo ou mau jornalismo. E que tinha certeza do que fazíamos no “Sportv Repórter”.
Nem precisa dizer que o espaço que existia pra esse tipo de programa, investigações na base, etc, foi destruído. Deram lugar a destruição do que existia de jornalismo ali e abriram-se tempos de marquetagem tão pueril com estagiários lendo jornal ao redor do mundo.
Também o “Encontros Para a História” foi tirado do ar. Foi melhor.
O tal diretor (agora ex, que venham novos tempos...) já tinha me perguntado
quem era Eduardo Galeano, Ferreira Gular e Miguel Nicolelis.
Acho graça em alguns que estão dentro questionando não se fazer esse jornalismo. Poderiam ter feito tal questionamento quando tinha isso e deixou de ser feito no lugar de estarem acoplados servilmente a essas chefias.
Quem puder ver os links, dê essa honra. O que encontramos em alojamentos de base Brasil afora era assustador. Chamamos de “granjas humanas” e criadouros”.
Poucos se lembram, mas de forma inédita, após o documentário, fizemos um debate ao vivo, edição especial, com Milton Leite ancorando, sobre as aberrações em categorias de base no Brasil. Realmente era muito ideológico esse jornalismo e não podia seguir.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Agência Sportlight
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!