, 62 tweets, 40 min read Read on Twitter
🏆 Copa Mercosul 99 - 20 anos 🏆
A thread oficial de um projeto pessoal que espero cumprir até o fim do ano. Tentarei, quase que diariamente, relembrar fatos do histórico título continental do @Flamengo 🔴⚫️.
Faltam 296 dias.
Criada em 98, a Copa Mercosul veio para substituir a Supercopa, resolvendo dois problemas crônicos da antiga competição: a falta de interesse do público e dos clubes. A solução foi simples: os maiores clubes de 🇧🇷🇦🇷🇨🇱🇵🇾🇺🇾 e premiações milionárias.
Faltam 295 dias.
Poucos sabem, mas também houve uma Copa Merconorte. Foi uma forma da Conmebol compensar os demais países do continente, que ficaram fora da festa. Somente times colombianos foram campeões: Atlético Nacional (98/00), América de Cáli (99) e Millionários (01).
Faltam 294 dias.
As equipes brasileiras que jogaram a Copa Mercosul foram: Flamengo, Vasco, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio. Em 2000, por indicação da CBF, o Atlético-MG substituiu os gaúchos, que voltaram na edição seguinte.
Faltam 293 dias.
O primeiro jogo do Flamengo na história da Copa Mercosul foi uma vitória de 2-0 sobre o Cerro Porteño,no Maracanã, pela fase de grupos da edição de 1998. Os dois gols foram marcados por @assuncaoficial.
Faltam 292 dias.
Em sua primeira participação, em 98, o Flamengo caiu ainda na primeira fase no desempate pelo saldo de gols, em um grupo com Vélez, Boca e Cerro Porteño. @RomarioOnze fez 4 dos 7 gols da campanha.
📷 @flamengoantigo
Faltam 291 dias.
Aliás, @RomarioOnze é o maior artilheiro da história da Copa Mercosul. Foram 4 gols na edição de 98, 8 em 99 (artilheiro) e 11 em 2000 (artilheiro), dessa vez pelo Vasco.
Faltam 290 dias.
Inclusive @RomarioOnze é um dos dois jogadores bicampeões da Copa Mercosul. Foi campeão em 1999 e 2000, artilheiro em ambas as edições. O outro é Júnior Baiano, que levantou as copas de 98 e 00.
Faltam 289 dias.
A primeira vitória fora de casa do Flamengo na história da Copa Mercosul foi no Paraguai: 3-2 sobre o Cerro Porteño no Defensores del Chaco. @RomarioOnze fez dois e Beto mais um.

Faltam 288 dias.
Somente três jogadores jogaram pelo menos uma partida pelo Flamengo nas quatro edições da Copa Mercosul: @juanj4oficial, Leandro Ávila (capitão do título em 99) e Jorginho.
Faltam 287 dias.
Na história da Copa Mercosul, em suas quatro edições, ocorreram 24 duelos (ou 48 jogos) entre times do mesmo país. O Flamengo participou de dois desses duelos: a final de 99 contra o Palmeiras e a semi de 01 contra o Grêmio. Passou nas duas. 🔴⚫️
Faltam 286 dias.
O @Flamengo de 99 foi a equipe com mais expulsões em uma só edição da Copa Mercosul: 7 em 12 jogos. Nas quartas-de-final, chegou a arrancar um empate por 1-1 contra o Independiente de Cambiasso em Avellaneda com dois atletas a menos: Beto e Reinaldo.
Faltam 285 dias.
Nas quatro edições da Copa Mercosul, o @Flamengo utilizou apenas três goleiros: Clemer (18 jogos), Júlio César (18) e Robson (1). O terceiro jogou na história goleada de 7-0 frente à Universidad de Chile, em 99.
Faltam 284 dias.
Em 2001, na fase de grupos, o Fla venceu o Olimpia por WO. Motivo: suspensos pela FIFA por terem apelado à justiça comum antes de esgotarem a esfera esportiva em briga pelos passes de 3 jogadores. A pena acabou reduzida e o Franjeado voltou para a competição.
Faltam 283 dias.
As equipes argentinas que participaram da Mercosul foram Boca, River, Independiente, San Lorenzo, Racing e Velez. Após declarar falência em 1999, o Racing foi substituído pelo Rosário Central em 2000 e pelo Talleres, em 2001.
Faltam 282 dias.
A participação do Racing em 1999, logo após a declaração de falência, foi meramente representativa. Fez a pior campanha da edição, com zero pontos, incluindo um 7-0 do Palmeiras no Palestra e um 4-0 do River no Monumental de Núñez. Foram 2 gols pró e 22 contra.
Faltam 281 dias.
O futebol chileno participou de todas as edições da Copa Mercosul com Colo Colo, Católica e U. de Chile. E sempre mal. Apenas a Católica de 2001 conseguiu passar da primeira fase, sendo logo eliminada pelo Corinthians nas quartas-de-final.
Faltam 280 dias.
O Paraguai sempre esteve presente na Copa Mercosul com Olímpia e Cerro Porteño. Enquanto o Franjeado chegou na semi em 98, quando saiu para o campeão Palmeiras, o Ciclón chegou nas quartas em 01, caindo pro campeão San Lorenzo.
Faltam 279 dias.
Já o Uruguai, claro, sempre foi representado pela dupla de gigantes Peñarol e Nacional. Os dois inclusive foram do mesmo grupo em 99: melhor para os aurinegros, que eliminaram o maior rival, além de Vasco e Cerro Porteño. Caíram na semi, pro campeão Flamengo.
Faltam 278 dias.
Essa, infelizmente, muitos lembram: a final de 2001 acabou ocorrendo em 2002, devido às manifestações populares na Argentina. O adiamento desfalcou o Fla, que perdeu vários jogadores em fim de contrato. No jogo: 1-1 e vitória do San Lorenzo nos pênaltis.
Faltam 277 dias.
Mas o San Lorenzo também teve uma grande baixa para a decisão de 2001 (ou 2002): Bernardo Romeo, que acabou artilheiro da competição (único não brasileiro artilheiro da Mercosul), não disputou a partida em Almagro, pois havia sido vendido para o Hamburgo.
Faltam 276 dias.
Lembram do quarteto mágico da Copa de 2006? Apenas Ronaldo não disputou a Copa Mercosul. Adriano (Flamengo), Kaká (São Paulo) e Ronaldinho (Grêmio) já disputaram a competição, mas assim como na Alemanha, ninguém conseguiu o título.
Faltam 275 dias.
Apesar da Copa Mercosul ter sido disputada justamente no auge da grande geração do Boca Juniors bicampeã da Libertadores e campeã Mundial, liderada por Riquelme e Palermo, os xeneizes nunca chegaram sequer numa semifinal. 🤷🏻‍♂️
Faltam 274 dias.
A eliminação do Boca mais bizarra aconteceu em 99. Absolutamente empatados com o Corinthians em todos os critérios para ser o melhor 3º lugar, a decisão foi pra um sorteio, onde os paulistas levaram a melhor. Acabaram eliminados pelo San Lorenzo na fase seguinte.
Faltam 273 dias.
Na Copa Mercosul de 99 🏆, dentre os 25 inscritos do campeão Flamengo, eram 10 pratas da casa. Apenas Júlio César não jogou na competição. Na partida decisiva contra o Palmeiras, 6 jogaram e dois marcaram gols: Rodrigo Mendes e Lê.
Faltam 272 dias.
Quem eram os dez #GarotosDoNinho campeões da Mercosul 99? 🔴⚫️🏆 Júlio César, Luiz Alberto, @juanj4oficial, @athirson, Marco Antônio, Léo Inácio, Rodrigo Mendes (foto), Fábio Baiano, Reinaldo e Lê.
Faltam 271 dias.
Somente dois estrangeiros já disputaram a Copa Mercosul pelo Flamengo: Gamarra 🇵🇾 e Petkovic 🇷🇸. Curiosamente, justamente na edição de 99, a do título, não havia um gringo sequer inscrito pelo Mais Querido na competição.
Faltam 270 dias.
Na sua única participação na Copa Mercosul, em 2000, o aniversariante de ontem @Atletico MG fez boa campanha: classificou-se líder de seu grupo com Vasco, Peñarol e San Lorenzo, e eliminou o Boca nas quartas. Caiu para o Palmeiras na semi, perdendo os dois jogos.
Faltam 269 dias.
Outra equipe que disputou apenas uma edição da Copa Mercosul foi o Talleres, em 2001. O algoz do São Paulo na Libertadores desse ano também eliminou os paulistas naquele ano: os dois 0-0 garantiram a liderança do grupo. Caíram nas quartas, para o Grêmio.
Faltam 268 dias.
O Rosário Central disputou apenas a edição 2000 da Copa Mercosul: foram campeões de seu grupo, que tinha São Paulo, Cerro e Colo Colo. Treinados por Edgardo Bauza, técnico campeão da Libertadores pela LDU, caíram nas quartas, para o Vasco, nos pênaltis.
Faltam 267 dias.
E um duelo com Júlio César, Gamarra, Juan, Alex, Denilson, Petkovic, Edilson e Adriano de um lado, Bonano, Berizzo, Ángel, Aimar, Saviola, Ortega, Cardetti de outro? Foram os Flamengo-River de 2000: nos 4 jogos, um empate e 3 vitórias dos milionários. 🤷🏻‍♂️
Faltam 266 dias.
Não foi só na campanha de 99 🏆 que o Flamengo cravou 4-0 no Independiente. Em 2001, pelas quartas de final, jogando em Taguatinga, @juanj4oficial e Edilson fizeram dois cada e garantiram o Fla na semi contra o Grêmio. @Petkovic10 estava em campo. 🔴⚫️
Faltam 265 dias.
Lembram do goleiro paraguaio Chilavert? O gordinho fanfarrão era brabo, mas não pode contra o @Flamengo na edição 2000 da Mercosul: 2-0 no Maracanã sobre o Vélez de Oscar Tabarez, gols de @A10imperador e Roma.
Faltam 264 dias.
O Fla enfrentou o Olímpia 3 vezes na história da Mercosul (houve ainda um WO em 2001). A referência dos franjeados era o goleiro Tavarelli. Conhecido como “el Mono”, o reserva de Chilavert na seleção paraguaia era também famoso pelo uniforme customizado. 🐒
Faltam 263 dias.
Todos lembram do duelo do Fla contra o Peñarol em 99, mas e o Nacional? Estavam no nosso grupo em 2001: 2-0 no Mané Garrincha (2 de Reinaldo) e 1-4 (Reinaldo) em Montevidéu. O atacante da seleção uruguaia Richard Morales era o destaque tricolor na época.
Faltam 262 dias.
Hoje é dia de @Flamengo e Peñarol no Maracanã, então vamos relembrar o sacode de 3-0 pela semifinal da Mercosul 99. 🏆 Leandro Machado, Maurinho e Lê marcaram e deixaram o Fla com um pé na final. 🔴⚫️
Faltam 261 dias.
Reconhecem esses caras?
Gabriel Milito e Esteban Cambiasso, ambos do Independiente, não foram páreos para o @Flamengo de Leandro Machado (2), Fábio Baiano e @RomarioOnze em 99: 4-0 no Maracanã e classificação para a semifinal.
Faltam 260 dias.
Em 2001, o Cerro Porteño fez sua melhor campanha, chegando nas quartas. Passou num grupo com Católica, Boca e Vasco, e contava com um tal de @tigre7ramirez no ataque. 🔴⚫️
Faltam 259 dias.
A Copa Mercosul teve regra de rebaixamento em 98. Os piores times de cada país seriam substituídos pelos campeões nacionais, desde que esses não fossem um dos 20 times da Copa. Mas Independiente, Corinthians, La U, Cerro e Peñarol acabaram se mantendo para 99.
Faltam 258 dias.
O atacante argentino Emiliano Rey (marcado por @juanj4oficial na foto) foi um “carrasco“ do Flamengo na Copa Mercosul. Foi o único a marcar contra o Fla em duas Copas diferentes: em 98 pelo Boca (0-2 no Rio) e 99 pela La U (0-2 em Santiago). 😒
Faltam 257 dias.
Muitos não lembram, então lá vai: essa dupla aí era titular do Independiente de 2001, eliminados pelo @Flamengo: Pablo Guiñazu e @DiegoForlan7. O uruguaio marcou dois gols na competição.
Faltam 256 dias.
Rodrigo Mendes parecia ter algum problema com chilenos na Copa Mercosul. 😂 Em 98, pelo Grêmio, marcou contra a Católica (1-1 em Santiago). Em 99, pelo Fla, deixou sua marca contra Colo Colo (4-0 em Santiago) e U. de Chile (7-0 no Rio).
Faltam 255 dias.
Na Copa Mercosul 2000, o goleiro paraguaio @JoseLChilavert_ , do Vélez, marcou três gols na competição: sendo dois de pênalti e um golaço de falta, este contra o River, no empate de 1-1 no José Amalfitani. Veja o lance:
Faltam 254 dias.
Esse River 2-1 Vélez em 2000 foi muito louco. Os dois goleiros da partida marcaram de pênalti: Bonano, pelo River, e @JoseLChilavert_, pelo Vélez. O gol do goleiro millionário, que foi o primeiro da posição a marcar gol pelo clube, decidiu a partida.
Faltam 253 dias.
Loco Abreu disputou as edições 2000 (San Lorenzo) e 2001 (Nacional) da Copa Mercosul. Fez dois gols pelos cuervos, ambos sobre o Atlético-MG: nas derrotas de 4-3 na Argentina e 3-2 no Mineirão.
Faltam 252 dias.
Finalista em 3 edições, o Palmeiras é a equipe que mais venceu jogos pela Copa Mercosul: 25, seguida de Cruzeiro (19), @Flamengo (18), San Lorenzo (17), Vasco (14) e Olímpia (13).
Faltam 251 dias.
Por outro lado, a equipe que menos venceu jogos pela Copa Mercosul foi a Universidad de Chile: 3 vitórias em 24 jogos pelas 4 edições. E uma delas foi sobre o campeão @Flamengo em 99: 2-0 em Santiago.
Faltam 250 dias.
O Grêmio de 2001 conseguiu a façanha de ser eliminado de forma invicta. Passou com 4 vitórias e 2 empates no grupo com River, Palmeiras e U de Chile, eliminou o Talleres nas quartas com empate e vitória e caiu para o @Flamengo na semi nos pênaltis após 2 empates.
Faltam 249 dias.
Que rubro-negro não lembra de Flávio Zandona, zagueiro do Vélez responsável pela histórica bordoada em Edmundo, em partida válida pela Supercopa 95? Disputou a Mercosul por Vélez e Cerro e chegou a marcar um gol pelo Ciclón, contra o São Paulo, em 2000.
Faltam 248 dias.
Somente duas equipes passaram uma edição de Copa Mercosul sem marcar um mísero ponto: o Racing em 99 e o Olímpia em 2001. Os dois tiveram problemas sérios: os argentinos decretaram falência e o Olímpia chegou a levar um WO por ter sido suspenso pela FIFA.
Faltam 247 dias.
Todo mundo lembra do gol do Lê contra o Palmeiras, o do título, em 99. Mas aquele não foi o único dele naquela competição: marcou o último da goleada por 3-0 no Peñarol, que encaminhou a vaga na decisão. 🔴⚫️
Relembre os gols:
Faltam 246 dias.
Em 2000, o River venceu o Flamengo no Maracanã por 2-1 (Saviola e Ortega/Juan). O jogo foi marcado por uma grande confusão: o Fla entrou em campo às 21h do horário de Brasília. Os argentinos alegaram que as 21h seria no horário de BsAs e só entraram 1h depois. 🤦🏻‍♂️
Faltam 245 dias.
Além do @athirson, foram campeões da Copa Mercosul 99 pelo @Flamengo: Rodrigo Mendes, Fábio Baiano e Léo Inácio. 🏆🔴⚫️
Faltam 242 dias.
“Como é GOSTOSO ver um time brasileiro goleando um time da Argentina!”
Luciano do Valle, no gol de @RomarioOnze, o 3º do Fla, em Flamengo 4-0 Independiente pela Copa Mercosul 99. 🏆🔴⚫️
5 anos de saudade! Valeu Luciano!
Relembre:
Faltam 241 dias.
O único inscrito do Flamengo na Copa Mercosul de 99 🏆🔴⚫️ que não entrou em campo foi o goleiro Julio Cesar, na época com 20 anos. Porém, o garoto foi importante na briga de Montevidéu. O reserva imediato de Clemer, Robson, atuou no 7-0 sobre a @udechile.
Faltam 240 dias.
Nas quatro edições da Copa Mercosul, 60 jogadores atuaram pelo @Flamengo. METADE desses eram pratas da casa. @juanj4oficial atuou em todas as edições e é o rubro-negro que mais jogou: 25 partidas. 🔴⚫️
Faltam 239 dias.
Amanhã se aposenta oficialmente o penúltimo remanescente do elenco campeão da Copa Mercosul 99: @juanj4oficial. O único que segue em atividade é o atacante Reinaldo, que disputou o campeonato brasiliense de 2019 pelo @BrasilienseFC aos 40 anos.
Faltam 238 dias.
Hoje é dia de nos despedirmos do grande @juanj4oficial! O prata da casa disputou as quatro edições da Copa Mercosul pelo Flamengo, sendo titular no título de 1999, com direito a gol na primeira partida da decisão! Obrigado por tudo, Juan! 🏆🔴⚫️
Faltam 237 dias.
Além disso tudo, ainda ganha a Copa Mercosul com a camisa 10 do @Flamengo. 😉🏆🔴⚫️
Faltam 236 dias.
Todos lembram da pancadaria contra o Peñarol, nas semifinais da Mercosul 99. Mas aquela não foi a única batalha campal do @Flamengo naquele ano. Ainda no Estadual, o pau cantou no jogo contra o Friburguense. Clemer e Fabão acabaram expulsos na vitória por 3-2. 👊🏻
Faltam 235 dias.
Luiz Alberto 📷, @RicardoRocha94 📷, Ronaldo, Célio Silva, Gamarra 📷, @FVLL 📷, Gilmar, André Bahia e Leonardo Valença foram os zagueiros atuaram com @juanj4oficial ao longo das quatro edições da Copa Mercosul disputadas pelo ídolo do Mengão! 🔴⚫️
Faltam 234 dias.
Na conquista de 99 🏆🔴⚫️, o @Flamengo passou por três campeões nacionais daquele ano: Olímpia 🇵🇾, Universidad de Chile 🇨🇱 e Peñarol 🇺🇾. Ah, e também pelo Palmeiras 🇧🇷, campeão da Copa Libertadores.
Faltam 233 dias.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gustavo Duarte
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!