Profile picture
, 17 tweets, 3 min read Read on Twitter
Um perfil de Bolsonaro publicado na revista Época em julho de 2018 traz informações valiosas para uma notícia que saiu nesta semana...
O texto conta que Jair Bolsonaro morou até os 18 anos em Eldorado, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Saiu de lá para servir o exército. Mas continuou em contato com a região por causa da família.
epoca.globo.com/como-foram-os-…
Segundo moradores da região, o império dos Bolsonaros teria nascido da atividade parlamentar dele. Mas, claro, isso pode ser boato espalhado por vizinhos de pequenas cidades.
A matéria cita o caso de Renato Bolsonaro, irmão do presidente que, em 2016, enquanto administrava quatro lojas de eletrodomésticos, surgia na lista de assessores do gabinete de André do Prado, deputado estadual pelo PR de São Paulo.
Segundo a pesquisa da revista época, a família Bolsonaro tem pelo menos 30 lojas na região. E mais: "cunhado, ex-cunhado, irmãos, sobrinhos e a mãe de Bolsonaro são donos de mais de 70 imóveis no Vale do Ribeira".
O que chama a atenção, contudo, é uma lotérica pertencente à família Bolsonaro. Porque é frequentada por produtores de banana que, curiosamente, entram pelos fundos da loja, onde fica o escritório dos proprietários, e lá se demoram.
Um dos mais assíduos se chama Sandro Morais, produtor de banana filiado ao PR, o mesmo partido que empregava o irmão de Bolsonaro num gabinete. O texto diz: "É o comerciante que mais intermedia a compra e a venda de bananas na região, com vários caminhões e carretas."
Quando bati o olho no trecho, lembrei das greves dos caminhoneiros que Bolsonaro apoiou, aquela que levantou suspeitas de locaute, perguntei-me se a paralisação teria feito algum estrago no Vale do Ribeira também e... Bingo:
g1.globo.com/sp/santos-regi…
Mas tudo bem. A paralisação havia atingido todo o país. Pode ter sido apenas uma coincidência. O texto de julho de 2018 segue:
"O mercado de bananas no Vale do Ribeira emprega mais de 100 mil trabalhadores e, só em salários, movimenta R$ 400 milhões por ano. Uma advogada da cidade suspeita que Bolsonaro lidere um exército de 'laranjas', em nome dos quais estariam terras atulhadas de bananeiras."
E mais:
"O trato do presidenciável com os bananeiros envolveria a promessa de manipulação na legislação ambiental de modo que fosse permitido o plantio em áreas de várzea, próximas a rios, com a consequente contaminação das águas por agrotóxicos."
Voltemos agora a março de 2019. Bolsonaro presidente. Notícia do Globo:

"O presidente Jair Bolsonaro resolveu lançar uma guerra contra as bananas do Equador."

A "guerra" foi declarada na live feita aqui nas redes sociais. Disse Bolsonaro:
"Gostaria de pedir desculpas para o pessoal do Vale do Ribeira. Acho que estão nos finalmente os estudos da Teresa Cristina para que esta instrução normativa seja revogada e acabe com o fantasma da importação de banana do Equador."
E o texto do Globo continua:

"O presidente disse que 'não consegue entender' como uma banana sai do Equador, viaja 'cerca de dez mil quilômetros' e chega com o preço competitivo ao Ceagesp, quando, segundo ele, há muita banana no Vale do Ribeira."
oglobo.globo.com/economia/bolso…
De minha parte, não consigo entender como um presidente da República pode achar ruim que a banana chegue ao CEAGESP a... Preço de banana.
O nome da lotérica que a família Bolsonaro mantém no Vale do Ribeira se chama Trilha da Sorte. Mas algo me diz que ela é a trilha do ouro.
A matéria da Época tentou entrevista a família de Bolsonaro ainda em julho de 2018. Mas ouviu do irmão mais novo, antes de a reportagem ser conduzida por ele até a polícia: “O Jair ligou e proibiu todo mundo da família de dar entrevista”.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marlos Ápyus
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!