, 19 tweets, 4 min read Read on Twitter
PRECISAMOS FALAR SOBRE ALCÂNTARA!

Atualmente, a base de Alcântara é considerada o melhor espaçoporto do mundo em localização geográfica. Por estar próxima à linha do Equador, permite uma economia de até 30% de combustível nos foguetes.

(Foto: Ailton Freitas)
NÃO FOI A PRIMEIRA EXPLOSÃO

Em 1997, foi testado o primeiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1). Explodiu poucos segundos após a decolagem. Em 1999, outro teste e mais uma explosão.
NÃO FOI LANÇADO

O foguete ainda estava sendo preparado para lançamento quando explodiu na base.
DISPOSITIVO ACIONOU SOZINHO

A causa apontada pelo relatório final de investigação, concluído pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2004, foi um ‘acionamento intempestivo’ provocado por uma pequena peça que ligava o motor. O mesmo relatório descartou sabotagem.
CANCELAMENTOS

Estranhamente a Aeronáutica havia cancelado o lançamento algumas vezes, sem dar nenhuma explicação sobre isso.
ESTRANGEIROS

Algumas semanas antes da tragédia os militares brasileiros fizeram um levantamento sobre estrangeiros registrados em hotéis de São Luis. Um grupo de americanos estava presente na cidade.
ABIN PREOCUPADA

Um relatório obtido pelo jornal @folha revelou que a agência de inteligência brasileira realizou pelo menos 3 operações de contraespionagem
Houve também monitoramento do serviço de inteligência em órgãos de cooperação e cultura ligados à Embaixada da França. O objetivo era proteger o setor espacial brasileiro da espionagem internacional.
ATENTADO?

Segundo o jornalista Cláudio Humberto, Ronaldo Schlichting, pesquisador da corrida espacial e perito em armas afirmou que o pesquisador sugere bala do fuzil Barret .50, que alcança 3 quilômetros, como possível ‘impacto de objeto no foguete’
Cláudio também afirmou: “O cientista Edison Bittencourt nega ‘ignição espontânea’ num dos quatro motores do foguete que explodiu em Alcântara. Sugere onda eletromagnética disparada do espaço ou de pequeno dispositivo, inserido no motor e controlado a distância”.
BASE DE ALUGUEL

O mais interessante é ver que dois anos antes da explosão o governo americano tentou "alugar" a base para fazer o que bem entendesse recusando realizar qualquer tipo de intercâmbio ou transferência tecnológica
O "acordo" ainda exigia que nenhum brasileiro poderia fazer inspeções no que estivesse sendo trazido dos Estados Unidos para Alcântara.

Ou seja, um país estrangeiro poderia fazer o que bem entendesse em território nacional e aí de quem questionasse.
Não preciso nem dizer que o "acordo" foi engavetado como violação da soberania nacional.
NOVA EXPLOSÃO

12 anos depois a base volta com suas operações mas... Em novembro de 2015, um novo acidente! Um foguete suborbital modelo VS-40M V3, construído no DCTA de São José dos Campos, explodiu no momento do lançamento.
O site @wikileaks revelou que americanos tentaram a todo custo minar e evitar o amadurecimento do programa espacial brasileiro do seu inicio ao fim:

oglobo.globo.com/mundo/eua-tent…
Em 2019, depois de anos de investidas e ações finalmente o governo "nacionalista" de @jairbolsonaro entregou de bandeja a base em uma parceria que já havia sigo recusada por violação da soberania nacional.
BÔNUS: Em 2002, Roberto Monteiro de Oliveira, ex-chefe do SNI, havia denunciado que o próximo lançamento de um foguete em Alcântara seria adiado sucessivamente e então sabotado!
@safbf poderia dar aquela forcinha? :)
Leia minha coluna e entenda mais sobre a recusa do congresso e a defesa da soberania nacional no início dos anos 2000

acoluna.co/acordo-de-alca…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Cleber Lourenço
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!