, 22 tweets, 4 min read Read on Twitter
Ninguém pediu, mas depois de ler várias coisas e conversar com um monte de gente do meio da produção de conteúdo, resolvi fazer um:

🗣️ Fio com a minha opinião sobre a treta Mauricio de Sousa/Turma da Mônica/Damares/Responsabilidade/Capitalismo 🗣️
Antes de mais nada, pra já tirar o elefante da sala: sou muito fã da Turma da Mônica. Admiro muito o Maurício, mas me decepcionei com algumas decisões que ele tomou (antes mesmo da foto com a Damares) e não tenho a menor intenção de passar pano pra qualquer comportamento dele.
A intenção é falar do contexto, mais pra tentar formar (eu mesma) uma posição coerente sobre o caso — considerando que, como produtora de conteúdo, tento ser consciente e responsável pelo que produzo e por como me porto, mas também tenho intenção de viver ($) do meu conteúdo.
Então vamos lá! Primeiro: a foto do Mauricio com a Damaris não significa que ele concorda com tudo o que ela fala ou pensa. Até onde soube, ele foi para Brasilia para uma programação maior, não só pra encontrar com a doida. (E quem postou e legendou a foto foi a Damares.)
Considerando que o Mauricio é um cara popular, e com poucos registros de discussões e embates ideológicos públicos, acho que é coerente com o comportamento dele ter aceito a reunião (para debater "projetos de proteção à infância", escopo dele) e tirar a foto com a Damares.
Além disso, o Maurício a) trabalha diretamente com educação e b) é um empresário. Há 60 anos, ele lida com o governo sem se posicionar diretamente — e dá pra criticar esse posicionamento? (Inclusive dá um Google aí: tem foto do Mauricio com o Lula também...)
Mesmo dito isso, ainda entendo quem viu a situação como um endosso silencioso do conservadorismo da ministra, principalmente porque o próprio Mauricio já fez algumas declarações polêmicas (ou no mínimo esquisitas) sobre algumas pautas de diversidade e sobre ser conservador.
Nada justifica passar a mão na cabeça, mas pensando fria e racionalmente, isso também é coerente com o fato dele ser um homem rico de 83 anos. Então primeira conclusão é que a foto não é grande surpresa, e que tudo bem se decepcionar com ele. Sempre má ideia idolatrar indivíduos.
Agora indo pra outra ponto: vi pessoas falando "não adianta colocar pessoas progressistas nas mídias sociais e depois fazer isso". Bom, aí eu já tenho que discordar. Um porque SIM, adianta sim. A MSP promove vários projetos progressistas muito legais, que já têm mérito por si.
E dois: a MSP não é o Mauricio de Sousa, por mais incrível que pareça. Ele ainda é muito vinculado ao império que construiu, óbvio, e até onde sei ele ainda tem muita influência em tomadas de decisão — mas a empresa é feita de muitos profissionais, de posições diversas.
Não acho que faça sentido invalidar todas as pautas legais da MSP só porque o Mauricio é (ou "talvez seja") conservador. As pautas estão lá porque a) ele as aprovou ou b) outras pessoas com poder de decisão as aprovaram à revelia do Maurício. Sinceramente? Foda-se se a ou b.
Inclusive, acho que faz menos sentido ainda invalidar esse esforço com base na foto com a Damares. Se ele tivesse feito, por si, alguma declaração ofensiva, ou se a MSP tivesse publicado algo nocivo às pauta sociais, eu até entenderia (parcialmente) a invalidação. Nem foi o caso.
Também vi as pessoas acusando o Mauricio de não ter nenhum interesse real nas pautas que a MSP promove, fazendo tudo com base no dinheiro. Não serei eu a questionar isso, mas é nesse ponto que eu vi a maior falta de coerência nas argumentações e discussões.
Porque qualquer pessoa que tem a mínima noção do que é a produção de conteúdo no país sabe que viver do conteúdo per se é impossível. Um dos únicos meios de ganhar dinheiro é pelo licenciamento — Galinha Pintadinha, a própria MSP e até a programação da Cultura tão aí pra provar.
Isso significa que tudo bem licenciar qualquer coisa pra ganhar grana? Não. Mas isso significa que a oposição do Mauricio às mudanças da lei da propaganda infantil torna ele um monstro? Também acho que não. A mesma lei que impede nuggets da TdM também vai impedir boneca da TdM.
E aí, nós produtores de conteúdo? Realmente queremos o fim da possibilidade de boneca da TdM? E, por extensão, outros produtos de conteúdos feitos e publicados por brasileiros? Posso responder por mim: não acho que o fim do licenciamento, num contexto capitalista, é a resposta.
Como quase todas os tópicos cinzentas desse sáite, acabamos recaindo na validade do capitalismo por si. E aí assim, lamento muito estarmos vivendo o capitalismo, é realmente uma bosta, mas se a gente for partir desse princípio, todas as discussões seriam invalidadas.
E, ainda nesse tópico, é misto de Síndrome do Vira-Lata e falta de visão holística cair matando em cima do Mauricio por causa do nugget da TdM e depois comprar o McLanche Feliz pra ganhar o brinquedinho do Banguela. Ou comprar ovo de Páscoa dos Vingadores. E por aí vai.
Enfim. Acho que vale a gente repensar com carinho se vale invalidar tudo o que a Turma da Mônica já fez e faz pelo Brasil por causa do comportamento de uma pessoa da empresa — criador e grande porta-voz, SIM, mas ainda assim um único indivíduo de uma equipe enorme.
Nesse exato momento, minha posição é ficar decepcionada com o Mauricio (porra, Mauricio!) mas botar fé nas discussões da Turma da Mônica Jovem, nos personagens diversos que entram pra turminha todo dia, nas histórias em que a turma diz que tudo bem menino brincar de boneca...
...na história emocionante em homenagem ao Museu Nacional, na Monica embaixadora da UNICEF, no Donas da Rua (que é FODA, procure), nas Graphics MSP, no canal do YouTube da Ramona — que tem vários vídeos incríveis sobre saúde mental, diversidade, meio ambiente... Enfim.
E, mais uma vez: feliz ou infelizmente, o mundo não é feito de anjos e demônios não. Tem muito demônio por aí sim, sem dúvida, mas boa parte das pessoas e suas decisões fica nesse meio termo cinzento que exige mais do que um tuíte indignado pra classificar. Fim. 💫
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jana Bianchi 🐺🐋
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!