Profile picture
Jana Bianchi 🐺🐋 @janapbianchi
, 24 tweets, 5 min read Read on Twitter
Sabemos que histeria sobre absurdos inventados pelo governo do Bolsonaro é uma péssima ideia, e ele aponta na direção de usar — assim como o Trump — como estratégia de governo. Mas eu queria falar sobre como a histeria em cima de coisas NÃO absurdas também precisa ser combatida.
Ontem saiu essa notícia e eu já vi vários posts com milhares de curtidas dizendo que pronto, que agora os frigoríficos vão ter carta branca pra vender carne podre. Como engenheira de alimentos ANTI governo Bolsonaro, queria esclarecer umas coisas:

economia.estadao.com.br/noticias/geral…
1) Ao contrário do que a manchete diz — "Futura ministra quer acabar com inspeção diária em frigoríficos do País" —, o que a proposta sugere é que a responsabilidade de PARTE das inspeções passe do MAPA para o próprio frigorífico. Ninguém vai ACABAR com a inspeção diária.
2) Ao contrário do que o primeiro parágrafo da notícia diz — "A medida beneficia principalmente os frigoríficos" —, essa medida, apesar de parecer, tem potencial de beneficiar mais o próprio MAPA (o Ministério, o que eu acho uma coisa ótima) do que as empresas.
3) As chamadas "medidas de auto-controle" são, essencialmente, o que QUALQUER indústria séria — e não só de alimentos — faz através de um departamento importantíssimo chamado, entre outros nomes, de Qualidade. Uma equipe DEDICADA a garantir a qualidade mínima do produto.
4) Porque (eu não sei de onde as pessoas tiram essa ideia) QUERER vender alimento podre ou impróprio pra população é a ÚLTIMA coisa que qualquer indústria quer — especialmente a indústria da carne, que tem grande atuação no mercado internacional, onde reputação é tudo.
5) Tá, mas sabemos que nada é de graça, e entendo que as pessoas estejam desconfiadas pensando "então porque a futura ministra quer tomar essa atitude"? Bom, por algumas razões. Vamos lá:
5a) Porque inspeção diária do MAPA nos frigoríficos significa UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO DEDICADO A CADA FRIGORÍFICO DESSE PAÍS. Que, não preciso falar, significa muito custo, burocracia, limitação de atuação desse funcionário em outros projetos, etc. Essa é a vantagem pro governo.
5b) Porque a exigência de um funcionário do MAPA para autorizar a produção significa que (conforme dito na matéria), a indústria eventualmente tem capacidade instalada para produzir mais, mas fica limitada pois os funcionários do MAPA não trabalham de fim de semana, por exemplo.
6) "Ah, mas claro que se a responsabilidade de fiscalização ficar na mão da própria indústria, ela não vai fazer". Gente: a) SIM, vai fazer (vide tópico 4); b) É ASSIM QUE FUNCIONA EM TODO SETOR PRODUTIVO DO MUNDO e c) Repito: o MAPA vai continuar fazendo inspeções eventuais.
6a) A indústria de alimentos é uma... der, indústria. Sim, ela tem foco no lucro. Sim, ela muitas vezes é inescrupulosa e ridícula apenas com intuito de ganhar dinheiro (como qualquer setor). Mas deixa eu contar um segredo: vender comida podre não aumenta lucro de ninguém.
6b) "Ah, mas a indústria de alimentos é muito perigosa". Tá, e por acaso tem um funcionário do Ministério da Saúde de plantão em todo hospital cuidando de todas as inspeções todo dia? Não. E nas indústrias de carro, pra garantir que fabriquem os freios bem direitinho? Não.
6c) "Ah, mas e se a indústria fizer algo errado pra ganhar mais lucro?" Ela vai tentar fazer. Mas é pra isso que existem inspeções EVENTUAIS. Assim como nos hospitais. E nas indústrias de carro. Existem inspeções de órgãos reguladores que buscam irregularidades EVENTUAIS.
7a) O fim da matéria ainda traz uma nota sobre a Operação Carne Fraca: "Delatores confessaram que empresários pagavam mesadas para funcionários do MAPA para que pudessem escolher os fiscais do governo que atuariam dentro das unidades fazendo vista grossa na vigilância."
7b) Pois é, sabe o que facilita um funcionário do MAPA fazendo vista grossa? Esse funcionário criando laços dentro da indústria. Sabe o que faz esse funcionário criar laços dentro da indústria? Ele trabalhar lá dentro TODO DIA, ao invés de fazer visitas eventuais.
7c) Ou seja: de quebra, essa medida ainda tem o POTENCIAL de dificultar o conluio indústria/Ministério porque vai promover um rodízio de profissionais que não estarão inseridos no dia-a-dia da empresa (o que pode, inclusive, fazer um bom inspetor pensar fora da caixinha).
8a) "Ah, mas certeza que a corrupção vai continuar e essa medida não vai dar certo porque a indústria vai fazer tudo errado". Bom, gente, aí eu sinto informar, mas sob essa ótica talvez seja melhor fechar todas as indústrias de alimentos e hospitais e indústrias de carro.
8b) Porque se tem uma coisa que a gente sabe da natureza humana é que pessoas erram, e pessoas são corruptíveis. E colocar mais pessoas pra evitar que pessoas errem e se corrompam não é o único (e muito menos, mais efetivo) modo de evitar que isso aconteça.
Como estamos em tempos em que é preciso desenhar tudo certinho pra não ter mal entendido, aqui vão alguns pontos:
- Não estou defendendo a ministra do Bolsonaro (deus me dibre), mas estou apontando que a proposta dela não é tão absurda quanto pintada pela mídia.
- Não estou dizendo que essa medida vai dar 100% certo, porque: 1) nada dá 100% certo e 2) como já disse, essa medida — como todas as outras DO MUNDO — depende da adesão das pessoas envolvidas e pessoas erram e são corruptíveis (o mundo é assim, sinto muito).
- Não estou dizendo que não existem outras alternativas mais sustentáveis, mais seguras e melhores do que essa, apenas que ESTA MEDIDA não é horrível e de jeito nenhum é uma carta branca para que os frigoríficos saiam por aí vendendo carne podre.
Por fim: aceitem de uma vez por todas que "carne com papelão" é um mito ABSURDO. Papelão é caro, interfere nas propriedades do alimento e tem ABSOLUTAMENTE ZERO LÓGICA a indústria usar papelão — e não amido ou outro filler aprovado — na carne.
A mídia fez um alarde absurdo em torno disso quando saiu a Operação Carne Fraca, mas não vou me estender aqui porque o Prof. Pedro Felício (que me deu aula na Unicamp, e é um dos maiores especialistas em carne do mundo) explicou tudo pra BBC: bbc.com/portuguese/bra…
É isto. Sei que é muito difícil não reagir de modo explosivo a TODOS os anúncios do governo do Bolsonaro porque historicamente quase tudo o que ele já propôs é um monte de bosta. Mas já temos o suficiente com o que nos preocupar pra criar alarde sobre coisas que fazem sentido.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jana Bianchi 🐺🐋
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!