, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
Qdo li a matéria sobre Sérgio Moro instituindo grupo para discutir a redução dos impostos sobre o tabaco, me lembrei logo dos "causos" inusitados na época da Lei Seca, que faziam exatamente o que pretende Moro: tratar unha encravada cortando fora o dedo. Não lembra? Segue o fio:
Pouco depois que foi instituída a Lei Seca, o Ministério da Saúde começou a receber cartas inusitadas. Numa delas, uma das associações de portadores de hepatites questionava a lei, por diminuir o número de Fígados disponíveis para transplantes!
Em outra carta, entidades que representavam o setor de órteses e próteses também questionavam a Lei, dizendo que iria reduzir a demanda do setor, gerando impacto na economia, afinal, menos pessoas iriam depender de cadeiras de rodas e muletas, já que se acidentariam menos.
Estão percebendo como é a lógica? Para manter a indústria de órteses e próteses de vento em popa, ou a disponibilidade de fígados para transplante crescente, essas entidades pouco se importavam com os mortos por acidente de trânsito, ou com os sequelados por eles!
Essa é a MESMA lógica de dizer que vai combater o contrabando de cigarros reduzindo a taxação! LITERALMENTE A MESMA! Você pouco se importa se a Ciência em TODO O MUNDO tem toneladas de dados provando que AUMENTAR A TAXAÇÃO do cigarro tem um ENORME impacto ECONÔMICO e de saúde!
estima-se que são gastos ANUALMENTE 1 TRILHÃO de dólares em todo o mundo com gastos em saúde e impactos de produtividade decorrentes do tabaco. Apenas!
As mais recentes diretrizes (publicadas na semana passada!) da American Heart Association para prevenção primária de Doença cardiovascular elege a CESSAÇÃO do tabagismo com uma das medidas MAIS EFETIVAS para reduzir o risco de morte por Infarto ou Insuficiência cardíaca!
Quando tivemos o fim da propaganda de TV dos cigarros, o numero de brasileiros fumantes caiu em pouco tempo em 33%, gerando uma ECONOMIA enorme para o SUS e gastos de saúde em geral, principalmente o "out-of-pocket", ou seja, desembolso direto do paciente ppmt com medicamentos.
E o que diz a OMS sobre a questão do contrabando? "O Protocolo da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS para Eliminar o Comércio Ilegal de Produtos do Tabaco aplica ferramentas, como um sistema internacional de rastreamento, para proteger a cadeia de fornecimento de
tabaco. A experiência de muitos países mostra que o comércio ilícito pode ser combatido com sucesso, mesmo quando os impostos sobre o tabaco e os preços são aumentados, resultando em um incremento das receitas fiscais e redução do uso."
Seu Moro. Não é o senhor que vai assinar o atestado de óbito dos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva, Câncer de pulmão, Infarto, Insuficiência Cardíaca, Dissecção de aorta e tantos outros desfechos (leia-se: causas de morte). Tenha mais responsabilidade!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Thiago Silva
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!