, 9 tweets, 4 min read Read on Twitter
1- No país em que o agronegócio lucra com o abate religioso seguindo os preceitos islâmicos e judaicos, o @STF_Oficial volta julgar nesta quinta, às 14h, a legalidade do abate religioso nas religiões de matriz africana. Entenda esse caso de racismo religioso no fio da @jollyxx.
2 - Em 2003, uma lei de proteção animal gaúcha tornou o abate religioso ilegal no estado. Um ano depois, foi acrescentado um código de proteção para os ritos das religiões afro-brasileiras. Este remendo é o que está sendo contestado no @STF_Oficial.
3- O julgamento, que foi interrompido em agosto de 2018 após pedido de vista de Alexandre de Moraes, debate a ação do Ministério Público gaúcho. O MP contesta que permitir liturgias das religiões afro-brasileiras é conceder “privilégio”.
4 - O artigo 5º da Constituição prevê a liberdade de crença e cultos religiosos. Com esse entendimento, na primeira audiência, os ministros Marco Aurélio Mello e Edson Fachin foram favoráveis ao abate religioso – desde que não houvesse maus-tratos e que a carne fosse consumida.
5- Nas religiões afro-brasileiras, o ritual, torna o alimento sagrado e é feito de forma humanitária. Os animais são abençoados pela força dos orixás, e parte da comida é repartida entre a comunidade do terreiro para que as pessoas se alimentem da sua fé.
6 - A sacralização do alimento é semelhante ao que acontece nas religiões islâmica e judaica. Hoje, 90% dos frigoríficos do Brasil realizam abates seguindo ritos islâmicos (halal) para atender a demanda de carne no Oriente Médio.
7 - Ou seja, o país permite o abate islâmico e judaico nos frigoríficos e criminaliza o abate nos terreiros. Ações semelhantes à gaúcha se espalham pelo país e são um braço do racismo, pois não questionam a liturgia de outras religiões.

8 - Os autores das ações tentam apagar as tradições do povo de terreiro e não estão de fato preocupadas com a proteção animal. O julgamento no STF se tornou um marco na luta contra o racismo.

theintercept.com/2018/08/08/aba…
9 - Por unanimidade, @STF_oficial decide que abate religioso é constitucional. A decisão foi tomada em um recurso deverá ser aplicada por todos os tribunais e juízes do país em casos semelhantes.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!