, 7 tweets, 3 min read Read on Twitter
A Taurus é acusada de fabricar armas com defeitos – e ignorar suas consequências. Disparos acidentais já deixaram ao menos 50 mortos no Brasil. Nos EUA, os defeitos já foram reconhecidos, mas aqui, onde a empresa goza de um monopólio, a justiça não chegou. Segue o fio. 👇🏾
A Taurus detém exclusividade no mercado desde o governo Castello Branco e nunca sofreu sanções mesmo com anos de denúncias. Para comprar uma arma de fora, é preciso ter autorização do Exército, que raramente fornece permissões. O Brasil é refém de armas que disparam sozinhas.
A empresa foi acusada por 4 moradores da Flórida de vender - conscientemente - armas defeituosas. Em 2016 a justiça americana determinou a suspensão da fabricação e venda de alguns modelos da Taurus. Dentre eles, alguns que continuam a ser usados por policiais brasileiros.
O PM goiano Alexandre Fernandes de Castro foi ferido na perna quando sua arma caiu no chão e disparou sozinha, em 2013. Três anos depois, de cadeira de rodas, encabeçou o movimento para a instaurar a CPI da Taurus a fim de apurar os acidentes e também mudar a legislação.
A CPI naufragou graças a um forte lobby da empresa, maior fabricante de armas da América Latina, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Uma ação do MPF na justiça do Sergipe pede a quebra de monopólio da empresa e o recall de dez modelos de armas da Taurus que apresentaram defeitos recorrentes. Segundo a ação, a Taurus viola a ordem econômica, os direitos do consumidor, a segurança pública e o patrimônio público.
A Taurus assinou um acordo com autoridades norte-americanas para encerrar um processo que corre nos EUA desde 2016. Por aqui, pela gravidade da situação, o MP-SE pede indenização por dano moral coletivo em valor igual ou superior a R$ 40 milhões. interc.pt/2Jn3Zqj
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!