Profile picture
, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
Direita e esquerda são só torcidas organizadas que tratam a política como se fosse futebol. E nós sabemos o que as torcidas organizadas fazem com o futebol: afastam do estádio o torcedor menos radical. Ou seja, radicalizam o ambiente, tornam o ambiente tóxico.
Quando se para pra pensar, progressismo, liberalismo e conservadorismo não são forças excludentes, mas que podem facilmente se somar, ou uma servir de contrapeso às outras.
Acho perfeitamente possível que a sociedade, ao tomar uma decisão, busque se guiar pela melhor luz da ciência (progressismo), tendo por meta mais liberdade (liberalismo), mas sem ignorar as próprias experiências da humanidade (conservadorismo).
As torcidas organizadas, no entanto, forçam a sociedade a escolher um, e combater os outros dois. Esmagam a política numa lógica unidimensional, em que só há direita e esquerda, herói e vilão, preto e branco, sem escala de cinza, cores, altos, baixos ou profundidade.
Cada dia mais me convenço que atuar para que as torcidas organizadas percam relevância é a única forma de resgatar a sociedade do fundo do poço em que foi jogada.
E nem me refiro a nos atermos a ideias, pois também entendo “ideologia” como lógica de torcida: é insistir numa solução mesmo que esta seguidamente se mostre inadequada ou equivocada. É torcer para que a teoria vença a realidade, independente de vivermos todos nós na realidade.
Até entendo que a ideia pode servir de guia, mas todo o trajeto precisa ser traçado em torno de fatos, e jamais por fatos forjados, “false flags” e/ou narrativas que nada mais são do que deturpações convenientes da realidade.
E que o objetivo não pode ser outro senão fazer com que a responsabilidade vença a irresponsabilidade. Que cada decisão venha da análise de cada caso. E que cada análise pese benefícios e malefícios a curto, médio e longo prazo. De forma que premie o bem, e neutralize o mal.
Hoje, as torcidas organizadas oferecem soluções simples para problemas complexos, uma única solução para cenários e contextos distinto, uma uniformização completa de uma sociedade naturalmente diversificada.
E, o que é pior, a caça de qualquer um que se negue a vestir o uniforme.
Esse caminho não leva a nada de bom. Estamos nele há tempos. Basta olhar para os lados e conferir aonde ele nos levou.
Estou concordando com Tabata há um tempo, como vocês conferem no início desta thread.
veja.abril.com.br/tveja/em-pauta…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marlos Ápyus
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!