, 13 tweets, 5 min read Read on Twitter
O golpe se concretizou em 2/4/64. Às 2h, uma sessão conjunta no Congresso foi aberta por Auro de Moura Andrade, presidente do Senado. A cerimônia durou menos de 1h. Havia 29 senadores e 183 deputados. Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara, foi empossado presidente da República.
Auro de Moura Andrade (UDN) na abertura da sessão: "Comunico ao Congresso Nacional que o senhor João Goulart deixou, por força dos notórios acontecimentos de que a Nação é conhecedora, o governo da República".
Andrade leu um ofício de Darcy Ribeiro, chefe da Casa Civil de Jango. Darcy informou que o presidente "decidiu viajar para ao Rio Grande do Sul, onde se encontra à frente das tropas militares legalistas e no pleno exercício dos poderes constitucionais e o seu ministério".
O deputado Sérgio Magalhães tentou argumentar com Andrade, houve um princípio de bate-boca, e o presidente do Senado argumentou que Jango "deixou a nação acéfala numa hora gravíssima da vida brasileira em que é mister que o chefe de Estado permaneça à frente do seu governo".
Diante de palmas, protestos e tumultos, Andrade anunciou: "Há sob a nossa responsabilidade a população do Brasil, o povo, a ordem. Assim sendo, declaro vaga a Presidência da República e [...] declaro presidente da República o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli".
O golpe foi consumado na madrugada. Às 3h15 de 2/4/64, Mazzilli atravessou a Praça dos Três Poderes e subiu o Palácio do Planalto como presidente.

No Planalto, Darcy Ribeiro encontrou o general Nicolau Fico, que traiu Jango na última hora, e o chamou de "macaco traidor".
2/4/64, 11h45: Jango voou de Porto Alegre para São Borja. O general Assis Brasil afirmou que era "temerário" que o presidente deposto continuasse por ali, em sua fazenda conhecida. Tomaram um avião C-47 e se esconderam em um rancho à beira do Rio Uruguai, mas ainda no Brasil.
O clima piorava. No Recife, o dirigente do PCB Gregório Bezerra, 63 anos, foi amarrado seminu à traseira de um jipe e puxado pela cidade. Depois, foi espancado em uma praça por um oficial do Exército, com uma barra de ferro. As imagens foram exibidas pela TV Jornal do Commercio.
Tarde de 2/4/64: Jango escreveu uma carta pedindo asilo ao Uruguai. A mulher dele já estava a caminho de Montevidéu. O embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, alegou que um "informe confiável" garantia que Jango estava no avião, deixando o país sem autorização do Congresso.
Fake news de Gordon: Jango só sairia para o Uruguai em 4/4. Mas, por considerar que o presidente "deixou a presidência vaga", os EUA reconheceram Ranieri Mazzilli como presidente. O presidente dos EUA, Lyndon Johnson, enviou telegrama de felicitações.
Segundo Leonel Brizola, então deputado federal, foi o reconhecimento dos EUA o que fez João Goulart decidir se exilar no Uruguai.

O presidente Jango não queria assumir a responsabilidade de desencadear uma guerra civil.
Rio, 16h: começava a Marcha da Vitória, com mais de 800 mil pessoas, patrocinada por Magalhães Pinto (gov MG), Carlos Lacerda (gov RJ) e IPES para celebrar a deposição de Jango.

A ideia da marcha foi do frei Leovigildo Balestieri, vigário de Ipanema, e do general Golbery.
O dia 2/4/64 chegou ao fim com o embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, parabenizado pelo subsecretário de Estado, George Ball: "Felicitações pelos nervos firmes e bons conselhos durante o período crítico, e pelos excelentes relatórios sob condições de grande confusão".
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ditadura dia a dia
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!