, 18 tweets, 3 min read Read on Twitter
1- Bom dia, Amados! Ontem, os Deputados, pode-se dizer, se rebelaram, na Assembleia. De maneira não tão contundente, eu até me rebelei junto (rs). Ocorre o seguinte: o Governo enviou como primeiro PL o referente à desestatização de seis empresas.
2- Logo que o projeto chegou, eu li e me manifestei em Plenário, apontando sua redação sofrível, pois não define o que exatamente ocorrerá com cada empresa, qual destino será dado aos funcionários e ao dinheiro angariado, quem passará a prestar os serviços dessas empresas...
3- Desde então, audiências públicas ocorreram, reuniões com representantes de funcionários e os próprios dirigentes das empresas. Além das reuniões coletivas, organizadas pela Presidência da Alesp, grupos de funcionários das empresas foram aos gabinetes.
4- Alguns funcionários alegam que o Governo teria interesses imobiliários, pois haveria imóveis em áreas muito valorizadas.... Alguns dirigentes dizem que as empresas, além de deficitárias, estão absolutamente obsoletas. Bem, trata-se de uma guerra de versões.
5- Mas o que importa é que, apesar de todas as chances, o Governo não conseguiu responder perguntas básicas. A principal delas: Quem passará a prestar ao próprio Governo os serviços hoje prestados por essas empresas? E quanto esses serviços custarão?
6- Mesmo sendo favorável à desestatização, temo que, uma vez privatizadas essas empresas, os grupos adquirentes sejam contratados para prestar os mesmos serviços a peso de ouro. Nós já indagamos, a resposta sempre é: estudos estão sendo feitos!!!!
7- Ora, não seria melhor fazer os estudos e, depois, enviar o projeto? Como fica a nossa cara com a população, se assinarmos uma carta em branco e, depois, o Governo fizer tudo diferente do que imaginamos o correto.
8- Os corredores da Assembleia são cheios de teorias, vocês não podem imaginar. Ontem, várias vezes, ouvi que não é o Governador que quer a aprovação desse projeto, mas sim o Vice-Governador. Também não sei bem se faz tanta diferença assim.
9- Quando essa discussão toda se iniciou, eu imaginei que o Governo chegaria com todas as respostas em um documento paralelo ao projeto de lei. Minha preocupação era exigir que, em alguma medida, as tais respostas se integrassem à lei, pois um documento paralelo não é seguro.
10- Para minha surpresa, sequer essas respostas vieram! Não obstante, o Presidente da Casa insistiu em por o projeto em votação e os Deputados (de vários partidos) se negaram a votar. Eu preferiria votar logo e derrubar o projeto, por ser muito ruim. Mas findaram por protestar.
11- As empresas a serem estatizadas, eu não uso o termo privatizadas, porque o Governo não se dignou a definir o que fará com cada uma, prestam serviços ao próprio Estado: publicação oficial, mapas de várias áreas, imagens... Quem fará tudo isso? É uma pergunta básica!
12- Meu maior temor se deu relativamente ao Poupatempo. Há anos, falo que um dos maiores orgulhos paulistas é o Poupatempo. E eis que querem mexer na empresa responsável por esse importante núcleo de serviços!
13- Faço esses esclarecimentos, para que fique claro que só o que estamos pedindo é o cuidado devido para com São Paulo. Não estamos perguntando por perguntar, exigindo esclarecimentos por exigir. Mas, ao que parece, nem o Executivo sabe quais serão os próximos passos.
14- Como vamos dizer OK, façam o que bem quiserem? Simplesmente não dá!
15- Os projetos referentes ao Zoológico, ao Jardim Botânico e ao Ginásio do Ibirapuera também já chegaram. Estão melhor redigidos, mas faltou prever como as concessionárias do Zoo e do Jardim Botânico lidarão com as escolas públicas.
16- Já falei em Plenário, o líder do Governo concordou e alguns colegas apresentaram algumas emendas. Deve sair uma emenda aglutinativa.
17- Não sei quais outros projetos de desestatização virão, mas seria bom que o Governo prestasse atenção aos detalhes que estão sendo solicitados, com o fim de evitar tanta confusão nas próximas vezes. Não é chatice. É o nosso trabalho!
18- Hoje começam a ser instaladas as Comissões. Estarei na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Saúde. Não concorrerei à Presidência da CCJ. Pelo que entendi, trata-se de um cargo de confiança do Presidente da Casa. Vamos colaborar independentemente de cargo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Janaina Paschoal
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!