Profile picture
Thiago Krause @ThiagoKrause2
, 23 tweets, 7 min read Read on Twitter
Bom thread. Eu estava pensando em escrever sobre, então vou aproveitar a deixa.
1) a apresentação dos valores do orçamento em termos nominais (aumento de 15% entre 2015 a 2017) é absurda, porque há inflação (de 21,1% nesses três anos medida pelo IPCA). Logo, o orçamento da UFRJ diminuiu.
jb.com.br/economia/2018/…
2) o que importa considerar é apenas a verba de custeio, que passou de 434 milhões em 2014 para 388 milhões em 2018. Como a inflação acumulada nesse período vai ser uns 30%, houve uma redução de cerca de 32% no orçamento de custeio.
jb.com.br/rio/2018/09/34…
3) a folha de pagamento é excessivamente alta? Pelos dados de 2015, havia em torno de 11 professores por aluno (desconfio que aumentou), o que não me parece absurdo, para uma das principais universidades de pesquisa do país.
m.oglobo.globo.com/sociedade/educ…
3b) A maioria das universidades de pesquisa americanas com número equivalente de estudantes, como Michigan, Maryland, NYU tem taxas de 9 pra baixo, e não dá pra comparar com universidades que não fazem pesquisa (que aí podem ter 16, 18 estudantes por aluno).
3c) os professores ganham demais? Salário inicial de 9,5 mil, final de 20 mil. Somos privilegiados no contexto brasileiro, sem dúvida, mas não me parece que ganhamos um valor exorbitante considerando a qualificação necessária.
4) é possível que haja excesso de gastos com funcionários? Desconfio que há mesmo, mas não tenho capacidade de avaliar. De qualquer jeito, a UFRJ tem hospital e tal, o que dificulta a comparação simples. Deixo pra quem é mais competente.
5) mais importante, até onde eu sei dinheiro economizado com pessoal não vai pra custeio. Então contratar menos professores não libera dinheiro.
6) Mas 388 milhões ainda é muito dinheiro! É. Mas a UFRJ tem que pagar luz, água, limpeza, manutenção, equipamentos hospitalares, assistência estudantil e sei lá mais o quê. É muita coisa.
7) isso absolve a reitoria de culpa? Aí a gente precisa de uma reportagem detalhada pra ver os gastos na última década de custeio e investimento sob controle da UFRJ. É muito difícil lidar com uma redução drástica do custeio, mas eu acho que a queda do MN foi muito grande.
(Desculpem a demora, vida atrapalhou)
Conclusão: certamente há ineficiências, mas não me parece que a UFRJ seja especialmente perdulária. Sempre dá pra cortar custeio, mas é difícil fazer isso sem planejamento, tendo recursos repetidamente contingenciados sem controle.
Mas, como disse a @MonicaWaldvogel , aconteceu algo muito esquisito nessa diminuição brutal nesse ano. Nessa coisa de cobertor curto e no desespero a atender a um monte de demandas, a reitoria pode ter feito escolhas erradas que contribuíram para a tragédia.
Ainda precisamos de mais investigação, mas acho bom evitarmos explicações simples. Certamente a política de contingenciamentos e a dificuldade dos governos de fazer reformas e cortar gastos de forma organizada tem culpa no cartório. Mas dinheiro não dá em árvore.
Enfim, acho que não dá pra escapar: todo mundo em posição de poder deve ter sua parcela de culpa na tragédia.
Ah, apareceu gente falando que OS poderia ter sido uma boa. O Museu da Língua Portuguesa, na SP de Alckmin, não era gerido por uma OS, como lembrou a @tatiroque ? Aí o resultado. Então não tem muito a ver com gestão público ou privada, é só descaso mesmo.
👇
Que outras fontes de financiamento, ô desgraça? O jogo de empurra-empurra é vergonhoso, todo mundo tinha que assumir sua parcela de culpa, abrindo os dados e explicando como vai lutar para que desgraças assim não se repitam.
bbc.com/portuguese/bra…
A BBC tem feito, em geral, a melhor cobertura da desgraça, junto com o El País, embora ainda precisemos de uma reportagem gigante e detalhada. bbc.com/portuguese/bra…
Aqui um levantamento mais longo e corrigido pelo IPCA, do @Poder360
Essa reportagem do Globo me parece enganosa. Eles dizem que o gasto com pessoal subiu acima da inflação - mas não dizem o quanto: o aumento real foi de 2%, o que é plenamente explicável pelo fato de que os inativos pesam na conta.
oglobo.globo.com/rio/sem-folego…
A proporção do pessoal só sobe porque diminuiu o dinheiro de custeio e investimentos - já que no de pessoal o governo não pode mexer, então corta no que dá! Custeio perdeu 19% e investimento 91%.

E o especialista da reportagem é totalmente obscuro, diga-se de passagem...
E essa fake News dos 80 milhões recusados, hein? bbc.com/portuguese/bra…
Essa matéria tem mais alguns dados importantes, mas o mais impactante pra mim foi a % dos gastos com inativos.
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018…
Essa análise tenta explicar um pouco como funciona o orçamento de uma universidade federal.
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Thiago Krause
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!