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Qual a relação entre a valorização da educação pública e o voto em Bolsonaro?

Essa foi a pergunta que nos fizemos quando a Gazeta do Povo divulgou recentemente um levantamento feito em todas as secretarias de educação do país, comparando o piso salarial dos estados do Brasil.
Para respondê-la, era necessário medir a correlação entre essa valorização do professor e a votação em Bolsonaro. Para isso, criamos um índice “piso salarial do professor / PIB per capita do Estado” para medir a propensão do estado de pagar bem seus professores em relação à ...
capacidade que eles têm para isso. O cruzamento dos dois eixos mostra uma correlação logarítmica de aproximadamente 50% (ou 42% pra linear), um R2 bem considerável em termos estatísticos.
Como o estado do Maranhão se apresentava como um “outlier”, com valores muito extremos nos dois eixos, foi desconsiderado em uma segunda simulação, que resultou em um coeficiente de regressão linear R2 de 0,44.
O que isso significa? Em primeiro lugar é preciso interpretar bem os parâmetros. O índice proposto no eixo horizontal (piso salarial do professor / PIB pc) é uma razão entre o piso mínimo estabelecido para o salário dos prof. em relação à capacidade estatal de pagar esse piso.
Quanto maior o piso salarial de um professor, maior a vontade política de um governo em comprometer seu orçamento com educação a longo prazo. Já quanto maior o PIB per capita, maior a capacidade que um governo tem de fazer isso e, indiretamente, também maior a necessidade, ...
pois estados com maior PIB também costumam ter maior custo de vida. SP e RN, por exemplo, pagam o mesmo piso aos seus professores, mas têm custos de vida e orçamentos de governo bem diferentes.
Enquanto SP com maior capacidade orçamentária tem índice 8,5% e teve 67,7% de votos em @jairbolsonaro, RN com índice de salário/PIB três vezes maior que SP teve votação duas vezes menor em Bolsonaro.
Quanto isso explicaria a guerra de Bolsonaro contra a educação? Bom, a correlação entre as variáveis existe, é bastante alta para fenômenos sociais, e precisa ser explicada. Há certamente outras variáveis que influenciam em maior ou menor grau, como por exemplo a região ...
visto que a população do Nordeste foi mais beneficiada com políticas públicas nas gestões petistas e, por isso, tenderia a votar mais em @Haddad_Fernando no segundo turno.
Entretto, apesar dos 2 “clusters” que se formam nas diagonais superior e inferior misturarem estados de regiões e IDHs diferentes – de um lado, por exemplo, SP, AC e SC; e do outro CE, TO e AL –, o índice ajuda a explicar especialmente as variações dentro dos próprios clusters.
Obviamente não se trata de causalidade direta, nem muito menos estamos sugerindo que os professores “convençam” os alunos em quem votar. É preciso um indicativo mais estrutural.
Qual poderia ser a explicação? Confira o raciocínio desenvolvido pelo @DanielSLacerda, professor e pesquisador de administração pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (@ufrgsnoticias) e colaborador da plataforma @O_Iceberg: oiceberg.com.br/qual-a-relacao…
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