, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Sobre os cortes nas universidades anunciados pelo MEC esta semana: defendo há muito a priorização dos recursos públicos para a educação básica, e a abertura do ensino superior público para fontes de financiamento privado.
Como ex-aluno de Federal, a qual sou muito grato pela minha formação, e como profissional que circula pelas universidades públicas de todo país há mais de 10 anos, sei o quanto há de ineficiência e desperdício de recursos nestas.
Acredito igualmente que os cursos oferecidos e as pesquisas realizadas precisam estar mais alinhados ao mercado de trabalho e à aplicabilidade prática. O que é ensinado e pesquisado com o dinheiro do pagador de impostos tem a obrigação de dar retorno à sociedade.
Também conheço e sou crítico aos mtos casos de cooptação de DCEs, conselhos universitários e reitorias por partidos e indivíduos q se utilizam de suas posições para propagar indevidamente suas ideologias e hostilizar / isolar alunos e professores com pensamentos divergentes.
Acredito, portanto, q precisamos repensar de forma profunda a estrutura de operação e financiamento das universidades públicas brasileiras, assim como precisamos entender e respeitar as universidades como um ambiente plural e de expressão do livre pensamento, seja ele qual for.
Porém, a forma como o assunto foi abordado pelo MEC não é aceitável. Não é desprezando o estudo de cursos de humanas q iremos solucionar o déficit de formação em ciência e tecnologia no país. Mudanças são necessárias, mas precisam ser feitas de forma respeitosa e estruturada.
Não é anunciando um corte abrupto de recursos, aparentemente motivados por discordâncias ideológicas, que iremos combater a falta de pluralidade de ideias e oferecer uma solução sustentável para o financiamento e operação do ensino superior brasileiro.
Cortes q sejam necessários, e provavelmente são, devem vir acompanhados de um plano de transição e mudanças na legislação q permitam q as universidades se adequem a novas formas de financiamento, como cobrança de mensalidades, doações e financiamento privado de pesquisas e obras
Precisamos de um novo formato p/ o ensino superior público, envolvendo todos atores na discussão. O q o Brasil menos precisa agora é de mais lenha na fogueira e fortalecimento do discurso q separa a população entre “nós” e “eles”. A campanha já acabou, é hora de propor projetos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Tiago Mitraud
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!