, 6 tweets, 1 min read Read on Twitter
Existem verdades fundamentais da natureza humana, virtudes basilares que são exaltadas e vivenciadas naturalmente pelos espíritos mais elevados. São, entretanto, relegadas a segundo plano pelos tipos mais vis e venais, que as relativizam conforme a conveniência do dia.
A incapacidade de perceber no outro os sintomas da leviandade e da baixeza moral pode sim ser fruto de ingenuidade, como também do próprio reflexo miserável no espelho das enfermidades da alma.
C.S. Lewis chamou de “homens sem peito” essa espécie de eunucos morais, fracos de espírito e ignorantes da transcendência, esclarecendo que às vezes são tidos por grandes intelectos, mas suas cabeças só são vistas como grandes porque, na verdade, seus peitos é que são atrofiados.
Aceitar a verdade que está diante de seus olhos é o primeiro passo para a vivência do Ordo Amoris de S. Agostinho: existe uma ordem no amor, uma disposição ordenada das afeições, e a virtude está em atribuir a cada objeto o grau exato de amor que lhe é apropriado.
O comportamento vacilante diante do que se sabe correto é indício de fraqueza, oscilando temerariamente entre a defesa irrestrita do bem e o abrigo confortante da moderação tida como razoável. Quem é ponderado diante da Verdade apenas se coloca um pouco mais próximo da mentira.
“Numa espécie de mórbida ingenuidade, extirpamos o órgão e exigimos sua função. Produzimos homens sem peito e esperamos deles virtude e iniciativa. Caçoamos da honra e nos chocamos ao encontrar traidores entre nós. Castramos e ordenamos que os castrados sejam férteis”. C.S Lewis
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ludmila Lins Grilo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!