, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
1/ A crise de 2008 fez com que BCs tivessem que emprestar mais ao setor não bancário, virando o que Perry Mehrling chamou de "dealer of last resort". Nos EUA, o Fed comprou mais títulos privados. Na Europa o BCE deu mais liquidez a títulos públicos "regionais".
2/ A expansão de liquidez pelos BCs evitou que a grande recessão de 2009 se transformasse em outra grande depressão, mas ela também fez as pessoas pensarem por que precisam dos bancos se eles não emprestam justamente quando o sistema mais precisa.
3/ Em paralelo a isso, a evolução da tecnologia digital criou vários negócios baseados em reduzir a margem do intermediário (Amazon, Uber, AirBnB, etc). Era uma questão de tempo até a mesma lógica chegar ao setor bancário.
4/ A confluência de insatisfação popular com bancos e a emergência de fintechs gerou propostas de mais concorrência e democratização do acesso ao crédito. Ideias incluem "BC para todos", "banco postal", mais bancos públicos e deixar fintechs acessar diretamente liquidez no BC.
5/ Baseado na experiência do Brasil e outros países emergentes, o ideal não é estatizar crédito, pois competição é importante para alocar melhor os recursos. A ideia principal é aumentar a concorrência no sistema bancário privado.
6/ Traduzindo em termos práticos, permitir que mais instituições possam ter acesso a empréstimo ou securitização junto ao BC, além dos bancos comerciais. Isso obviamente implica nova regulação para o setor "fintech", para não gerar novas bolhas e crises financeiras.
7/ O debate também acontece no Brasil, via transformação de sistemas de pagamento eletrônico (as "maquininhas") em financeiras, mas ainda de modo bem preliminar. Em algum momento chegaremos no ponto das fintechs pleitearem acesso direto a empréstimos junto ao BC.
8/ Se e quando isso acontecer, os bancos continuarão a ser bancos, isto é, os únicos autorizados a criar moeda além do BC, mas terão mais concorrência na oferta de crédito pelas próprias pressões do mercado e da tecnologia.
9/ Em suma, BCs fazem muito mais do que fixar a taxa básica de juro para atingir a meta de inflação. BCs também são agência reguladora e de concorrência dos bancos e este papel está sendo reavaliado devido aos efeitos da crise de 2008 e novas tecnologias.
10/ No caso do Brasil, solução não é necessariamente"taxar o spread", pois isto provavelmente aumentaria as taxas de mercado. Solução é mais concorrência, via acesso ampliado ao BC, com regulação prudencial adequada, colocando fintechs em competição direta com os bancos.
11/ Para quem se interessar pelo debate, recomendo ler o livro de Jonathan McMillan (link abaixo). A visão dele é obviamente viesada pró fintechs, ignorando que elas também podem se tornar oligopólios e criar bolhas, mas o tema é inevitável. books.google.com/books/about/O_…
12/ Por fim, o debate sobre novas tecnologias e intermediação financeira é mais importante do que as "querelas" de economistas sobre a origem e papel do dinheiro. Moeda é endógena, BC fixa taxa básica, mas o mercado determina o spread, que no Brasil ainda é muito elevado.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nelson Barbosa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!