, 35 tweets, 12 min read Read on Twitter
THREAD - Enes Kanter: Terrorista ou Herói?
Galera, são quase meia noite quando minha mente começa a queimar e eu decido fazer uma Thread sobre toda a situação de Enes Kanter, pivô do Portland Trail Blazers e sua relação com a Turquia.
Além disso é aniversário do jogador e isso simboliza a importância dele.
#RipCity
O Documentário começa em 19/01/2019 quando o New York Knicks, time de Kanter na época da gravação enfrenta o Washington Wizards em Londres. Com medo de ser assassinado, Enes se recusa a viajar com a franquia e assiste ao jogo de sua casa em NY.
A Turquia vive um regime comandado por Reccip Tayip Erdogan, ele é uma figura carismatica e que metade da população o apoia, e a outra metade é contra amargamente. Erdogan já prendeu mais 47 mil pessoas, incluindo 160 jornalistas. Seu poder já tem mais de 17 anos.
Seu principal inimigo é Fetullah Gulen, um ex-apoiador do governo de Erdogan que tem milhões de seguidores pela Turquia. Ele tem escolas privadas em Instabul, e um dos estudantes foi Kanter
Ele entrou nessa escola na segunda série, seu pai era um professor e sua mãe recém formada em Zurique era enfermeira. Kanter sempre quis jogar basquete e alguns de seus ídolos quando jovem eram Mehmet Okur e Hedo Turkoglu.
Porém, sua mãe não deixava que ele assistisse os jogos, pois o fuso-horário para a Turquia fazia com que as partidas fossem as 3 ou 4 horas da madrugada.
Até os 16 anos, Kanter jogou pelo Fenerbahçe e aos 17, entrou em Kentucky, porém devido a ter sido profissional em seu país de origem, ele não conseguiu fazer muitos jogos na NCAA. Mesmo assim, foi draftado pelo Utah Jazz, com a terceira escolha no Draft de 2011.
No Eurobasket de 2011, Kanter foi convocado e jogou junto de Turkoglu. Ele se tornou o jogador mais jovem a usar a camisa Turca, porém, seria a última vez que ele seria convocado para representar seu país.
Kanter se tornou critico de Erdogan em 2013, quando após uma série de acusações sobre corrupção o presidente foi acusado pelo seu ex-aliado, Fetullah Gulen.
Em resposta, o governo começou a atacar todo e qualquer apoiador de Gulen. Inclusive fechando prédios com nome do rival.
O principal objetivo do Presidente Turco seria a prisão de Gulen, mas desde 1999, ele mora em Pocono na Pennsylvania.
O pivô desde que entrou na NBA é um visitante a casa de Gulen lá é uma experiência familiar aprendendo a tratar todos como irmão. E mudando o jeito de ver a vida
Tudo mudou drasticamente em Julho de 2016, quando a principal emissora foi tomada por militares e foi imposta uma lei marcial, na manhã seguinte o plano de golpe falhou e mais de 250 pessoas haviam morrido.
No outro dia, Erdogan culpou "A pessoa que está na Pennsylvania" Naquele mesmo dia, Kanter estava junto de Gulen em sua casa. Ele conta que os dois ficaram rezando pela Turquia. E que ele não havia feito nada.
Kanter seguiu apoiando Gulen publicamente pelo Twitter. Sua conta em Turco foi banida a pedido do Governo.
Na mesma semana, Mehmet Kanter, pai do jogador escreveu uma carta aos jornais e disse que seu filho estava hipnotizado por Gulen e pediu desculpas ao povo turco e ao presidente por ter um filho como ele. Deixando claro que estava deserdando o jogador.
Kanter disse que se sentiu estranho após ler a carta, mas no fundo sabia que seu pai estava fazendo isso para que o governo o deixasse em paz. Porém, Erdogan não o deixou paz.
Mehmet Kanter, professor de genética foi dispensado do seu emprego. Ele estava no meio de 130 mil que foram demitidas. Membros dos mais diversos setores foram demitidos sem motivo. Além disso, foram alvos de investigações. Tendo em alguns casos a prisão preventiva decretada
Em 2017, na terceira temporada pelo OKC, Kanter viajou para a Indonésia para ajudar algumas crianças num Camp de Basquete. Foi quando o jogador recebeu uma mensagem de um amigo, avisando que a policia local queria encontrar ele.
Seu amigo entrou em contato com membros do governo Indonésio que disse: A melhor coisa que ele pode fazer é sair da Indonésia. Kanter começou uma serie de viagens, a primeira foi para Singapura as 5:30 da manhã do dia seguinte. De lá, para a Romênia. E lá tudo se complicou.
Kanter diz que ele entregou o passaporte e a moça chamou os policiais, lá informaram que seu passaporte estava cancelado pela embaixada Turca. Kanter chamou Erdogan de ditador e o Hitler do nosso século.
Kanter viajou para Londres e um homem do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, pegou seu Green Card e liberou seu retorno aos Estados Unidos. Porém, Kanter teve um mandado de prisão emitido pelo Governo Turco, alegando que ele era membro de um grupo terrorista.
Ao chegar em Nova Iorque, o pivô fez mais de 35 entrevistas para jornais, rádios e televisão, isso deixou o governo turco enfurecido. E logo eles agiram como previsto
Dias depois da chegada de Kanter nos Estados Unidos, policiais a mando de Erdogan invadiram a casa dos Kanter e eles pegaram todos os eletronicos de Laptops a celulares para saber se o jogador mantinha contato com seus familiares.
De quebra, levaram seu pai Mehmet em custodia acusado de ser membro de um grupo terrorista com conexões com Fethullah Gulen. Ele ficou preso por 7 dias e se recusou contar o que aconteceu com qualquer membro da familia.
Trocado para o Knicks, Enes jogava em um dos maiores mercados da liga e com isso os jornais começaram a buscar informaçoes sobre o caso. Descobriram que Kanter caso preso, pegaria 4 anos de prisão. Por Insultar Erdogan e Hedo Turkoglu, sim. O mesmo Turkoglu que jogou com ele.
Turkoglu, hoje é conselheiro de Erdogan e comanda a Federação Turca de Basquete. Ele foi entrevistado e disse que Kanter apoia um líder terrorista. Vale lembrar que o Estados Unidos nunca considerou Gulen um terrorista.
O Governo alega que Kanter teve uma espécie de lavagem cerebral devido a devoção a Gulen. Kanter diz que ele é um jogador da NBA que pode fazer suas decisões e que ele apenas diz para que ele siga sua vida sem pensar no depois.
Hedo diz que a visão do povo americano sobre Kanter ser um herói é equivocada. Ele fala que o povo americano também ficaria chateado caso alguém fizesse um atentado terrorista e um de seus principais nomes seguisse apoiando quem fez isso.
Muitos dizem que os seguidores de Gulen fizeram o Golpe Militar, porém os direitos humanos alegam que Gulen não fez nada ou sequer tem um envolvimento direto.
Em Janeiro, a Interpol teve um pedido de prisão enviado para Kanter, o que significa que caso ele saia dos EUA ele pode ser preso e extraditado a Turquia. Quando questionado como seria caso ele retornasse a seu pais, talvez fosse envenenado ou morto num acidente de carro.
Ele está em um processo de se tornar um cidadão americano em 2021, mas até lá. Kanter é um cidadão sem pais, um homem recusado pela sua patria, mas um homem que foi abrigado nos corações dos mais singelos torcedores do Portland e talvez até, de todos os times que passou
E, queremos enaltecer o ser humano, acima de tudo, afinal, grande parte do time e o que também admiramos em Portland é a humanidade e isso Enes Kanter tem de muito.
Precisamos repensar os atos de ódio, precisamos aprender mais sobre ser humano e valorizar os que estão conosco.
Afinal, não é fácil deslocar o ombro, sofrer por estar longe de seu país e família e defender com tanto amor e tanta força. Enes, nós estaremos sempre te apoiando.
E hoje, no seu aniversário nos gostaríamos de agradecer, pois graças a você nos tornamos mais humanos.
Obrigado, Kanter.

Por Airton Ferreira e @Repaioletil
FIM DA THREAD!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Brasil Blazers
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!