Profile picture
, 50 tweets, 10 min read Read on Twitter
RT @jairbolsonaro

Não fui eu que anulei o legislativo comprando votos, não fui eu que tive em meu plano de governo o controle da mídia e da internet e fui eu quem levou uma facada de um militante de esquerda. É exatamente o contrário, Folha. 100% Fake News!

@paulori93520723
É de se reconhecer, no entanto, que um presidente que começa o seu mandato sem um líder parlamentar e que realiza um discurso de posse tão enfático contra o governo anterior — tendo em vista a já apresentada composição do Legislativo —
- não está tão preocupado em angariar apoio para as eleições das Mesas do Congresso. Isso ficou ainda mais evidente com as atitudes posteriores de Jânio.
No segundo dia de trabalho, o presidente iniciou a abertura de sindicâncias a fim de investigar irregularidades em diversos órgãos governamentais durante a administração JK.
No Governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961), os escândalos ocorreram em função da construção de Brasília, a nova Capital Federal.
As rendas fáceis dos empresários – “máfia das construtoras”, cresceram porque as obras de Brasília eram dispensadas de licitações.
A reação dos parlamentares oposicionistas, muitos dos quais estavam politicamente vinculados às realizações da última administração, foi imediata.
O fato de o Legislativo não ter sido consultado irritou a muitos congressistas, já que, segundo estes, seria possível ao governo averiguar quaisquer irregularidades por meio de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).
Além disso, a presença de militares nas chefias das sindicâncias —gerou maiores tensões.
Os relatórios finais, divulgados pela imprensa, chegaram a envolver o nome do vice-presidente (notoriamente comprometido com a política trabalhista e previdenciária dos governos anteriores), o que provocou uma virtual ruptura entre Goulart e o presidente Jânio Quadros.
E Jânio segue em seus ataques:
: - "Em novembro último, não dispúnhamos de 47 milhões e 700 mil dólares para cobrir os ajustes com o Fundo Monetário Internacional. Faltaram, igualmente, recursos para quitar duas obrigações do Eximbank (...)
Tomou-se apenas a providência de descarregar as faturas vencidas sobre a administração que ora se instala.
Devo pagar, entre 1961 e 1965, 1 bilhão, 853 milhões e 650 mil dólares de prestações, o 95 que significa, fazendo a conversão do dólar à taxa do câmbio livre, na base de 200 cruzeiros o dólar, 370 bilhões e 730 milhões de cruzeiros".
O pior é que esses números não eram fabricados.
Segundo Jânio Quadros: “Minhas memórias não virão tão cedo pelo menos enquanto alguns cavalheiros estiverem vivos. Aprendi no berço com minha mãe, que não há homem meio honesto e meio desonesto. Ou são inteiramente honestos ou não o são.”
Jânio Quadros: “Eu costumava dizer àqueles que não gostavam da lei que não a havia redigido. Quando Presidente da República desci do Horto Florestal num Volks ao lado de Faria Lima. Eu mesmo estava guiando o Volks e entrei numa contramão. ...
O guarda civil me deteve e me multou. Certo. O Presidente da República não tem imunidades para viajar na contramão.”
Nelson - Ele não te reconheceu?
Janio Quadros – “Nem me olhou na direção. Olhou minha carta, escreveu a multa, deteve-se no "Quadros", deixou cair o livro de multas e o lápis e desapareceu em uma feira livre (risos).”
Nelson - Deve estar correndo até hoje.
Jânio Quadros – “Juntei tudo e mandei para o Diretor de Trânsito com Cr$ 20 - uma multa de contramão àquela altura - e acrescentei uma observação para que chamasse o guarda e lhe dissesse:
"O Presidente da República não tem imunidade para viajar na contramão". Estou sujeito à lei como qualquer outro.”
Curisiodades dos "bilhetinhos" de Jânio Quadros
Últimos despachos de Jânio da Silva Quadros
MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA
Excelência:
Solicito seja dada cobertura de vôo e assistência técnica ao avião DC-3, prefixo PT-BIG, de propriedade do Banco de Crédito da Amazônia S.A., em todo o Território Nacional.
Fica autorizado o reabastecimento do mesmo avião nas fontes da FAB, pagando o BCA exclusivamente as despesas feitas.
J. Quadros 24.08.61
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Excelência:
1) Designar um advogado para, juntamente com dois funcionários da SUMOC, a serem designados pelo Ministério da Fazenda, a fim de que venham a proceder a um exame meticuloso e acurado dos atos e fatos ...
...administrativos ocorridos no Banco de Crédito da Amazônia S.A. a partir de 1954 até 31.3.61.
2) Dar a esse importante trabalho o sentido de AUDITORIA, de sorte a delimitar responsabilidades por operações consideradas danosas ao patrimônio daquele Banco.
J. Quadros 24.8.61
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Excelência:
Autorizar os Agrônomos e Veterinários desse Ministério a prestar ao Banco de Crédito da Amazônia S.A. os serviços técnicos de que venha necessitar, inclusive avaliações de safras e de propriedades rurais.
J. Quadros 24.8.61
Instalou uma comissão política de gastos públicos, enxugando onde fosse possível a máquina governamental. Abriu centenas e centenas de inquéritos e sindicâncias em um combate aberto à corrupção e ao desregramento na administração pública.
Enviou ao Congresso os projetos de lei antitruste, a lei de limitação e regulamentação da remessa de lucros e royalties, e a pioneira proposta de lei de reforma agrária.
Naturalmente nenhum desses projetos jamais foi posto em votação pelo Congresso – hostil a seu governo – que os engavetou, ...
...uma vez que Jânio se recusava a contribuir com o que chamava de espórtulas constrangedoras que os congressistas estavam acostumados a exigir para aprovar Leis de interesse da Nação.
Finalmente, proibiu o biquíni na transmissão televisada dos concursos de miss, proibiu as rinhas de galo, o lança-perfume em bailes de carnaval e regulamentou o jogo carteado.
Por hilárias que possam ter parecido essas medidas na ocasião, mais de 50 anos depois, passados mais de dez Presidentes pela cadeira que foi sua, todas essas leis editadas por Jânio ainda continuam em vigor.
O primeiro decreto ecológico no mundo.
Lei nº 3.924, de 26/07/1961 – Dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos.
Um decreto do Presidente Jânio Quadros, em 1961, determina que todos os filmes transmitidos pela TV e cinema deveriam ser dublados ou com legendas.
A medida impulsionou o surgimento de estúdios como o AIC (atual BKS), que dublou séries clássicas como Os Flintstones, Perdidos no Espaço e Viagem ao Fundo do Mar.
Decreto federal n.º 50.532 – De 3 de maio de 1961. dispõe sobre o funcionamento das empresas de que trata a Lei número 3.099, de 24 de fevereiro de 1957.
Por isso, quando foi finalmente criado o Parque Nacional do Xingu, pelo Decreto nº 50.455, de 14/04/1961, assinado pelo Presidente Jânio Quadros, sua área correspondia a apenas um quarto da superfície inicialmente proposta.
O Parque foi regulamentado pelo Decreto nº 51.084, de 31/07/1961; ajustes foram feitos pelos Decretos nº 63.082, de 6/08/1968, e nº 68.909, de 13/07/1971, tendo sido finalmente feita a demarcação de seu perímetro atual em 1978.
Precisamos levar o governo Jânio Quadros a sério, apesar de tudo. O que está nos livros de história é que ele proibiu brigas de galo, lança perfume, corridas de cavalo durante a semana.
Mas o que ninguém lembra é que Jânio Quadros implementou uma dura lei contra o contrabando, o 1º Decreto Ecológico no mundo (pioneiro), além de ter criado uma nova política externa para o Brasil, que dura até hoje.
Prezado @paulori93520723 e @jairbolsonaro Boa noite.

A história se repete !
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!