, 9 tweets, 4 min read Read on Twitter
O conceito de "imaginação moral" tem a ver com a literatura de ficção que coloca os personagens em situações de patente dificuldade moral: "Caraca! O que eu faria no lugar dele?", pensa o leitor consciencioso.
Muitos iletrados julgam seu próximo sem notar (isto é, sem lhes passar pela imaginação) que, em situação semelhante, teriam cometido o mesmo ato, ou talvez até algo pior. Ora, há muitos aspectos desconhecidos em nós mesmos.
O psicólogo Jordan Peterson @jordanbpeterson, em sua conversa com a escritora Camille Paglia (uma feminista que critica as atuais feministas), faz notar que, no fundo de QUALQUER discussão, mormente entre homens, há a possibilidade de violência. Veja aqui:
@jordanbpeterson Para quem leu "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, tal fato não é nenhuma novidade, já que os infindáveis debates entre os intelectuais Naphta e Settembrini, cada qual acreditando-se mais sábio que o outro, redunda num verdadeiro duelo de pistolas.
@jordanbpeterson O que Jordan Peterson, no debate com Paglia, acrescenta é o seguinte: a agressão à mulher, sendo algo terminantemente proibido — entre homens a possibilidade de violência é encarada como uma garantia de que ambos agirão com civilidade —, faz a balança pesar para o lado da mulher
@jordanbpeterson , pois ela passa a usufruir de uma segurança, por mais ilusória, de que pode agredir verbalmente um homem de todas as maneiras. Logo, como discutir com uma mulher, principalmente se ela age como uma harpia? O homem está encurralado.
@jordanbpeterson Para Peterson, nossa situação atual, em que as mulheres não apenas agem como agressoras verbais mas também como destruidoras de reputação, a única saída seria as mulheres de boa índole levantaram-se contra suas colegas de gênero: "Parem de estragar nosso convívio com os homens!".
@jordanbpeterson Curiosamente, noto agora, é a mesma solução que sugeri em meu tweet de dias atrás para o fim da agressão de estudantes escrotos a professores que não querem senão ensinar: seus colegas de boa índole deveriam levantar-se contra eles.
@jordanbpeterson Quando minha bisavó inciava uma discussão acalorada com meu bisavô, e passava a agredi-lo verbalmente ("Seu velho descarado!"), ele utilizava a mesma técnica do Charlie Harper: "Eu entendo". Veja:
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Yuri Vieira ⚡
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!