, 11 tweets, 3 min read Read on Twitter
Analisei os comentários q o ministro @SF_Moro recebeu em sua conta no Twitter, antes e depois das denúncias. Replies são pouco estudados. E tenho indicado a importância deles p/ se analisar a carga de estresse político gerados pelos comentários critícos em perfis de políticos.
Em geral, políticos "sentem" que têm mais ou menos apoio em função dos comentários que recebem. Analisar replies tem duas vantagens:
- eles ñ podem ser apagados pelo políticos.
- bots estão menos presentes (porque o custo de criar argumentos consistentes é enorme).
Os posts de antes da crise vão até abril. Assim mantive uma temporalidade mais recente para visualizar como era a crítica e os elogios que o ministro obtia no contexto em que recebeu a bomba do @TheInterceptBr . Fiz o scrap dos IDs dos replies, depois a coleta deses IDs na API.
Antes das denúncias, @SF_Moro o estresse que ele passava se associava a Queiroz e a Maconha. O primeiro caso fala por si. Mas o termo maconha gerou controvérsia pq o ex-juiz recebeu críticas daqueles q viam a sua caça à maconha como ato populista.
Processei 3.817 replies. E a rede demonstrava os grupos de palavras que + se relacionavam formando uma comunidade (cores). É um léxico que denota uma carga + de apoio, com vocabulário bem bolsonarista: Lula, corrupção, crime organizado, trabalho excelente, previdência, armas.
Daí o ponto de vira da conta de Sérgio Moro é o seu primeiro tuíte que responde as denúncias do @TheInterceptBr. A partir daí, considerei o momento da crise na sua conta.
O léxico mudou completamente nos 27k comentários que coletei em seguida (quarta). E a crise se instalou no seu quintal, mundando o vocabulário de quem lá comenta, reproduzindo mais a agenda negativa.
Creio que ñ é necessário muito talento p analisar as comunidades de palavras. A pluralidade delas no lado direito da rede de termos é ominada pelo carga negativa. Isso fez com q Moro continuasse com as notícias de assessoria p reduzir o dano desse estresse.
Anyway, parabéns é sempre uma palavra no universo de interação com qualquer político (da esquerda à extrema direita). Ela é adorada pelos comissionados. Não tem muita validade.
É óbvio que uma palavra, solitariamente, pode simbolizar mais força do que muitas palavras referenciadas. Isso porque um reply pode ganhar notoriedade (em termos de likes e RTs) ao mesmo tempo que as palavras neles presentes sejam pouco presentes em outros replies.
há uma limitação nesse tipo de rede, que poderiam ser melhor qualificadas dando peso às palavras em função de likes que recebem.

Mas, se isso for feito, entraria em cena uma outra limitação: os likes superficiais criados por bots e comissionados.

se correr o bicho pega...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fabio Malini
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!