, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
vocês acham que o estudante vai perder o final de semana dele tretando sobre o Bolsonaro? Claro que não. Até às 20h10 de hoje, segue aí o número de tweets por dia sobre os cortes e mobilização da educação. #TsunamiDaEducacao
Mapa do vocabulário político do movimento em curso, a partir das Hashtags em co-associação sobre o tema dos cortes e mobilização da educação no Twitter. ✍️👨‍🎓👩‍🎓👨‍🏫👩‍🏫
Bem impressionado com o cluster secundarista (por motivos óbvios, não vou deixar os nomes dos usuários visualizados). Simples de entender. Sobre o cortes e mobilização, os usuários que defendem o governo (7%) se conectam através dessa cor que vocês sabem qual é.
658.707 tuítes. 132.478 usuários. 10.038 links.
UM listão de palavras e termos relacionados coletados (abaixo).
O que me chama MUITO a atenção: o espetacular agrupamento secundarista (em rosa, no grafo 2). Pouca gente sabe, mas um dos modos de nós, pesquisadores, distinguirmos um adolescente em rede social é através da contagem de caracteres em suas mensagens
Adolescentes produzem mensagens muito curtas, expressando estado de ânimo e julgamentos por vezes simplórios sobre o mundo (em geral, ficam focados no entretenimento). Outro dado: eles são fragmentados, pouco afeitos a retuitar um ao outro.
Contudo, durante a mobilização contra o governo, os padrões lexical e relacional são OUTROS. Eles ampliaram o número de caracteres em suas mensagens e intensificaram a densidade de suas relações (porque estão atentos ao que um escreve sobre o assunto e, depois, se retuitam).
É por isso que formaram um grupo (em rosa). Um compartilhando o outro faz com que o software desenhe uma linha que os conectam. Muitas linhas conectando um grupo de usuários fazem formar um cluster (grupo), pintado aí de rosa, no caso do estudantes. E, laranja, no caso do gov.
Belo movimento que está por vir, ainda que a plataformização digital da política empurre todos nós para mundo da individualização exibicionista. Buenas!
pS: e os secundaristas tb estão mais distantes do arco institucional mais à esquerda, o que faz da movimentação ainda mais ampla. E complexa.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fabio Malini
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!